27/10/2021 às 14h17min - Atualizada em 27/10/2021 às 14h16min

Como usar matriz SWOT na gestão de um e-commerce

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

O sucesso de um e-commerce, ou de qualquer negócio, depende de um bom planejamento estratégico. Diante disso, existem muitas ferramentas que ajudam a elaborar um bom planejamento estratégico, como a matriz SWOT.

 

Através da matriz SWOT é possível descobrir os pontos fortes e fracos de um e-commerce, além de facilitar a gestão de crise.

 

Assim, entenda o que é matriz SWOT e como ela pode ajudar na gestão de um e-commerce.

 

O que significa matriz SWOT

A matriz SWOT surgiu na década de 60 e, desde então, é utilizada como ferramenta de gestão e planejamento das empresas. 

 

Em resumo, trata-se de uma metodologia usada para analisar pontos internos e externos que afetam a empresa. Ou seja, SWOT classifica os fatores que afetam um negócio em quatro categorias:

 
  • Strengths (Forças);

  • Weaknesses (Fraquezas); 

  • Opportunities (Oportunidades);

  • Threats (Ameaças).

 

Assim, a força é o que o loja tem de melhor, a sua vantagem competitiva. Já a fraqueza, representa as dificuldades. Ou seja, dois aspectos internos do negócio.

 

Por outro lado, as oportunidades simbolizam as perspectivas para o setor de e-commerce que você deve aproveitar. Logo, as ameaças correspondem aos concorrentes e outros fatores externos que afetam o desenvolvimento da sua loja online. Sendo assim, oportunidades e ameaças estão relacionadas aos fatores externos ao negócio.

 

Diante disso, vamos supor que sua loja de roupa infantil tem um amplo mix de produtos e oferece preços acessíveis. Por outro lado, seu maior concorrente é uma loja a nível nacional apenas com lojas físicas. Veja como seria a matriz SWOT do seu e-commerce:

 

Strengths (Forças): amplo mix de produtos; preços acessíveis; entrega rápida.

Weaknesses (Fraquezas); pouca variedade de macacão infantil; maior prazo de entrega para as regiões Norte e Nordeste.

Opportunities (Oportunidades): aumento de compras online; facilidade para troca de peças; procura por peças únicas e exclusivas.

Threats (Ameaças): lojas físicas (offline - o cliente pesquisa na internet, mas compra na loja física); outras lojas de roupa infantil online.

 

Benefícios da matriz SWOT na gestão de um e-commerce

Mesmo após décadas de criada, a matriz SWOT continua sendo utilizada devido a sua simplicidade e flexibilidade.  Além disso, a categorização é simples e pode ser aplicada em qualquer tipo de negócio.

 

Graças à matriz SWOT é posśivel:

  • Compreender melhor a sua loja online;

  • Definir novos objetivos;

  • Avaliar produtos e serviços;

  • Saber quem são os concorrentes e clientes;

  • Perceber tendências, oportunidades e novos mercados;

  • Implementar estratégias e táticas para superar as ameaças do mercado com mais clareza;

  • Prevenir-se contra acontecimentos indesejados;

  • Desenvolver pontos de melhoria;

  • Reforçar qualidade, competências e diferenciais.

 

Agora que você conhece alguns benefícios da matriz SWOT, veja como fazer uma para o seu e-commerce.

Como fazer a matriz SWOT do seu e-commerce

Antes de fazer a matriz Swot do seu e-commerce, reúna todas as informações necessárias, tanto objetivas, quanto subjetivas. Para fazer a sua matriz, acompanhe este passo a passo.

 
  1. Preparação

  • Dados internos

Nesta primeira etapa, você deve levantar e reunir os dados internos da sua loja, como: dados sobre vendas, tráfego, SEO (posicionamento dos artigos no Google e outros), estratégias digitais, etc.

 

Além disso, colete e junte informações sobre o seu site, como : taxa de conversão, produtos individuais  e categorias, etc. Outros dados também podem ser úteis.

 

Também é interessante saber o que clientes, funcionários pensam sobre a empresa, a marca, a loja. Logo, faça entrevistas ou prepare um formulário e compartilhe com eles para que possam responder. 

 

Assim, é possível identificar seus diferenciais, ou seja, o que sua loja está fazendo bem e que pode ser desenvolvido e explorado.

 
  • Dados externos

Com todas as informações sobre o seu negócio reunidas, é hora de se voltar para fora, para o mercado. Assim, avalie o seu segmento, seus concorrentes e as tendências. Desta forma, observando o mercado, é possível perceber quais oportunidades existem e quais podem ser prejudiciais para a sua loja.

 
  • Prepare a matriz

Para montar a matriz, você pode usar uma planilha, um editor de texto, ou uma folha de papel e siga este passo a passo:

  1. Crie uma tabela e divida em 3 colunas e 3 linhas;

  2. Depois divida os campos em: aspectos internos, aspectos externos, pontos positivos e pontos negativos;

  3. Em seguida, distribua as palavras que formam a matriz, isto é: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades), Threats (Ameaças). Você pode pesquisar por imagens na internet para ajudar a criar a sua matriz.

 

2. Preenchimento da matriz

Agora que você já tem os dados e já montou a matriz, é hora de preenchê-la. Assim:

  • Liste os pontos fortes do seu e-commerce, ou seja, aqueles que você possui controle;

  • Em seguida, liste as fraquezas da sua loja de roupas infantis. Aqui também você vai usar dados que você pode controlar;

  • O próximo passo é colocar as oportunidades, ou seja, dados que você não tem como controlar pois são externos à empresa.

  • E, por último, liste as ameaças que também são informações que você não pode controlar.

 

Conclusão

A matriz SWOT é uma ferramenta que deve ser aplicada ao plano de negócios e planejamento estratégico da empresa. Desta forma, é possível compreender os pontos fortes e fracos das oportunidades e ameaças que podem impactar na loja. 

 

Ou seja, é possível prever como o mercado está trabalhando com macacão infantil e adaptar as suas estratégias para aproveitar essa oportunidade.

 

Portanto, comece a utilizar a matriz SWOT na gestão do seu e-commerce seguindo as dicas deste artigo.

 
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