04/11/2021 às 11h23min - Atualizada em 04/11/2021 às 11h19min

Marketplace e E-commerce: Quais as diferenças e pontos positivos

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Muitas pessoas têm investido cada vez mais para vender pela internet. Essa ferramenta apresenta grande facilidade para quem deseja iniciar um negócio e também proporciona muitas vantagens para empresas que já possuem loja física.

 

Na hora de criar sua loja online, independente do produto ou serviço comercializado, desde queimadores industriais a gás até roupas infantis é preciso definir qual a melhor solução: marketplace ou e-commerce.

 

Convidamos você para seguir a leitura e descobrir como funciona cada um desses modelos e então poder definir qual melhor supre as necessidades do seu negócio.


O que é e-commerce

O e-commerce é como se fosse o endereço virtual de uma empresa. Um site próprio da empresa onde serão expostos e comercializados os produtos e serviços oferecidos, uma loja no mundo digital.

 

Por ser um site próprio, o e-commerce possibilita a personalização da sua loja virtual, isso quer dizer que você pode deixar iguais a identidade visual do site e da loja física, se houver.

 

Há maior liberdade para definir como os produtos ou serviços serão exibidos e qual deve ter mais destaque diante dos demais, como o serviço de ACM fachada, por exemplo. Nesse modelo também se tem total autonomia para definir formas de pagamento, opções de frete, elaborar campanhas, entre outros aspectos.


O que é marketplace

Já o marketplace funciona como se fosse um shopping virtual. Esse site é compartilhado por diferentes empresas, que podem oferecer serviços como, assessoria para emissão de AVCB bombeiros, ou produtos como sapatos. 

 

Há diferentes opções de marketplace disponíveis no mercado e cada um possui suas próprias regras e custos, nesse caso não há flexibilidade para fazer escolhas, ou participar das decisões de marketing por exemplo. O contratante pode expor seus produtos e serviços mas irá dividir a atenção dos consumidores com outras empresas.


Como escolher a melhor opção?

Há diferentes pontos que você deve analisar antes de decidir qual o modelo que mais se adequa para seu negócio e talvez o primeiro seja o investimento. Já que se tratam de duas estruturas bem diferentes a forma de investimento também é.

 

Por ser uma estrutura própria e exclusiva, o e-commerce tende a representar um maior investimento financeiro e também de tempo, já que toda a responsabilidade de criação da infraestrutura e estratégia é somente da sua empresa.

 

Já no caso do marketplace, a estrutura está pronta e disponível, e o fornecedor deste serviço que se encarrega da manutenção dessa infraestrutura e o custo e carga de trabalho para o contratante acabam sendo reduzidos. Neste ponto, o investimento inicial pode ser maior no e-commerce.

 

Outro ponto importante são as estratégias de marketing digital. No e-commerce a responsabilidade de atrair possíveis consumidores para o site é de sua empresa, isso permite gerenciar o investimento a ser feito de forma otimizada e possibilita uma segmentação de público mais adequada.

 

No marketplace, é a própria plataforma que faz o marketing, e geralmente o principal objetivo dessas campanhas é fortalecer a própria marca da plataforma e não as empresas que estão inseridas nela.

 

Então se por um lado uma empresa que tenha um espaço no marketplace se beneficia da reputação da plataforma, por outro a empresa sofre com o apagamento da sua própria marca, uma vez que o consumidor final se relaciona com a plataforma e não com sua empresa.

 

Ambos os modelos apresentam suas vantagens e pontos de atenção, é preciso avaliar o momento de sua empresa e quais as necessidades que precisa suprir ou quais as limitações que enfrenta, como pouca disponibilidade de verba e tempo.

 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp