13/12/2021 às 11h12min - Atualizada em 13/12/2021 às 10h40min

Por que os displays são tão importantes para os profissionais da Robótica

Os displays são importantes para todos os profissionais da robótica por conta de suas funções, que se combinadas com outros dispositivos serão excelentes na montagem de projetos e a finalização destes com bons aparelhos.

O que são Displays?

O display é um dispositivo com função de mostrar e apresentar uma variedade de informações visuais, e neste caso, o foco é o de compartilhar e exibir informações. Atualmente existem diversos displays usados para este tipo de aplicação e costumam possuir categorias que no caso seriam: monitores de vídeo e sem vídeo, e outros monitores em 3D.

Como os profissionais da Robótica usam displays?

Para um teste, os profissionais da robótica podem utilizar o display de LCD 16x2, que é extremamente comum, e em conjunto de um controlador HD44780, capaz de se adaptar a qualquer projeto, além de ser utilizado com diversos modelos de placas e microcontroladores, no caso do Arduino, PI, PIC e até o próprio Raspberry.
 
O display de LCD possui dezesseis colunas com duas linhas, que inclui o backlight azul com cores brancas. Para haver a conectividade, existem dezesseis pinos, mas serão utilizados apenas doze para realizar a conexão mais básica, que está incluso os pinos 1 e 2, 15 e 16 e o pino 3 de contraste.
 
Os profissionais da robótica devem saber utilizar deste display com arduino, principalmente no momento de realizar a conexão entre ambos.
 
Para conectar o arduino uno, será importante fazer a utilização de apenas 4 pinos de dados, 2, 3 ,4 e 5, e 2 pinos para controle que seriam os 11 e 12. No caso de ajuste de contraste, é necessário recorrer ao potenciômetro de 100K, porém, pode-se realizar testes com outros valores, algo em torno de 10K ou 50K.

Quais os tipos de display para robótica?

Existem uma variedade de displays para profissionais da robótica trabalharem no dia a dia, que podem variar desde o display eletroluminescente, papel eletrônico, display LED e LCD, assim como as telas de plasma e o DLP.

Display eletroluminescente

Este tipo de tela é plana e seu funcionamento é feito com base na eletroluminescência, de modo que consiga emitir luz conforme as respostas elétricas. Caso os profissionais da robótica façam seu uso, devem saber que este display faz a utilização de arsenieto de gálio, como parte de seu material eletroluminescente.
 
Sua estrutura básica consiste em diversas camadas com eletrodos em sua parte superior e inferior, além de ser possível mencionar que Active Matrix, Thin Film e Thick Dielectric são os tipos mais comuns de monitores eletroluminescentes.

Papel Eletrônico

O papel eletrônico possui este termo por conta de suas exibições semelhantes a um papel, além de sua tela conter alto contraste, ser espesso, legível e flexível.
 
O E-Ink se tornou uma das principais tecnologias para exibir o e-paper, visto que teve sua criação pela E-Ink Corporation, usada por uma variedade de empresas para com seus produtos. Os visores E-Ink são construídos com cápsulas pequenas, que no caso seriam partículas brancas e pretas. Com total auxílio da eletricidade, essas partículas sobem em direção às cápsulas e dessa maneira conseguem alterar as cores do pixel.
 
O Gyricon é um bom exemplo de display de papel eletrônico, pertencente à empresa Xerox PARC, que conta com características interessantes, como é o caso de flexibilidade e bom ângulo de visão. Esta folha é simplesmente um plástico de coloração transparente, que contém diversas “contas” distribuídas de maneira aleatória.
 
Caso o profissional da robótica queira observar as cores, basta aplicar tensão para as “contas” girarem e mostrarem, de fato, o lado colorido para quem vê.

Display LED

Este display de LED é interessante porque faz uso de diodos que emitem luz, além de ser em tela plana e conter diversas aplicações, que seria o caso da exibição de sinais de trânsito, telas das ferrovias e de televisão.
 
O maior monitor do mundo feito de LED se localiza diretamente na China, com cerca de 500 metros de comprimento. A maior TV de LED chama-se Center Hung Video Display que se localiza no Cowboys Stadium, e conta com 49m x 22m.

LCD

Por conta do baixo consumo de energia, é mais adequado para profissionais da robótica que recorrem a equipamentos alimentados por baterias. A tela de cristal líquido (LCD) é modulada na parte eletrônica, produzida com diversos cristais líquidos que se dispõe na frente da luz para produzirem diversas imagens coloridas.

Display TFT LCD

Este display TFT LCD seria outro modelo de tela LCD que recorre à tecnologia do transistor de um filme mais fino. A exibição auxiliará na melhora da qualidade da imagem, sem contar o contraste e o endereçamento. O TFT LCD é simplesmente um display com LCD de matriz ativa, que pode ser utilizado por profissionais da robótica.

Tela de plasma

Estes monitores realizados em plasma são excelentes tecnologias que contam com uma tela maior e se apresentam na tela plana. Estas telas contêm excelente qualidade de imagem, porque são feitas com um número alto de células imprensadas contra os painéis do vidro.
 
Neste caso, os painéis de vidro se encontram nos eletrodos, que exibem o endereço que forma a grade, porque eles conseguem se cruzar em determinadas células que serão carregados e liberam o gás néon e o xenônio em cada célula.
 
Quando o gás se "excita", ele acaba por criar um plasma e liberar uma luz ultravioleta, para em seguida liberar eletrodos de fósforo que se encontram ao lado de cada célula. A partir do momento em que os eletrodos retornarem ao estado normal, a luz surgirá.

Processamento Digital de Luz (DLP)

Esta tecnologia é feita através de dispositivos semicondutores ópticos, mais conhecidos por Digital Micromirror Device. O dispositivo é pequeno, que modula a luz por espelhos microscópicos que se dispõe através de matrizes de formato retangular.
 
O DLP consegue refletir imagens digitais para suas superfícies, principalmente se estiverem inclinadas na direção da fonte de luz, que seriam os vídeos digitais, fontes de luz, lentes para projeção e outros espelhos.

Líquido em silício

O LCoS é um micro display que contém alta tecnologia, e pode ser utilizado nas televisões de projeção e visores para olhos, porque contém uma camada de cristal líquido na parte de cima de seu painel traseiro, feito de silício.

Display Quantum Dot

Os pontos quânticos são tecnologias similares aos OLEDs. Porém, neste caso aqui, a luz surge primeiro para que outras telas conseguem ser captadas. Inclusive, os pontos quânticos costumam ser considerados como eletroativos e fotoativos, que melhoram a qualidade em sua exibição por conta de sua tecnologia.

Display flexível

Este display flexível se refere às exibições de tela, que costumam ser flexíveis desde sempre, visto que são distintas de uma tela plana rígida e normal, presentes no mundo tecnológico.
 
Atualmente, muitos fabricantes de telefones celulares desejam realizar a aplicação destas telas nos smartphones para dar um estilo e cara nova ao objeto. Esta tecnologia se deriva diretamente do antigo papel eletrônico flexível.
 
Os papéis eletrônicos flexíveis são simplesmente um papel que dobra e se estrutura através de protótipos graças à tecnologia. Neste caso, existem certas empresas que procuraram acrescentar tal ideia através de smart skills, mas somente no ano de 2013 é que conseguiram criar uma tela perfeita, bonita e totalmente flexível para sua utilização.
 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp