25/10/2021 às 15h20min - Atualizada em 25/10/2021 às 15h19min

Como manter uma rotina saudável trabalhando fora de casa o dia todo?

A história moderna será dividida em antes e pós-pandemia, e como isso provocou uma mudança na rotina saudável que muitas pessoas mantinham quando o mundo ainda não tinha sido abalado por um vírus que provocou um novo cenário em todo o mundo.

Muitos profissionais passaram a trabalhar em um novo modelo comercial, o home office, em que todo o trabalho passou a ser feito à distância. 

A mudança na rotina afastou muitas pessoas da agitação das ruas, do trânsito, dos escritórios. As reuniões virtuais passaram a fazer parte da agenda, em que um computador e o acesso à internet permitiu que muitos trabalhos fossem feitos remotamente. 

Dessa forma, para manter uma rotina de atividades físicas, como caminhar até o trabalho, ou mesmo fazer uma pausa no horário do almoço, precisou se adaptar para essa nova realidade que todo o mundo vive desde o início de 2020.

Com as restrições impostas, muitas recomendações passaram a fazer parte do dia a dia, entre os quais:

  • Evitar contato físico;

  • Manter o isolamento social;

  • Tomar cuidado com os hábitos de higiene;

  • Usar máscaras faciais de proteção.

Diante dessas alterações impostas por causa da pandemia, muitas pessoas apresentaram dificuldades em manter uma rotina saudável, prejudicando não só o corpo na parte física, como também mental. 

Apesar de todas essas restrições, a sociedade encontra meios de se adaptar à nova rotina, incluindo medidas de prevenção e todo o cuidado com a saúde. 

Pelos vários fatores que estão fora do alcance de qualquer pessoa, e com todo o impacto sofrido pela população, de uma forma geral, há aspectos que podem ser alterados para que, de alguma maneira, a normalidade tenha um retorno dentro das respectivas responsabilidades sanitárias, e a rotina retorne o mais próximo do que era antes, mas com um maior enfoque nos cuidados com a saúde.

Mudança de rotina atrapalha hábitos saudáveis

Por ser uma alteração de grande vulto, em que diferentes gerações por toda a humanidade ainda não tinham passado, as mudanças de rotina dos profissionais foram prejudiciais em relação aos hábitos saudáveis. 

Com muitos trabalhadores atuando diretamente do conforto do lar, muitos observaram queda na produtividade, além de outros fatores que provocaram até mesmo dificuldade em se concentrar nas tarefas profissionais, como:

  • Cansaço intermitente;

  • Diminuição da imunidade;

  • Frustração sobre a vida profissional;

  • Insônia ou sonolência.

Os profissionais que trabalham com camara fria expositora, por exemplo, assim como outras áreas de atuação, precisaram adaptar espaços residenciais para garantir uma área minimamente profissional.

Mesmo com todas as facilidades que a tecnologia proporciona, e isso é um ponto positivo em todo o cenário que a população se encontra, falta algo que pode prejudicar os hábitos saudáveis de um escritório de trabalho. 

A conversa com outros profissionais, dentro de uma cultura formalizada há longo tempo, faz falta. E não adianta insistir nas reuniões online, pois muitas vezes esse tipo de encontro não é o suficiente.

O trabalho realizado em formato remoto pode ser feito por meios eletrônicos, mas muitas vezes um equipamento pode apresentar defeitos físicos que não são observados pelos especialistas. Isso mexe com a saúde psicológica. 

Por isso é importante procurar uma nova forma de atender, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária, para que a rotina se torne saudável e, ao mesmo tempo, muito mais produtiva.

Outras áreas de trabalho passaram a adotar os escritórios compartilhados, um local que pode ser ocupado com um número mínimo de funcionários. 

Assim, atividades que ajudam a manter a saúde em dia podem ser aplicadas, e durante o período de trabalho remoto, incluir nos afazeres domésticos.

Reformas estruturais para espairecer a mente

Para garantir que os hábitos saudáveis façam parte da rotina de trabalho, é preciso empregar ações como se alimentar melhor, garantir uma noite tranquila de sono e identificar sinais que o próprio corpo demanda. 

A prática de atividades físicas faz parte dessa mentalidade, e pode ser aplicado em momentos longe do ambiente de trabalho, para aqueles que passaram a trabalhar de modo remoto ou alocados.

A realização de reformas estruturais na residência pode ajudar a espairecer a mente e exercitar o corpo, por exemplo.

Investir em reformas como revestimento para rampa de garagem também pode ser uma ideia interessante.

Esse é um trabalho que vai render frutos, literalmente, e manter a mente em modo de descanso, quando for preciso regar, ou aplicar fertilizantes naturais. 

As mudanças provocadas pela pandemia podem servir para as mudanças em pontos de segurança de uma casa. Essa ideia ocorreu entre diversas famílias, levando em consideração que muitos pais, mães e filhos ficaram se cuidando e evitando as saídas para não contrair doenças. 

 

Essas tarefas extras podem ser realizadas durante os finais de semana ou em períodos após a realização de todo o trabalho profissional. 

Mais do que isso, caminhadas e pausas no horário de trabalho também é crucial. As caminhadas podem ser feitas antes do expediente, ou no caminho até o escritório, otimizando o horário e mantendo a prática física.

Aliás, é preciso estipular um período de trabalho, assim como nas idas ao escritório, para que as tarefas não sejam realizadas fora de hora, prejudicando outros profissionais que dependem de um relatório ou de uma definição sobre uma campanha publicitária ou uma decisão empresarial.

Apesar de haver uma parada generalizada, muitos setores produtivos funcionam de forma contínua, exatamente para atender quem tem a oportunidade de trabalhar em casa.

Serviços de entrega se tornaram essenciais

Com o fechamento de restaurantes, lanchonetes e outros estabelecimentos comerciais que servem alimentos, os empreendedores precisam se adaptar para manter os negócios comerciais em funcionamento. 

Os funcionários de cozinha e de entrega a domicílio não foram completamente prejudicados, o que significa que a rotina de trabalho não alterou de forma significativa. 

A responsabilidade sobre o sistema de controle de entregas de produtos e serviços de todas as empresas passou para um patamar acima, pois muitas pessoas passaram a depender desses trabalhos para manter a produtividade na própria residência. 

Sendo assim, os hábitos saudáveis, como estar em contato com outros profissionais, ou mesmo com o público, apenas se adaptou do presencial para o que a tecnologia tem a oferecer. 

Muitas empresas adotaram mensageiros eletrônicos, enquanto outros mantiveram o telefone como contato principal. 

Os empregadores passaram por uma reformulação quanto ao ambiente de trabalho, quando se percebeu que o valor da locação de um prédio poderia ser otimizado e realocado para outras atividades.

Dessa forma, as pessoas precisaram adaptar as rotinas de trabalho a hábitos saudáveis que precisam ser aplicados no dia a dia, como:

  • Alimentação saudável;

  • Descansar quando o corpo estiver cansado;

  • Dormir em horário adequado;

  • Práticar exercícios físicos;

Os empreendedores que enxergaram oportunidade em toda essa revolução significativa pela qual passa toda a sociedade passaram a oferecer produtos alimentícios saudáveis, equipamentos para garantir o sono tranquilo e descansado.

Professores de educação física e nutricionistas oferecem programas personalizados, que podem ser aplicados na rotina de trabalho, com acompanhamento profissional online, ou por meio de aplicativos. 

Essa é uma maneira de se manter saudável, apesar de todas as mudanças apresentadas pela pandemia.

Setores produtivos adotam medidas de prevenção

O setor industrial e da construção civil não foram completamente prejudicados pelas paralisações em diversos segmentos produtivos. 

As empresas fabricantes de nobreak potente, por exemplo, precisaram aumentar a produção para atender muitos profissionais que precisam de um equipamento de segurança contra descargas elétricas nas redes domésticas. 

Para garantir a saúde dos funcionários, colaboradores, fornecedores e demais pessoas envolvidas na produção, medidas de prevenção foram adotadas desde o princípio da pandemia. 

O uso de máscaras se tornou obrigatório em todos os ambientes de trabalho, assim como a presença de dispensers de álcool em gel, para assepsia das mãos. 

No setor da construção civil as medidas foram as mesmas, seja para quem trabalha com documentos para transferência de veículo pr, seja para quem cuida de projetos elétricos e hidráulicos. 

Conclusão

Seja uma quarentena em escala global, seja para manter a saúde mental e do corpo em dia, é preciso tomar todos os cuidados para que não se perca a fé de que tudo vai melhorar. 

Para manter a rotina saudável para quem trabalha fora de casa, é preciso seguir as indicações propostas por especialistas na área da saúde, se prevenir com vacinas e evitar ao máximo qualquer notícia falsa que propõe um milagre de cura.

Os fatores apresentados podem ser controlados de acordo com a necessidade de se manter saudável. 

Assim, é necessário priorizar a saúde e o bem-estar, dentro de uma rotina que exige paciência, manutenção singular e particular sobre as atitudes, e a certeza de que tudo passa. 

Link
Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Relacionadas »
Comentários »