26/11/2021 às 09h53min - Atualizada em 26/11/2021 às 09h48min

Marketing Industrial: Como funciona?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

A proposta de negócios entre empresas torna o B2B (Business To Business) o centro das atenções quando se estabelece o conceito principal de Marketing industrial, pois trata da divulgação para parceiros comerciais que estão em um mesmo patamar.

Isso significa que o cliente final é o último a ser tratado como público-alvo, sem deixar de ser relevante em toda a extensão que se tem quando a proposta é oferecer o melhor produto ou serviço ao mercado consumidor. 

Sendo assim, é preciso que o marketing industrial, também conhecido como marketing empresarial, seja empregado de maneira adequada, conforme as finalidades propostas para atender o interesse daqueles que buscam por produtos e serviços do setor, geralmente também intermediando o produto final.

Entendendo o conceito de marketing industrial

Como em todo caso de publicidade e marketing, esse modelo não foge aos objetivos propostos, que é levar resultado positivo para quem investe em divulgação, tendo um retorno no crescimento de vendas, valorização da marca e proporcionar uma demanda ao público-alvo. 

Levando em consideração que o marketing industrial é voltado para esse setor produtivo, cabe ressaltar que ao fim de um planejamento estratégico definitivo, vai atingir outras empresas que englobam o público-alvo de interesse.

Dessa forma, é preciso empregar uma linguagem técnica que seja apropriada para atender a especificações que estão relacionadas com os produtos e serviços oferecidos. 

Isso pode ser especificado a partir da venda de um torno CNC com ferramenta acionada para a implementação de melhorias dentro do ambiente industrial, ou na disposição de serviços que podem ser direcionados para a entrega de matéria-prima ou distribuição e logística ao exterior.

Tudo vai depender das estratégias que podem ser aplicadas sobre o marketing industrial e qual o nível de compreensão que deve ser estipulado para garantir o entendimento no momento das apresentações de divulgação e venda.

Aliás, é preciso lembrar que a decisão de compra no modelo B2B é totalmente diferente quando é uma negociação feita no mercado B2C. Ou seja, há aprovações que podem depender de diferentes níveis de cargo, variando entre gerenciamento, liderança e diretoria.

Sendo assim, todo o processo para uma definição que atenda todas as especificações e exigências torna tudo mais complexo e resoluto. 

Soluções e estratégias que atendem o mercado

Em se tratando de um público exigente, com decisões que se tornam até mesmo estratégicas para o posicionamento da marca junto ao público consumidor final, todo marketing industrial se molda a campanhas diferenciadas.

A ênfase ocorre desde o início do processo de manufatura, colocando em questão desde a qualidade da matéria-prima e captação, até a real finalidade e os benefícios que podem ser direcionadas para a sociedade. 

Portanto, é preciso garantir que o marketing industrial apresente resultados voltados para o cerne de uma empresa ou indústria, vendendo a marca por meio de estratégias significativas, entre as quais:

  • Indicadores de marketing;

  • Números de produção;

  • Opiniões de clientes finais;

  • Pesquisas de mercado.

A campanha publicitária voltada para o marketing industrial ou empresarial vai de encontro a processos que visam atingir quem é responsável pela decisão final. Mesmo que no meio do caminho tenha diversos obstáculos a serem superados.

Indicadores de marketing são esteios proficientes

Torna-se importante mensurar os resultados do marketing industrial por meio de métricas e indicadores que se tornam a base de toda uma campanha publicitária, conforme o planejamento proposto para atendimento ao mercado. 

Ao menos 3 indicadores devem ser utilizados nesse processo, seja para indústrias que trabalham com vidrarias de precisão ou empreendimentos que atuam no setor de montagem de equipamentos industriais. 

  1. Funil de conversão no inbound marketing

A partir do momento que se define a persona, ou seja, o cliente ideal para uma empresa em que se aplica o marketing industrial, é preciso atrair os potenciais clientes, ou leads, como são tratados no jargão publicitário.

A taxa de conversão é proporcional aos leads que que buscaram informações sobre os produtos e serviços, em relação com aqueles que efetivamente se tornaram clientes. 

Esse indicador demonstra sobre os resultados se o marketing industrial está alcançando o público-alvo, e como está a percepção sobre os objetivos traçados, ou seja, na conversão final de lead para cliente.

  1. Retorno positivo de e-mail marketing 

Como o marketing industrial trata de questões técnicas sobre as mensagens encaminhadas para setores responsáveis sobre a compra de produtos e serviços, é preciso aplicar uma linguagem explicativa, e ainda assim acessível.

O e-mail marketing é uma forma de alcançar o público-alvo de tal maneira que, a partir do envio de materiais para o mailing, basta identificar o retorno e os números apresentados. 

Independentemente do CTR (Click Through Rate), ou seja, a taxa de abertura e cliques nos links compartilhados, é importante manter dentro da estratégia de marketing industrial, adequando os materiais e públicos - se necessário.

De qualquer forma, é possível identificar a geração de tráfego no site, valorizando ainda mais os conteúdos propostos e a disponibilidade de produtos acessados de forma direta.

  1. ROI é exigência financeira

Outra métrica importante é o ROI (Return Over Investiment), ou o retorno sobre o investimento dedicado a toda a campanha de marketing, principalmente as que podem ser mensuradas nos meios digitais. 

A mensuração desses resultados deve ser aplicada de forma constante, e assim permitir observar pontos fortes e fracos dentro do marketing industrial. 

A correção sobre algo fora do padrão pode ser feita de maneira mais acertada, reduzindo as falhas na comunicação ou nas ferramentas utilizadas para alcançar o público-alvo

Números de produção podem aumentar e ser atrativos

Quanto mais se vende, melhor é o aumento na linha de produção, refletindo até mesmo em lucro e participação no mercado consumidor.

Assim, é possível verificar se a venda de sinalizadores industriais aumentou a partir de uma estratégia de marketing industrial específica, ou se é melhor dedicar mais atenção ao que funcionou, e estender para outras ferramentas que podem ser bem recebidas por outros leads. 

Isso significa que é preciso manter o site corporativo em franca expansão, devidamente organizado e com informações factíveis e acessíveis 

A prática de SEO (Search Engine Optimization), ou seja, otimização de motor de busca, pode ajudar no aumento exponencial de tráfego, servindo como vitrine e canal de venda para o setor industrial e alcance ao público que demonstra interesse sobre o que mais pode ser adquirido.

As palavras-chave devem ser aplicadas de maneira correta, tornando a empresa como referencial entre os clientes, se tornando uma autoridade para as plataformas digitais de busca. 

Isso ajuda muito no marketing industrial e permite a aplicação de diversas estratégias que aumentam a influência no ambiente online, propondo mais atrativos e garantindo mais eficiência mercadológica no setor em que atua.

Opinião de cliente final deve ser exposta

De uma ponta a outra, a opinião deve ser respeitada e, conforme aparecem os problemas, as soluções devem ser apresentadas da melhor forma possível, para garantir que não haja qualquer empecilho dentro do marketing industrial ou empresarial. 

Sendo assim, uma empresa que oferece serviço de alpinista industrial nível 3 precisa expor a opinião de clientes em uma aba específica do site corporativo. Ou mesmo produzir uma revista própria para distribuição em uma feira ou evento de negócios. 

Esse tipo de publicidade é muito visada e garante uma exposição maior quando bem aplicada e com justificativas que podem atender aos interesses entre parcerias de fornecedores e clientes. 

As redes sociais também são plataformas digitais que oferecem espaço adequado para a opinião dos clientes, e que podem ser discutidas e apresentadas as devidas justificativas e argumentos para o sucesso empresarial. 

Pesquisa de mercado permite conhecer concorrência

Por fim, a pesquisa de mercado deve estar dentro do escopo do planejamento de marketing industrial, para que possa compreender o mercado, como um todo, e quais são os concorrentes diretos. 

Dessa forma, é possível compreender melhor como as estratégias de marketing podem ser aplicadas, e quais as que mais se adequam à realidade em que uma empresa se encontra, e quais os pontos que devem ter foco total. 

Além disso, a presença em diferentes mídias de divulgação, tanto as tradicionais quanto as digitais, permitem a expansão da marca e o reconhecimento pelo mercado. 

É uma maneira eficiente de se posicionar e não colocar em dúvida sobre qualquer ponto que pode, e deve, ser apresentado em diferentes materiais produzidos e voltados para o marketing industrial.

Conclusão

Tanto as empresas que produzem bens de consumo para o mercado B2B quanto aqueles que trabalham no setor de marketing industrial precisam se aproveitar das novas tecnologias em relação à agilidade na comunicação

A aplicação de estratégias de marketing digital podem ser muito bem aproveitadas, tendo em vista que os objetivos são direcionados para um mesmo ponto. 

Entretanto, é preciso levar em consideração a abrangência e o poder de atuação de diferentes níveis de cargos gerenciais. 

As tendências se moldam aos modelos de negócios, e o marketing industrial se adequa conforme as dinâmicas se apresentam, com estratégias inovadoras e por meio de canais significativos e atuantes na área produtiva. 

Assim, essa é uma forma de garantir a implementação em todas as frentes, atendendo um mercado que tende a crescer, assim como o setor industrial não prevê limites para atender a demanda de consumo dos mais variados produtos e serviços.

 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp