08/12/2021 às 09h38min - Atualizada em 08/12/2021 às 09h31min

Porque suas postagens pessoais engajam mais do que a da marca

Divulgação

As postagens do seu instagram pessoal engajam mais do que as postagens da sua marca? Porque será que isso acontece? Nesse artigo você vai entender melhor os possíveis motivos desse acontecimento e como ter mais engajamento nas páginas da sua empresa. Confira: 

O que o engajamento diz 

O engajamento diz muito sobre as estratégias usadas para comunicar. O algoritmo das redes sociais, principalmente do Instagram (uma das redes mais usadas do mundo) muda constantemente, e você precisa ir se ajustando junto com ele.  

No Instagram, antigamente, os conteúdos apareciam por ordem cronológica, conforme eram publicados. Agora, o Instagram avalia outros itens, parentesco, suas preferências de conteúdo, se você interage com determinada pessoa para que ela apareça mais vezes na sua tela, entre outros. Portanto, pouco engajamento faz com que o seu conteúdo seja cada vez menos exibido para os seguidores.  

Por que a sua página pessoal pode ter mais engajamento do que a sua marca? 

Vários podem ser os motivos, mas geralmente é mais fácil alcançar o público alvo em um perfil pessoal do que comercial. Isso acontece porque, geralmente, os seguidores do perfil pessoal são amigos e familiares que realmente querem ver o que você está postando, enquanto um instagram comercial precisa conquistar novos seguidores dia após dia, além de preservar o público que já foi conquistado de forma criativa. Essa criatividade precisa estar unida com as estratégias certas, algo que não é exigido no perfil pessoal.  

Confira 5 estratégias para aumentar o engajamento da sua marca nas redes sociais: 

1 - Use hashtags  

Quem não é visto, não é lembrado. E uma boa forma de ser visto no instagram é através das hashtags. O instagram agrupa publicações que usam a mesma tag. Sendo assim, sempre que você usar uma determinada hashtag, seu perfil (que deve ser público ou comercial) será mostrado dentro da aba daquele assunto. Vamos supor que você tem um restaurante no Ibirapuera, em São Paulo, e queira que a sua publicação apareça para pessoas que passam pela região. Usando a #ibirapuera o seu conteúdo aparecerá para todos que buscarem por #ibirapuera no instagram.  

Mais pessoas podem enxergar sua postagem e interagir com ela. Isso vale para todos os tipos de empresas. 

2 - Use as ferramentas do Instagram 

Quanto mais você utiliza os recursos do Instagram, mais sua conta pode ser vista. Atualmente o espaço mais visualizado no instagram são os stories, por isso, aproveite para mostrar suas principais postagens por lá, os bastidores da sua empresa, curiosidades, conteúdos informativos e tudo o que for propício.  

Nos stories você ganha mais chances de engajamento quando coloca enquetes, box de perguntas, testes e todas as ferramentas que fazem as pessoas clicarem, responderem ou reagirem.  

Use também o “ao vivo”, os reels, poste vídeos, intercale com fotos legais. Quanto mais você usa os recursos de forma criativa, maiores são as visualizações e as chances de que os seguidores correspondam.  

3 - Não abra mão da qualidade 

Usar todos os recursos é ótimo, mas isso também precisa ser feito com cautela. Não é para ter mais quantidade do que qualidade. Não abra mão da qualidade de forma alguma. 

Afinal, o público irá interagir e se encantar se notar que o seu conteúdo chama a atenção, que é relevante, que é interessante, que tira uma dúvida, que faz rir ou que faz refletir. Essa é a melhor forma de obter uma visualização, um “like”, um comentário e até um compartilhamento da sua página.  

4 - Encontre o melhor horário para publicar 

Use os relatórios estatísticos do Instagram para saber em qual horário o seu público interage mais com a sua conta, use esses horários para fazer as postagens e aumente de forma significativa as suas chances de interação.  

5 - Interaja de volta!  

Não adianta esperar interação e não demonstrar reciprocidade com o seu público. Recebeu um comentário? Responda e agradeça. Viu que alguém compartilhou o seu conteúdo? Expresse gratidão. Viu que alguém está indicando o seu perfil? Faça uma interação no perfil da pessoa também. 

Estabeleça um relacionamento com os seus seguidores, conexão. Isso é muito valioso e não só chama a atenção das pessoas mas também faz com que elas queiram sempre acompanhar a sua página.  

6 - Faça postagens com frequência 

Não adianta passar 15 dias sem postar e querer postar todos os conteúdos em um único dia. Postar com frequência faz com que as suas publicações apareçam sempre para o seu público, aumenta a vontade das pessoas de acompanharem sua rotina de postagens, aumentando também o interesse pela sua marca. 

Essas são 6 estratégias aparentemente simples, mas, se elas se tornarem hábitos no seu perfil, se forem colocadas em prática em formatos variados e com constância, com certeza o seu engajamento começará a aparecer. 

Se você tem dificuldade em colocar essas estratégias em ação, talvez seja uma boa ideia encontrar uma agência de marketing digital.  


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