27/10/2021 às 11h35min - Atualizada em 27/10/2021 às 11h35min

Quais são as 10 famílias mais ricas do Brasil?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Existem famílias muito ricas no Brasil? Existem sim, e agora, você fica sabendo quais são, aqui, no Só Falta Grana!

 

Quem olha as famílias mais ricas no Brasil, imagina que muitas delas sempre foram cheias de dinheiro e jamais passaram dificuldade. Ledo engano, muitas começaram do zero, e aproveitaram ótimas oportunidades para empreender e iniciar uma atividade. E o mesmo pode acontecer com você a qualquer momento de sua vida.

 

Veja quais são, atualmente, as 10 famílias mais ricas do país. 

 

Família Marinho

 

Em primeiro lugar, vem a fortuna da família Marinho, dona das organizações Globo, e que gira em torno de 28,9 bilhões de dólares. A fortuna se deve basicamente ao campo de mídias e publicidade. A família concentra seus negócios em emissoras de TV, Internet e até mesmo publicações de revistas. Atualmente, investe também em programas sociais como o Telecurso e o Aprendiz Legal que objetivam dar acesso à educação e à oportunidades de emprego.

 

Família Safra 

 

O banqueiro Joseph Safra, é conhecido como o mais rico do mundo. Só para ter uma ideia, a casa da família tem nada menos que 130 cômodos, cinco andares, além de um IPTU de um milhão de reais. O império dessa família teve sua origem na Síria. Eles vieram para o Brasil em busca de refúgio, por conta da perseguição nazista contra os judeus nos anos 40. Em 1955, a família Safra fundou o Banco Safra e conseguiu estabilizá-lo de tal forma que esta instituição é blindada contra crises. E claro, toda esta estabilidade garante ao grupo uma fortuna de 20,1 bilhões de dólares.

 

Família Ermírio de Moraes 

 

O centenário grupo Votorantim iniciou-se em 1918, apenas suprindo as necessidades das indústrias de base no Brasil, e hoje, diversifica e empreende a riqueza da empresa - cerca de 15,4 bilhões de dólares, nas áreas bancária, de cimento, celulose e energia elétrica. Um dos membros da família, Antônio Ermírio de Moraes, era conhecido por sua simplicidade, uma vez que sempre optava por usar ternos velhos e era humilde com todos. 

 

Família Moreira Salles 

 

Graças ao Nióbio, a família Moreira Salles ocupa o quarto lugar dentre as 10 famílias mais ricas do Brasil. E tudo começou em 1965 quando uma corporação estadunidense tinha interesse em ter um representante no Brasil para extrair o minério. Moreira Sales enxergou nesta oportunidade a sua grande chance. Assim, através dessa oportunidade, Moreira deu início a extração de Nióbio, encontrando a sua “mina de ouro”, já que hoje há uma demanda enorme por esse minério em diversos segmentos comerciais. 

 

Família Camargo 

 

Através da construção de obras, essa família edificou a sua fortuna. A história dessa família é uma daquelas de reviravolta. Sebastião Camargo começou ainda jovem carregando areia em carroça de burro. Posteriormente abriu escritórios de construções juntamente com Silvio Correia e atualmente a corporação Camargo/Correia, expandiu de tal forma que  fez parte da obra da usina hidrelétrica de Itaipu, a mais influente do Brasil.

 

Família Vilela 

 

Uma holding extremamente eclética, que versa em meio às instituições financeiras, de calçados, de celulose e de indústria química que proporcionam hoje à família Vilela, uma fortuna de cerca de cinco bilhões de dólares. A chamada e Itaú/SA começou em 1936 com a criação do banco Federal Itaú de investimentos e hoje é uma empresa que gera empreendimentos de forma cíclica em todo país. A bisneta do fundador também consolidou vários projetos sociais, como o Instituto Alana, que promove o crescimento e educação de crianças que vivem em áreas carentes. 

 

Família Maggi 

 

São conhecidos como os “reis da soja”. A família Maggi mantém próspera sua atividade de agronegócio e exportação de soja. Esse comércio rende à família 4,9 bilhões de dólares que os coloca na posição de produtos mais rentáveis de soja do mundo! 

 

Família Aguiar 

 

Ultrapassando os 4,5 bilhões de dólares, a fortuna da família Aguiar se deve à atividade bancária do Bradesco. Fundado em 1943 por Amador Aguiar, o Bradesco nasceu com o intuito de ser um banco mais prático e acessível a todas as camadas sociais e não só à elite até então dominante. 

 

Família Batista 

 

Com um patrimônio que teve início em em 1953, a holding J&F controla várias empresas como a JBS, uma corporação de alimentos suínos e bovinos que é responsável pelo desenvolvimento da fortuna da família Batista. Infelizmente a bolada de 4,3 bilhões de dólares, não foi usada totalmente para o bem, uma vez que em 2017 foram sentenciados por envolvimento em um processo de corrupção, pagamentos de propina e formação de quadrilha que envolveu vários políticos importantes no Brasil. 

 

Família Odebrecht

 

Com uma fortuna calculada em pouco mais de 3,9 bilhões de Dólares, a família Odebrecht compõem o nosso décimo lugar. Introduzida no ano de 1944, na Bahia, a organização Odebrecht expandiu anualmente a sua atuação no território brasileiro e até mesmo internacionalmente países como os Estados Unidos, através de construções, investimentos em petroquímica, essa família conseguiu e ainda consegue sustentar a sua fortuna por gerações. Apesar de estar metida em um escândalo que envolve propinas em corrupção desde 2001, esse grupo ainda se encontra como uma das mais ricas do Brasil. 

 

Gostou? Veja agora mais artigos no blog Só Falta Grana.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp