13/12/2021 às 09h38min - Atualizada em 13/12/2021 às 09h38min

Gestão do tempo: 3 dicas para ser mais produtivo no trabalho

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Todos nós já experimentamos os problemas da gestão do tempo no trabalho, não é mesmo? Você acorda esperançoso de que cumprirá todos os seus prazos e então, algo acontece.

 

Você sai tarde, esquece de fazer o descarte de lixo eletrônico e precisa voltar e chega à sua mesa já frustrado. Mas como fazer para que isso não ocorra com tanta frequência? Quer saber mais e melhor sobre isso? Então, vem com a gente!

 

Boas notícias para você

 

A boa notícia é que existem maneiras de recuperar as horas perdidas. É tudo uma questão de gerenciamento de tempo, pois se não fizer isso, o tempo irá gerenciar você.

 

Descubra como você está gastando seu tempo atualmente

 

Se pretende otimizar seu tempo, primeiro descubra quais as coisas que estão fazendo com que procrastine. Tente registrar seu tempo por uma semana, monitorando suas atividades diárias, assim como os operadores fazem com um elevador de carga. Isso o ajudará a:

 
  • Determinar o quanto você pode realizar em um dia;

  • Concentrar-se em atividades que proporcionam o maior retorno;

  • Conforme conduz este equilíbrio de tempo, ficará claro quanto do seu tempo é gasto em atividades improdutivas;

  • O exercício também pode ajudá-lo a determinar a hora do dia em que você é mais produtivo. Dessa forma, verificará quando trabalhar em projetos que exigem mais foco e criatividade.

 

Crie uma programação diária e siga.

 

Essa etapa é super importante para aprender a gerenciar o tempo no trabalho. Antes de sair do trabalho, crie uma lista das tarefas mais urgentes para o dia seguinte. Isso fará com que você tenha foco permanente assim que chegar ao escritório.

 

Colocar tudo no papel o impedirá de ficar acordado à noite, pensando nas tarefas que precisa fazer. Em vez disso, seu subconsciente irá trabalhar nisso enquanto estiver dormindo. Isso significa que pode acordar de manhã com novas ideias.

 

Se você não puder fazer isso no dia anterior, ao menos escreva sua lista logo de manhã. Vai descobrir que o tempo que gasta criando um plano não é nada comparado àquele que irá perder indo, descontroladamente, de uma tarefa a outra.

 

Priorize com sabedoria.

 

Conforme você organiza sua lista de tarefas (e dentre elas pode estar a verificação da Nota Fiscal de um compressor parafuso), tenha prioridade, pois esta é a chave para o gerenciamento bem-sucedido. 

 

Comece eliminando tarefas que não deveria realizar em primeiro lugar. Em seguida, identifique as mais importantes e as faça primeiro.

 

Responsabilidades importantes farão jus à realização de seus objetivos, enquanto as urgentes irão requerer atenção imediata e estarão associadas a objetivos de outra pessoa. 

 

Para evitar a armadilha de ficar ansioso com estas tarefas urgentes, use as dicas abaixo:

 
  • Importante e urgente: essas tarefas têm prazos com alta urgência - finalize-as imediatamente;

  • Importante, mas não urgente: elas são importantes, mas não requerem ação imediata e devem envolver a estratégia de desenvolvimento de longo prazo;

  • Urgente, mas não importante: Se conseguir, delegue ou elimine, porque não contribuem para sua produção. Geralmente são distrações que podem ser resultados do mau planejamento de outras pessoas;

  • Não urgente e não importante: essas têm pouco ou nenhum valor e devem ser eliminadas tanto quanto possível.

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