17/12/2021 às 15h38min - Atualizada em 17/12/2021 às 15h38min

O que é branding e como aplicar na minha loja virtual?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

O branding está cada vez mais comum na rotina de empreendedores que desejam montar um e-commerce de sucesso. Basicamente, ele trabalha a gestão de uma marca por meio de estratégias que conquistam os consumidores e tornam a empresa mais reconhecida no mercado.

Hoje, essas ações são fundamentais para todas as lojas virtuais que desejam obter melhores resultados. No entanto, esse conceito ainda causa confusão em relação ao seu significado e aplicação. 

Por isso, apresentaremos o que é branding, qual a sua importância e diversas dicas de como aplicá-lo no seu negócio. Boa leitura! 

O que é branding?

 

O branding trabalha todas as etapas de criação de uma marca, desde o planejamento e o gerenciamento de todos os processos que englobam a empresa. Ele é uma estratégia desenvolvida para aumentar a sua visibilidade.

 

Já o conceito de marca, envolve tudo aquilo que faz parte do negócio, como nome, linguagem, slogan, logotipo, cores e entre outros elementos que remetem ao e-commerce. Ela abrange a visão que as pessoas têm da sua empresa.

 

Basicamente, o branding de uma loja virtual é o que a diferencia das lojas concorrentes. Um exemplo disso são as empresas que tratam os consumidores com simpatia e muita atenção em comparação com as demais. Geralmente, isso acontece devido à construção de um bom branding.

 

Portanto, esse conjunto de ações e ferramentas permite que um empreendimento se destaque e seja mais reconhecido no mercado. 

Qual a importância do branding para o seu negócio?

 

Segundo uma pesquisa, o setor de e-commerce cresceu 75% em meio à pandemia do coronavírus. Nesse momento, houve uma grande transformação nos hábitos de compra dos consumidores e, muitos deles vieram para ficar. 

 

Diante disso, um dos pontos mais importantes para os empreendedores é que, em momentos de crise, entender as necessidades dos compradores se torna ainda mais relevante para a sobrevivência de um negócio. Isso porque esse cenário aumentou a competitividade entre empresas, o que ressalta a necessidade de uma marca se diferenciar no mercado. 

 

É aqui que o branding entra em cena, sendo fundamental para um e-commerce. Afinal, ele é usado para uma marca criar conexões com seu público, construindo um senso de identidade com as pessoas. Como resultado, essa estratégia permite desenvolver ações que atraiam mais clientes e geram destaque para o negócio.     

 

Portanto, o branding é uma ferramenta poderosa do marketing. A seguir, veja como aplicá-lo na sua loja virtual! 

Como melhorar o branding de uma loja virtual?

 

A internet proporcionou um espaço de grandes oportunidades para vários empreendedores e pessoas que sonham ter seu próprio negócio. Com isso, surgem diversos tipos de empresas que vendem produtos similares, em que algumas são mais reconhecidas e adoradas pelos seus clientes do que outras. 

 

Geralmente, o que ocorre é que as marcas que conquistam mais destaque, provavelmente, investiram em melhores ações de branding e marketing que as outras. Portanto, as pessoas passam a comprar de uma loja porque se identificaram com sua história, conteúdos, valores e produtos, criando um vínculo com o público.

 

Se você deseja aumentar suas vendas no ambiente virtual, é interessante apostar em uma boa gestão de marca. Por isso, conheça algumas dicas de como melhorar o branding do seu e-commerce! 

Comece pelo básico 

 

O primeiro passo para investir em branding para sua loja virtual é iniciar o desenvolvimento dessa estratégia. Para isso, é necessário entender o seu próprio negócio. Por exemplo, o que você vende, quem é seu público-alvo, qual a sua missão, visão e valores, qual problema seu produto resolve, o que os consumidores pensam da sua empresa e entre outras informações. 

 

Para isso, é importante se atentar aos feedbacks dos clientes e acompanhar as interações nas redes socais. Você também pode fazer uma pesquisa de mercado a fim de estudar o cenário atual em que sua empresa está inserida e conhecer quem são os seus concorrentes.

 

A partir disso, é possível reunir dados reais para a criação de uma estratégia de branding eficiente e que gere bons resultados. 

Construa a identidade visual da sua marca 

 

Outro passo importante é o desenvolvimento de uma identidade visual para sua marca. Essa etapa envolve diferentes aspectos, como o logotipo, tipografia, design e paleta de cores da sua loja online. 

 

O logotipo representa a marca e estabelece reconhecimento no mercado. O design é um conjunto de ações que criam uma identidade — ele dá forma, cor e tamanho para todos os conceitos estabelecidos no branding. Já as cores dizem muito sobre a marca, sendo capazes de criar um relacionamento entre empresa e consumidor.

