11/12/2014 às 01h54min - Atualizada em 11/12/2014 às 01h54min

Jonas Urias

Técnico de Futebol

Thiago Santos

 Thiago Santos:  Para você  futebol é sinônimo de?

 Jonas Urias: Para mim, futebol é sinônimo de felicidade no trabalho. Sabe aquela história de que "fazendo o que eu gosto, para mim está bom"? Eu, no futebol, amo o que faço!

 

 O que a busca por uma profissionalização no futebol acrescentou no todo de sua vida?

 O caminho para se profissionalizar no futebol é longo, difícil e cheio de obstáculos. Qualquer profissão assim, te faz crescer! Todos os dias aprendo com minhas atletas, meus companheiros e adversários. E procuro sempre tirar lições positivas dos desafios que encontro no futebol.

 

 Família é a base do caráter de todo  ser humano e no seu caso, qual a significância de sua família?

 Minha família é meu porto seguro. Quando as coisas não estão dando certo, é para o carinho da minha família e nas memórias de minha mãe que me volto, me esclareço, e ganho forças para seguir lutando.

 

 Qual a sensação de ver no rosto das jogadoras, toda uma alegria, graças aos bons resultados, após muito esforço nos treinamentos?

 Para mim, tudo o que fazemos, que leva satisfação ao próximo, nos dá satisfação em dobro! E com minhas atletas isso é ainda mais forte.

 Meu papel é dar todas as ferramentas para elas resolverem os problemas do jogo, da vida, e fazer o melhor para ajudá-las. E quando conseguem, conquistam, é impossível não sentir aquela sensação boa de dever cumprido. Sabendo que você tem uma parcela ali, mas também faz questão de que os méritos sejam da atleta.

 

 Sei de todo o seu amor e esforço quanto ao futebol feminino. Esse amor move o homem Jonas Urias rumo a felicidade eterna?

 O amor pelo futebol feminino já me fez tomar decisões na minha vida, em que todos me diziam que eu não estava optando pelo melhor para mim. E isso só fez crescer minha vontade de transformar essa modalidade! E minha vontade é de permanecer nela, até que essa meta seja atingida!

 

 Como se sentiu no seu primeiro jogo na função de  técnico e qual a importância de toda a equipe técnica no decorrer de sua história como treinador?

 No meu primeiro jogo como técnico, quando ainda trabalhava no futebol universitário, minhas pernas tremiam como no primeiro encontro! Mas respirei fundo e tentei fazer prevalecer a maneira Jonas de comandar uma equipe. Deu certo! Vencemos, e depois me senti cada dia mais seguro de que era essa minha carreira.

 Já tive muitos companheiros compondo as comissões técnicas que já trabalhei. Aprendi muito com todos. Já briguei muito com quase todos também! Acho que faz parte. O mais importante é que todos sempre tenham as melhores intenções e que estejam dispostos a fazerem o melhor para a equipe. Assim, qualquer problema e discussão se converte a favor do time. 

 

 O sexo feminino tem um poder de superação maior que o masculino! Cite exemplos das jogadoras no dia a dia.

 Nossas atletas não costumam sair de um treino sem a sensação de terem evoluído em alguma coisa. São atenciosas demais. Isso garante mais determinação, mais vontade de aprender. Quando começamos a passar informações, elas parecem querer engolir nossas palavras e não esquecer nunca! E isso faz toda a diferença. O futebol se desenvolve mais rápido, e a atleta se forma mais completa.

 

 Qual o segredo de todo o sucesso do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa?

 Disciplina! Em todos os sentidos da palavra. Em todos os contextos em que se insere. Aplicada em absolutamente todos os universos envolvidos na formação de um atleta de alto rendimento.

 

 Para finalizar nos fale sobre seus projetos atuais e futuro!

 Hoje temos no futebol feminino do Centro Olímpico, quatro categorias. Contemplamos atletas desde os 10 anos até mulheres de 30. Viramos, como fruto de muito trabalho, um referência no futebol feminino brasileiro. Conquistando títulos e formando atletas.

 Acreditamos que estamos no caminho certo, mas queremos ampliar nosso projeto em número de categorias. Qualificando mais nosso trabalho, e dando ainda mais assistência às atletas em faixas etárias determinantes para a formação delas. E também ser um clube com a estabilidade. Queremos perpetuar o Centro Olímpico como um grande núcleo de formação e profissionalização de jogadoras de futebol feminino!

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp