03/12/2021 às 08h36min - Atualizada em 03/12/2021 às 08h34min

Motivos para fazer um teste de ancestralidade

Os testes genéticos se tornam cada vez mais populares e avançados, isso inclui desde teste rápido de Covid até teste de ancestralidade. 

 

No caso de um teste de ancestralidade genética, é uma forma das pessoas que são interessadas em saber sobre a história de sua família (genealogia) irem além do que costumam aprender com seus parentes ou documentação histórica. 

 

O teste pode fornecer pistas sobre a origem dos seus ancestrais e sobre os relacionamentos entre famílias. Isso pode comprovar que o que você já sabia está certo ou se a história é totalmente diferente do que imaginava ser. 

 

Vale dizer que determinados padrões de variações genéticas costumam ser compartilhados entre pessoas de origens específicas. 

 

Quanto mais próximo for o relacionamento dos indivíduos, famílias ou populações, mais padrões de variações eles podem compartilhar. 

 

O melhor de tudo é que, hoje em dia, é possível fazer esse teste de forma muito prática, até mesmo no conforto de casa. 

 

Existem empresas e laboratórios especializados que oferecem a compra do teste de ancestralidade de forma online e fazem o envio do kit de coleta do DNA para a casa do cliente. 

 

Depois, basta solicitar que o material seja coletado ou levá-lo até o laboratório, e em poucos dias é possível ter o resultado do teste. 

 

Se você tem interesse em saber mais sobre o assunto, continue a leitura e saiba quais são alguns dos motivos para fazer um teste de ancestralidade

 

Por que as pessoas fazem teste de ancestralidade?

Existem alguns motivos que podem levar uma pessoa a querer analisar o seu DNA em um teste de ancestralidade. Aqui estão os principais deles: 

 

1. Saber a história da sua família

Claro que o principal motivo para se fazer um teste de ancestralidade é: saber a história da família. 

 

O DNA é um legado transmitido por nossos ancestrais, um registro que contém pistas e evidências sobre suas vidas. 

 

Ao fazer um teste de ancestralidade, você tem acesso a esse legado e a evidências poderosas para apoiar ou refutar sua pesquisa existente. 

 

Para as pessoas que possuem árvores genealógicas bem documentadas, o teste pode ajudar a confirmar se as pesquisas estão corretas. 

 

2. Descubra parentes

Além de confirmar as suas pesquisas, ou saber do zero de onde você veio, os resultados dos testes de ancestralidade podem fornecer informações completamente novas sobre mistérios em andamento. 

 

Quando os testes de DNA nos conectam com nossos parentes genealógicos, somos capazes de colaborar em nossa pesquisa de maneiras totalmente novas. 

 

Pode ser que aconteça de uma pessoa descobrir um novo primo, que possui fotos antigas da sua bisavó que ela nem sabia que existiam. 

 

Quando você aprende sobre sua ancestralidade, sem dúvida pode se conectar a novos parentes e ter acesso a partes da história da sua família que não fazia ideia que existiam. 

 

3. Serve como uma evidência

Um dos equívocos mais comuns é que o teste de ancestralidade não é necessário se não houver mistérios recentes para resolver. 

 

Se sua árvore genealógica está completa nas últimas gerações, por que você deveria considerar fazer um teste de DNA? Existem pelo menos dois motivos pelos quais adicionar evidências de DNA à sua pesquisa é útil.

 

Primeiro, resolver um mistério requer o máximo de evidências possível. Mesmo quando uma resposta parece clara, novas evidências podem ajudar a esclarecer ainda mais a resposta ou colocá-la em dúvida. 

 

Todo bom detetive procura todas as evidências possíveis, em vez de apenas reunir o que ele considera como suficiente e encerrar o dia.

 

Em segundo lugar, mesmo a melhor pesquisa documental pode estar errada. Os tempos de nossos ancestrais não eram mais simples do que os nossos e não eram menos complexos. 

 

Às vezes, os relacionamentos que relataram no papel não eram os mesmos que viviam. Portanto, os testes de DNA podem ajudar a desvendar parte dessa complexidade.

 

Conclusão

Saber mais sobre a história da sua família pode ser uma grande diversão. Afinal de contas, você pode confirmar o que já desconfiava — histórias que os parentes contam ou informação na sua árvore genealógica —, ou perceber que a história é totalmente diferente do que imaginava. 

 

É importante deixar claro que um teste de ancestralidade não pode resolver automaticamente todos os seus mistérios genealógicos. 

 

Porém, as evidências do teste lhe darão novas pistas e podem te ajudar ainda mais a garantir que sua pesquisa seja a mais correta e completa possível.

 

Se você tem vontade de fazer esse tipo de teste, mas ainda não tem certeza se deve ou não fazê-lo, saiba que existem empresas muito sérias no mercado que oferecem esse serviço. 

 

Como já citamos no artigo, mas vale lembrar, hoje em dia testes de DNA podem ser feitos no conforto de casa, basta solicitar a entrega do kit para a coleta do material. 

 

Esperamos que tenha gostado do conteúdo e que agora esteja mais claro porque as pessoas estão cada vez mais buscando por teste de ancestralidade. 



 
Link
Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Relacionadas »
Comentários »