12/11/2021 às 14h20min - Atualizada em 12/11/2021 às 14h19min

Como vender sem estoque em sua loja virtual?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Ter uma loja online exige planejamento, organização e estudo sobre o mercado que deseja atuar, principalmente, aqueles que desejam criar uma loja virtual com estoque próprio. No entanto, a venda online sem estoque é algo muito comum entre os comerciantes. Existem diversos segmentos e produtos para se explorar no universo digital.

Aprender como vender sem estoque pode trazer diversos benefícios para o empreendedor, sendo uma alternativa para aqueles que não têm um espaço para guardar os produtos. Se ter uma loja virtual sem estoque parece coisa de outro mundo para você, acompanhe este conteúdo e descubra como fazer isso!

O que é estoque?

 

Estoque é representado por produtos e recursos armazenados de um sistema de produção ou operação. Basicamente, ele pode ser entendido como qualquer material armazenado que visa a otimização da logística de um negócio.

 

Ele também envolve o planejamento, monitoramento e melhora frequente dos itens. Dessa forma, o controle de estoque é realizado, garantindo as vendas e a saúde financeira da empresa. 

 

Os negócios estocam somente os produtos que são fundamentais para o processo de produção. Já as grandes empresas, contam com galpões enormes para armazenar todas as suas mercadorias. Nesse momento, é possível analisar o custo-benefício de ter um estoque, pois, às vezes, pode ser mais rentável optar por outros modelos de negócios, como a venda sem estoque. 

 

Vale entender também que existem diferentes formatos de estoque. Portanto, você escolhe aquele que melhor atende às necessidades da sua empresa. Veja os tipos de estoque: 

 
  • Estoque compartilhado: um espaço em que é armazenado o estoque de diferentes lojistas e negócios;

  • Estoque terceirizado: o cuidado, o armazenamento e o envio dos produtos é responsabilidade de uma empresa contratada;

  • Estoque tradicional: diz respeito a um espaço alugado exclusivamente para armazenar seus produtos e recursos.

Como vender sem estoque?

Se você não quer se preocupar com a administração de estoque ou não tem um espaço ideal para armazenar seus produtos, há algumas alternativas para vender sem estoque em uma loja virtual. Acompanhe a seguir!

1 – Trabalhe com dropshipping

 

No dropshipping nacional, o estoque utilizado é de um fornecedor e não do seu próprio negócio. Esse modelo de gestão de logística cresceu muito nos últimos anos, principalmente no comércio eletrônico. 

 

Seu funcionamento é a partir de um empreendedor que recebe o pedido em sua loja online e encaminha essa ordem para o fornecedor, que será a pessoa responsável por gerir todos os outros processos, como seleção e envio do item ao consumidor. 

 

Para fazer dropshipping de forma eficiente é importante ter uma boa comunicação com os fornecedores. Afinal, você deve dar todas as informações necessárias sobre o item pedido do seu site e assegurar de que o fornecedor enviará corretamente o produto ao cliente, garantindo a satisfação com a compra. 

 

O lojista não tem trabalho com a gestão de estoque e nem com a organização de postagem das entregas. Com isso, é possível se dedicar a outras partes do seu negócio, como a gestão, atendimento, vendas e estratégias de marketing, por exemplo.

2 - Faça revenda e vendas como afiliado

 

O trabalho como afiliado é muito similar à revenda. Ele é formado por indivíduos que vendem produtos de outros empreendedores e ganham uma comissão por essa venda. 

 

No entanto, nesse modelo de venda sem estoque, o afiliado somente anunciará e venderá o item em seu site, loja virtual ou redes sociais. Quem cuidará de todo processo de postagem, atendimento, pós-venda etc é quem forneceu esse produto para o afiliado.

 

A venda como afiliado funciona a partir de link que é divulgado pelo associado. Um exemplo disso são as recomendações de produtos em sites ou até mesmo influenciadores que divulgam um produto em suas redes e deixam um link que direciona para a compra do item. Quando alguém compra pelo link publicado, a pessoa ganha uma comissão das vendas. 

