24/11/2021 às 16h01min - Atualizada em 24/11/2021 às 16h00min

Saiba como planejar a gestão do seu negócio com qualidade

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Abrir um negócio próprio envolve a construção e controle de diversas ações que abrangem desde o marketing em e-commerce até a contratação de fornecedores qualificados ou de transportadoras eficientes que entreguem os produtos dentro do período combinado.

No entanto, ao mesmo tempo em que inúmeras tarefas precisam ser executadas, coordenadas, muitas empresas iniciantes não possuem os recursos financeiros suficientes para investir na contratação de funcionários especializados neste tipo de serviço.

Assim, cabe aos próprios empreendedores a realização do gerenciamento de todo o negócio. Mas, mais do que isso, esses profissionais precisam garantir que essa gestão seja feita de forma efetiva e satisfatória, garantindo uma boa organização e plano de ações.

Uma boa gestão comercial começa no planejamento do negócio

Uma gestão comercial qualificada deve ser iniciada desde o processo de planejamento da empresa, antes mesmo desta se consolidar em uma instituição atuante. 

Isso porque, esse preparo prévio é capaz de ditar a aptidão do negócio para sobreviver às inúmeras provações que invariavelmente aparecerão no caminho.

Por esse motivo, independente do modelo empresarial, os empresários precisam iniciar as empresas com a formulação de um bom plano de negócios e a aprendizagem aprofundada sobre o mercado que se deseja inserir, bem como, as necessidades do público.

Em seguida é preciso determinar as estratégias que serão utilizadas no marketing e publicidade, as formas de atrair os consumidores e as características que tornaram a sua marca mais competitiva e evidenciada.

Essa estruturação do projeto de abertura da loja é diretamente atuante na qualificação da gestão de recursos humanos presencial, na efetividade da administração e em um bom desempenho do gerenciamento de negócios durante o período de atuação da marca.

Importância de uma gestão de qualidade

A gestão empresarial envolve diversas funções administrativas que permitem que a empresa consiga manter o desenvolvimento satisfatório, corrigindo erros que são capazes de interferir na qualidade do atendimento, nos produtos e na imagem da marca.

Com o crescimento do mercado virtual, além do aumento no número de concorrentes, a relação que o público consumidor constrói com o processo de compra também sofre algumas alterações importantes.

Assim, os negócios passam a precisar investir em uma melhora constante dos relacionamentos com essas pessoas e na percepção que os leads têm da sua instituição e produtos. 

Deste modo, é possível garantir a conquista de novos clientes e a preferência em relação aos demais concorrentes.

Contudo, para que isso seja possível, as ações que visam a melhora da satisfação e o encantamento dos clientes se tornou uma necessidade fundamental para a sobrevivência das empresas dos mais variados segmentos e tamanhos.

Por isso, a qualidade do gerenciamento comercial e da organização empresarial se torna um aspecto tão importante para o sucesso de uma instituição. No entanto, esse processo administrativo deve incluir a coordenação de diversas ações e segmentos, como:

  • Relação com os fornecedores;

  • Controle de estoque;

  • Reposição de produtos;

  • Logística;

  • Supervisão das atividades rotineiras;

  • Construção de metas e objetivos, entre tantos outros.

Desta forma, investir na aquisição de conhecimentos acerca da faculdade de gestão de pessoas o que faz e dos princípios de administração de finanças empresariais é um requisito imprescindível para os donos e investidores de todos os tipos de negócios.

Como realizar um bom gerenciamento organizacional

Como vimos anteriormente, é praticamente impossível comandar uma empresa bem sucedida sem um bom gerenciamento organizacional. 

No entanto, essa tarefa pode ser bastante complexa, exigindo muito dos empresários ou gestores contratados para essa função.

Afinal, ao mesmo tempo em que essa atuação é determinante para a previsão de problemas futuros e para o solucionamento prévio de questões que podem abalar toda a empresa.

O desempenho impróprio da gestão de recursos pode ampliar muito um problema considerado sem importância.

Por esse motivo, separamos algumas dicas que são capazes de garantir que o seu gerenciamento comercial seja mais efetivo e abrangente.

  1. Administração financeira

As finanças são o centro de qualquer instituição comercial. É justamente por esse motivo que a especialização em uma administração financeira faculdade é uma prática tão comum entre as pessoas que almejam a construção de um negócio.

No entanto, ainda que a administração financeira seja um setor a parte da empresa, a gestão comercial deve manter um contato e controle direto das questões econômicas da companhia.

Isso porque, enquanto o setor administrativo lida com números e documentos, a gerência é responsável por planejar a aplicação das verbas de forma a otimizar os processos internos, melhorar o atendimento, aumentar a qualidade do produto e incentivar os colaboradores.

Assim, as questões financeiras e a gerência são duas áreas que estão inteiramente conectadas e que representam um papel crucial para o crescimento, desenvolvimento e sobrevivência de uma instituição de sucesso.

  1. Acompanhamento de gastos

Assim, como o planejamento de investimentos e o controle do fluxo de caixa são fundamentais para uma coordenação qualificada de negócios, o acompanhamento constante dos gastos também é uma característica essencial da gestão empresarial.

Isso porque, como os gerentes comerciais possuem um conhecimento maior sobre os processos operacionais internos, a identificação de despesas supérfluas se torna mais facilitada e, por consequência, a realização de cortes de gastos pode ser mais efetiva.

Por isso, é muito importante que esses profissionais tenham um tecnologo gestão financeira ead ou algum conhecimento básico sobre o mapeamento dos gastos e a supervisão dos custos operacionais.

Afinal, esse tipo de coordenação envolve desde a compra de materiais e a contratação de mão de obra, até o consumo energético da empresa, os valores investidos no transporte de mercadoria, os equipamentos utilizados por cada sessão, entre vários outros fatores.

Deste modo, quando os gestores não são familiarizados com os processos e atividades rotineiras, os cortes de gastos podem acabar causando mais prejuízos do que agregando valor à marca.

  1. Gestão de pessoas

A aquisição de conhecimentos sobre os princípios empregados na gestão de pessoas ead é uma necessidade real de muitos empresários, especialmente os que são donos de micro e pequenos negócios.

Isso porque, geralmente, as empresas menores não possuem recursos suficientes para a contratação ou formação de uma equipe de recursos humanos. Assim, cabe aos fundadores e investidores do negócio realizar a gestão necessária das equipes.

Essa administração de funcionários é extremamente importante para garantir o contentamento dos trabalhadores, a construção de uma mão de obra motivada, a qualificação do serviço realizado e o alcance de metas e objetivos.

Por isso, a realização de cursos de gestão de pessoas e liderança ead pode ser uma opção ideal para que os empreendedores obtenham o conhecimento sobre as ferramentas que permitam um treinamento mais eficiente. 

Permite também o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e a construção de uma cultura interna mais colaborativa e agradável.

  1. Organização empresarial

Uma boa gestão de negócio deve se atentar sempre na organização de todo o processo operacional e na sistematização das atividades internas. 

Esse é um conceito tão importante, que os cursos de faculdade de vendas e marketing ou administração empresarial enfatizam sempre as técnicas responsáveis por tornar esse processo mais efetivo.

A distribuição adequada das tarefas e a organização constante dos setores é um fator crucial para a obtenção de resultados mais satisfatórios, para o monitoramento dos recursos financeiros e materiais, bem como, para o desenvolvimento do trabalho.

Em contrapartida, a falta de organização interna pode resultar no surgimento de problemas, como:

  • Cometimento de erros mais frequentes;

  • Atraso nas entregas;

  • Demora ou imprecisão no repasse de informações;

  • Perda ou extravio de documentos;

  • Conflitos na cultura interna;

  • Insatisfação dos trabalhadores;

  • Aumento da rotatividade, entre outros.

Isso tudo é um reflexo direto da qualidade da gestão comercial. Por isso, é necessário que os responsáveis por este cargo se dediquem constantemente ao aprimoramento desse aspecto do negócio.

  1. Automatização dos processos

Desde as atividades relacionadas à gestão de recursos humanos e a contratação de colaboradores mais qualificados, até a organização dos procedimentos de marketing e a administração, devem ser devidamente acompanhados pela gerência da empresa.

Para garantir que essa monitoração e organização sejam bem sucedidas, os empresários e gestores podem recorrer à automatização dos processos por meio de softwares e programas que facilitam essa gestão.

Essas ferramentas, além de auxiliar na padronização das atividades ou na facilitação do acesso a documentos de diferentes setores, também otimizam a organização do tempo dos funcionários, eliminam o retrabalho e melhoram a produtividade de todas as equipes.

Com essa modernização dos processos, a empresa pode sentir melhoras na economia dos gastos, no aumento das vendas, na satisfação com o trabalho, na melhora da reputação da marca e, claro, no crescimento da lucratividade da companhia. 

 

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