Muitas pessoas têm investido cada vez mais para vender pela internet. Essa ferramenta apresenta grande facilidade para quem deseja iniciar um negócio e também proporciona muitas vantagens para empresas que já possuem loja física.
Na hora de criar sua loja online, independente do produto ou serviço comercializado, desde queimadores industriais a gás até roupas infantis é preciso definir qual a melhor solução: marketplace ou e-commerce.
Convidamos você para seguir a leitura e descobrir como funciona cada um desses modelos e então poder definir qual melhor supre as necessidades do seu negócio.
O que é e-commerce
O e-commerce é como se fosse o endereço virtual de uma empresa. Um site próprio da empresa onde serão expostos e comercializados os produtos e serviços oferecidos, uma loja no mundo digital.
Por ser um site próprio, o e-commerce possibilita a personalização da sua loja virtual, isso quer dizer que você pode deixar iguais a identidade visual do site e da loja física, se houver.
Há maior liberdade para definir como os produtos ou serviços serão exibidos e qual deve ter mais destaque diante dos demais, como o serviço de ACM fachada, por exemplo. Nesse modelo também se tem total autonomia para definir formas de pagamento, opções de frete, elaborar campanhas, entre outros aspectos.
O que é marketplace
Já o marketplace funciona como se fosse um shopping virtual. Esse site é compartilhado por diferentes empresas, que podem oferecer serviços como, assessoria para emissão de AVCB bombeiros, ou produtos como sapatos.
Há diferentes opções de marketplace disponíveis no mercado e cada um possui suas próprias regras e custos, nesse caso não há flexibilidade para fazer escolhas, ou participar das decisões de marketing por exemplo. O contratante pode expor seus produtos e serviços mas irá dividir a atenção dos consumidores com outras empresas.
Como escolher a melhor opção?
Há diferentes pontos que você deve analisar antes de decidir qual o modelo que mais se adequa para seu negócio e talvez o primeiro seja o investimento. Já que se tratam de duas estruturas bem diferentes a forma de investimento também é.
Por ser uma estrutura própria e exclusiva, o e-commerce tende a representar um maior investimento financeiro e também de tempo, já que toda a responsabilidade de criação da infraestrutura e estratégia é somente da sua empresa.
Já no caso do marketplace, a estrutura está pronta e disponível, e o fornecedor deste serviço que se encarrega da manutenção dessa infraestrutura e o custo e carga de trabalho para o contratante acabam sendo reduzidos. Neste ponto, o investimento inicial pode ser maior no e-commerce.
Outro ponto importante são as estratégias de marketing digital. No e-commerce a responsabilidade de atrair possíveis consumidores para o site é de sua empresa, isso permite gerenciar o investimento a ser feito de forma otimizada e possibilita uma segmentação de público mais adequada.
No marketplace, é a própria plataforma que faz o marketing, e geralmente o principal objetivo dessas campanhas é fortalecer a própria marca da plataforma e não as empresas que estão inseridas nela.
Então se por um lado uma empresa que tenha um espaço no marketplace se beneficia da reputação da plataforma, por outro a empresa sofre com o apagamento da sua própria marca, uma vez que o consumidor final se relaciona com a plataforma e não com sua empresa.
Ambos os modelos apresentam suas vantagens e pontos de atenção, é preciso avaliar o momento de sua empresa e quais as necessidades que precisa suprir ou quais as limitações que enfrenta, como pouca disponibilidade de verba e tempo.