A Black Friday é realizada todos os anos na última sexta-feira de novembro. A data é bastante aguardada pelos consumidores, que se preparam para adquirir os mais diferentes itens, desde equipamentos eletrônicos a materiais simples, como uma caixa de papelão para presente.
Por essa razão, o período é extremamente importante para quem quer alavancar as vendas. No entanto, existe alta competitividade, sendo, portanto, necessário investir em canais de divulgação e comunicação como o e-mail marketing.
Para ajudá-lo a criar campanhas criativas, que despertem o interesse dos clientes, selecionamos algumas dicas de estratégias de e-mail marketing. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!
Por que investir em e-mail marketing?
O e-mail marketing é um canal tradicional quando se trata de marketing. Embora seja um meio convencional, o recurso não perdeu a sua eficácia, pelo contrário, a sua importância cresceu devido ao uso constante de e-mails.
Além de ser uma ferramenta eficiente para promover qualquer tipo de produto, como, por exemplo, uma luva de vaqueta, o e-mail marketing tem custo reduzido, o que faz do canal acessível para empresas dos mais variados portes.
Ademais, o recurso é um dos mais simples de analisar os resultados, permitindo assim uma tomada de decisão ágil e assertiva.
7 estratégias de e-mail marketing para Black Friday
1.Segmente a sua base de contatos: antes de planejar as suas campanhas de e-mail marketing para a Black Friday, realize a segmentação do público.
2. Personalize as campanhas: após segmentar os contatos, crie campanhas personalizadas. Por exemplo, para os contatos que já realizaram a compra de um produto, como uma placa de circuito impresso, disponibilize promoções específicas para esse público.
3. Realize divulgações antes da data.": elabore uma sequência de e-mails antes da data para já começar a vender e estimular o interesse do público-alvo às vésperas da Black Friday.
3. Invista em vídeos: uma das vantagens do e-mail marketing é que ele é uma ferramenta flexível, no qual é possível criar layout diferenciados e até mesmo inserir vídeos, que é uma forma criativa de despertar a atenção do consumidor.
4. Utilize gatilhos mentais: gatilhos mentais de escassez, urgência, exclusividade, novidade, entre outros, são excelentes estratégias para levar o consumidor à ação, ou seja, ao momento de compra.
5. Capriche no assunto: o texto do assunto é altamente importante, já que ele faz com que o consumidor tenha interesse em abri-lo. Portanto, seja criativo, use frases de impacto e os gatilhos mentais.
6. Crie um remetente novo: para aguçar a curiosidade do cliente e assim aumentar as taxas de abertura e conversão, experimente criar um novo remetente apenas neste período de Black Friday.
7. Aposte em memes, emoticons e gifs: mensagens bem humoradas sempre causam efeito positivo. Mas cuidado, dependendo se o público é mais sério, esta estratégia pode não ser adequada. Por isso, conheça bem a sua persona antes de aportar nessa estratégia.
Esperamos que esse conteúdo possa auxiliá-lo a ter mais resultados nas suas campanhas de e-mail marketing nesta Black Friday. Se gostou, compartilhe com amigos e continue a nos acompanhando para ter acesso a mais artigos com dicas práticas.