 

Nesse caso, qualquer pessoa pode apostar nesse modelo de negócio e obter comissão pela venda. Basta se associar a um programa de afiliados, anunciar os produtos na internet, atrair compradores e utilizar o link para vender. Muitas empresas trabalham com essa estratégia de venda de produtos. As mais famosas são: 

 
  • Americanas;

  • Amazon;

  • Submarino;

  • Hotmart;

  • Shopify. 

 

Já a revenda, é mais comum no segmento de varejo, em que o lojista divulga os produtos ou serviços de uma marca e, ao fechar uma venda, ele avisa o fornecedor para dar continuidade ao processo de envio. Nesse formato, ele também ganha uma comissão pela venda e o valor varia de acordo com o contrato e regras estabelecidas pelo fornecedor.

3 - Venda de infoprodutos

 

Os produtos digitais, também chamados de infoprodutos, não exigem um item físico, pois podem ser vendidos digitalmente na internet, via download. Esse modelo de venda sem estoque é ideal para os profissionais e negócios que trabalham com conteúdo na internet e querem lucrar com o e-commerce.

 

Alguns exemplos itens que vendidos dessa forma incluem: 

 
  • E-books;

  • Videoaulas;

  • Cursos;

  • Infográficos;

  • Planilhas;

  • Softwares;

  • Artigos para blog;

  • Guia práticos;

  • Workshops.

 

4 - Venda sob encomenda 

 

A venda sob encomenda é outra forma de vender sem estoque em sua loja virtual. Nesse método, o lojista divulga os produtos que são armazenados por terceiros em seu site. Quando ocorre uma venda, ele encomenda o item com o fornecedor, que geralmente são fabricantes, lojas de varejo ou atacado. 

 

A venda sob demanda pode ser similar ao método de dropshipping, contudo, quem é o responsável por embalar e enviar o produto é o lojista, além de divulgar e vender os itens. 

 

Por exemplo, se você vende roupas em sua loja virtual e um cliente faz uma compra no seu site, você realiza a compra do produto com um fornecedor, embala e envia ao comprador. Nesse caso, o valor recebido pela venda pode variar de acordo com os valores dos itens, pois é você quem pagará pelo produto para vender em seu site.

5- Venda just in time

 

A venda just in time, ou na hora certa, é um método de gerenciamento de estoque em que tudo deve ser produzido e transportado no momento exato. Para que esse modelo realmente funcione é importante ter parceria com um fornecedor que ofereça prazos de entregas rápidos. 

 

O revendedor só comprará o item com o fornecedor somente quando o consumidor finalizar o pedido na sua loja, depois, ele mesmo envia o produto ao cliente. Esse modelo também está relacionado ao crossdocking — um sistema de logística que tem como foco o fluxo de mercadorias e não a armazenagem delas. 

Vantagens de vender sem estoque

 

Após conhecer como vender sem estoque em sua loja virtual, existem uma série de vantagens desse modelo de negócio. Confira algumas das vantagens de investir nesse modelo de negócio que pode ajudar você a tomar decisões mais certeiras sobre seu empreendimento. Acompanhe! 

 
  • Baixo custo de investimento;

  • Liberdade e flexibilidade para transformar seu negócio;

  • Facilidade operacional, pois o fluxo logístico não será responsabilidade do lojista;

  • Maior variedade de produtos;

  • Não precisa se preocupar se um produto tem validade;

  • Capacidade de operar sem estoque;

  • Disponibilidade de tempo para gerir outros pontos da empresa. 

Desvantagens de vender sem estoque

 

Apesar dos benefícios da venda sem estoque, esse modelo também está sujeito a desvantagens que podem não entender as necessidades do vendedor. Veja quais são elas!

  • Pouco controle sobre os produtos (qualidade, embalagem, envio etc);

  • Menor rendimento;

  • Dependência de fornecedor; 

  • Vendas dependem muito de marketing. 

Resumo

Agora que você aprendeu como vender sem estoque em sua loja virtual, é hora de colocar em prática as ideias deste conteúdo. Portanto, estude com calma todo o mercado, decida um segmento para começar a vender na internet, crie um planejamento e escolha um bom fornecedor.

 

A partir das ações e estratégias de marketing certas, é possível obter bons resultados nesse mercado, principalmente com o crescimento de compras no comércio eletrônico devido à pandemia do coronavírus. 

 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp