14/12/2021 às 14h34min - Atualizada em 14/12/2021 às 14h33min

Domínio e hospedagem: o que é? E como escolher o domínio para sua empresa?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Quem está se planejando para expandir sua marca para a internet ou até se aventurar de uma vez por todas trocando de área e investindo no meio online, com certeza já se deparou com os termos domínio e hospedagem.

Afinal de contas, para investir na internet, seja sua empresa uma corporação com inúmeros funcionários ou uma lojinha administrada por no máximo dois sócios, você precisa criar um site para divulgar o seu negócio. Como domínio e hospedagem são requisitos básicos de um site, você provavelmente já ouviu falar deles.
Mas sabe o que são? Como obter? Quais as melhores opções do mercado?

É isto que cobriremos neste artigo.
 
Por que é preciso um site para atuar online?

Redes sociais são fortes, sim, é verdade. É um espaço em que praticamente todos os usuários estão, seja no Instagram, Facebook ou TikTok, pelo menos em uma dessas opções os seus clientes muito provavelmente estarão.

Sendo assim, as redes sociais são um ótimo espaço para divulgar conteúdo e criar uma rede de pessoas engajadas, que se divertem e aprendem com você, vindo a interagir nos comentários de posts por interesse genuíno no que você pode ensinar ou com o que você pode entreter.

Porém, as redes sociais não são exatamente o melhor espaço para negociações: não há como inserir formas de pagamento, as negociações tem que sempre acontecer através de chat privado, além do espaço ser limitadamente personalizável.

Por estas questões, realizar uma compra pelas redes sociais não é prático e se pararmos para pensar nos possíveis fakes e links suspeitos que habitam os posts por aí, muito menos é confiável. Aliás, por muito tempo a falta de segurança foi a grande alegação dos usuários que não consumiam pela internet por muito tempo.
O Facebook por exemplo implementou uma norma para aqueles que desejam publicar anúncios na plataforma, você vai precisar verificar o domínio no Facebook para evitar a disseminação de notícias falsas na rede social.
 
Para resolver essa questão, os sites vem como a principal opção, pois eles são um espaço personalizado da empresa: oferecem páginas específicas de cada produto com informações relevantes, oferecem método de pagamento através de operadoras confiáveis como o PayPal, PagSeguro, entre outros e ainda são livres de fakes e links suspeitos.

Claro, sempre tem aqueles sites cheios de anúncios que nos levam a todos os lugares, menos ao que queremos chegar. Mas honestamente: este tipo de site está cada vez mais difícil de encontrar, e, além de tudo, você compraria em um site assim?

Portanto, basta tornar seu site profissional e otimizá-lo para a experiência do usuário que nada será mais efetivo em termos de conversão de vendas do que o site da sua empresa.

Agora, seguimos para o domínio e hospedagem de site, que é nosso grande foco aqui.

Domínio de um site

O domínio de um site é equivalente ao seu endereço. Na prática, é com ele que podemos acessar a estrutura do site, assim como suas funções (compra, páginas, etc.). Basta digitar o domínio de um site na barra de endereços do seu navegador e você será redirecionado para o site em questão.

Quando falamos em criar um domínio gratuito para seu site, precisamos ter em mente algumas questões que serão cruciais para seu domínio ser efetivo. Vejamos a seguir.

Ser limpo

Nada de hífens, pontos, símbolos ou caracteres a mais. Você precisa de um domínio objetivo, que seja facilmente memorizável pelos seus clientes.
Algo como “google.com”, por exemplo. Existe site mais fácil de lembrar do que este?

Sem excessos, apenas com o nome e a terminação do endereço, este é o domínio mais acessado do ocidente, e provavelmente do mundo também.

Estar conectado à marca

Existem casos em que possuímos nomes parecidos ou até idênticos a alguma marca de outro nicho, e por isso apenas o nome da nossa empresa não basta.
Nesse caso, temos que manter a identidade, mas tentar, ainda assim, tornar o domínio único.
Adicionar o nicho, por exemplo, funciona muito bem.

Um ótimo exemplo para entendermos é o nome “hospital são lucas”. Este é o nome de um dos hospitais da rede PUC, a mesma das faculdades, museus e tantas outras instituições. Você pode acessar o site do Hospital São Lucas através do seguinte link:

https://hospitalsaolucas.pucrs.br/

Porém, existe também o Hospital São Lucas da Vila Belmiro, em São Paulo, que não tem nada a ver com a PUC. O link para acessar o site deste hospital é o seguinte:
https://www.saolucas.com.br/

Percebe que a puc usa o termo “hospital” para se diversificar? Mas como o nicho ainda era o mesmo, também foi necessário substituir o “.com” por “.pucrs”, o que é possível pelo forte investimento em domínio e planos de hospedagem que a rede pode arcar devido ao seu tamanho.

Hospedagem de sites

O conteúdo de um site precisa ser armazenado em um local. Por ser muito mais seguro, rápido, eficiente, e até mais econômico, terceirizar esta função, 99,9% das empresas contratam um serviço especializado para hospedar seu site.

Um provedor de hospedagem mantém vários sites no ar e funcionando rapidamente, além de  protegê-los de ataques e enviar o conteúdo do site para um visitante que esteja navegando para acessá-lo.

Os pacotes de hospedagem possuem uma interface gráfica para você controlar todos os aspectos do seu site, como domínio, conteúdo, etc. Dependendo do editor de conteúdo que você utilizar, esta função será mais simples ou mais difícil.

Ferramentas all-in-one oferecem domínio e hospedagem em um único pacote, além de várias outras funções básicas de um site. Isso acaba sendo muito vantajoso para empresários de pequeno porte ou de primeira viagem no mundo virtual, pois exige menor conhecimento específico e investimento de tempo em buscar serviços separadamente ou ter que se adaptar em menus em inglês, demasiadamente complexos.

As formas mais recomendadas de hospedagem para empresários que não possuem experiência com painéis de controles são as hospedagens, compartilhada e em nuvem. Já para quem pretende montar uma grande rede, com um sistema robusto, VPS e hospedagem dedicada são as mais indicadas.

Domínio e hospedagem: o básico, mas, portanto, o essencial

Domínio e hospedagem são assuntos relativamente mais simples do que templates, page builders, entre outras funções, que exigirão um conhecimento mais aprofundado ou até a contratação de terceiros para te ajudar a lidar.

Porém, você mesmo pode dar conta do domínio e hospedagem com maestria e poupar gastos nessas áreas. No entanto, é necessário bastante atenção pois estes dois recursos impactam muito em seu negócio:

O domínio, além de servir para que o cliente que já conhece sua marca saber como acessar o site, também é capaz de convencer – ou desconvencer – um potencial cliente a acessar seu site caso:
  • Ele não ache o endereço seguro e confiável;
  • Caso ele não identifique sobre o que o site se trata;
  • Caso tenha palavras que ele não entende no domínio.
Já a hospedagem, ela tornará seu site acessível e fará backups das informações. Ou seja, se seu site tiver problemas com hospedagem, estará sempre fora do ar ou apresentará um carregamento lento, o que afeta negativamente a experiência do cliente.
Procure pelos melhores serviços e faça as melhores escolhas, mesmo que pareçam funções simples.
 
 
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