 

Quando um e-commerce estabelece uma identidade visual, o reconhecimento da empresa será maior e o público enxergará a marca de maneira diferente, além de ela poder se tornar  uma referência no seu segmento e ser lembrada pelos consumidores. 

 

Segmente o seu público

 

A segmentação do público remete-se a ação de compreender as necessidades dos seus potenciais consumidores, seus desejos, opiniões, hábitos etc. Isso porque os compradores buscam cada vez mais por um atendimento personalizado e individualizado. Além disso, cada indivíduo seguirá um caminho próprio até reconhecer sua marca, comprar o produto e se tornar um real cliente. 

 

Por isso, a segmentação de público é importante. Com ela, o e-commerce é capaz de conhecer quem são os seus consumidores e criar estratégias de marketing para atrair, reengajar e fidelizá-los. Nessa estratégia, também é possível atingir aqueles usuários que nunca entraram em contato com sua marca, mas que podem ter interesse no que você vende.

Crie um posicionamento para sua marca 

 

O posicionamento é a etapa do branding que estabelece a linguagem, a missão, visão e valores, os canais de comunicação, os tipos de conteúdos e o slogan da sua loja virtual. 

 

Basicamente, a linguagem é a forma como o seu negócio se comunica com o público nos canais de atendimento, redes sociais, site, página de vendas e entre outros meios. A missão, visão e valores indicam os valores que sua empresa apresenta e que se conectam com seus potenciais consumidores. 

 

Os canais englobam todos os meios de comunicação utilizados pelo e-commerce para conversar, interagir, educar e estabelecer um relacionamento com os compradores. Quanto aos conteúdos, eles são criados e publicados nos canais a partir da linguagem definida a fim de mostrar ao público mais sobre os seus produtos, a empresa e informá-los sobre seu mercado.

 

Por fim, o slogan é desenvolvido com o objetivo de fixar uma mensagem na mente do consumidor. Geralmente, são mensagens cativantes e que prendem a atenção do consumidor, convencendo a fechar uma compra, por exemplo. 

 

Dica: Saiba também sobre o valor patrimonial de sua empresa, para sempre estabelecer metas e saber quanto que sua empresa está crescendo. O conceito de goodwill por exemplo, é o montante de lucros futuros esperados acima da rentabilidade de seu negócio.

Trabalhe o seu diferencial

 

Criar um diferencial para sua marca é o que a distingue da concorrência e faz os potenciais clientes comprarem seus produtos e não de empresas similares. Por isso, é importante entender o que é que destaca sua loja virtual das outras. 

 

Para isso, é possível pesquisar o que as empresas do seu segmento têm como diferencial e o que ainda não fazem, por exemplo. Analise também as características singulares do seu e-commerce a fim de torná-las relevantes para seu público. Nesse momento, procure criar conteúdos sobre esses diferenciais para seus potenciais consumidores conhecerem ainda mais sobre sua marca e produtos. 

 

Um diferencial do seu empreendimento pode ser a solução para um problema dos consumidores ou do mercado. No entanto, é fundamental comunicar corretamente essa característica para seu público. Assim, eles terão consciência da relevância da sua loja virtual. 

Aposte no marketing de conteúdo

 

Como comentamos, a criação de conteúdo é uma das etapas do branding. O marketing de conteúdo é usado para desenvolver ações de divulgação mais eficientes e funcionais para seu negócio.

 

Essa estratégia visa criar e divulgar conteúdos relevantes de acordo com seu público-alvo e persona de modo a conquistar a sua atenção, proporcionando informações que os direcionem para a jornada de compra. 

 

Geralmente, as informações dos conteúdos são ricas, educativas e valiosas para embasar a decisão de compra dos usuários e conquistar a confiança do público. 

Invista na experiência do cliente

 

A experiência do cliente envolve todo o trajeto do consumidor com a marca, desde o primeiro contato com a sua loja virtual e produtos, pagamento online do pedido até o pós-compra. Contudo, muitos e-commerces não priorizam essa etapa. 

 

Por exemplo, o comprador realiza a compra de um item e, detalhes como os cuidados com a embalagem do produto são esquecidos. Nesse momento, é importante dar atenção para todas as fases do processo de compra e venda, principalmente o relacionamento com o consumidor após a compra. 

 

No início, é possível implementar pequenas ações que melhoram a experiência de compra, como a personalização do pedido. Ao longo do tempo, vale a pena investir em experiências diferenciadas a fim de conquistar ainda mais os clientes e garantir a sua fidelização. Use a criatividade!

Resumo

O branding é uma das estratégias de marketing fundamentais para todo e-commerce que deseja obter destaque na internet, conquistar mais consumidores e aumentar suas vendas. Por isso, aposte nas dicas deste conteúdo e otimize a gestão da sua marca, melhorando os resultados da sua loja virtual. 

 
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