20/10/2021 às 16h48min - Atualizada em 20/10/2021 às 16h47min

Como começar a trabalhar em Home Office

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

O mundo vive uma evolução contínua, e as empresas acompanham na medida do possível para se manterem competitivas e proporcionarem até mesmo mais conforto e qualidade na rotina, adotando o Home Office como uma forma de oferecer trabalho para os mais diferentes profissionais. 

Um cenário completamente diferente se instalou após o mundo passar por uma pandemia, e muitas pessoas passaram a trabalhar diretamente da residência. 

Com a disponibilidade proporcionada nos dias atuais, principalmente a internet, o trabalho em home office se tornou ainda mais importante para o andamento de processos produtivos nos mais diversos setores. 

Muitos profissionais adotam essa medida como forma de prevenção à saúde e, tão importante quanto, a manutenção do emprego.

Para as empresas, o modelo de trabalho em home office se mostrou vantajoso em diversos aspectos, entre os quais a economia em diferentes setores, como:

  • Benefícios trabalhistas;

  • Conta de água, luz e telefone;

  • Otimização de atividades por equipe;

  • Retenção de talentos;

  • Vantagens fiscais.

Para os profissionais que adotaram a realização de tarefas profissionais a partir da própria residência, também apresentou diversos benefícios, como melhor aproveitamento de tempo com a família. 

Outra vantagem observada foi a dispensa em precisar percorrer um trajeto, muitas vezes com trânsito parado ou transporte público ineficaz. 

Logo, entre vantagens e benefícios, todos saíram ganhando, tanto que muitas empresas desenvolvem projetos para garantir parte dos serviços em home office, mesmo após a volta à normalidade em relação à pandemia.

Diferença entre home office e trabalho remoto

As pessoas passaram a se adaptar a um novo modelo de trabalho, o home office, e isso é uma nova realidade que profissionais e empresas precisam reconhecer que é um caminho sem volta. 

Entretanto, há uma diferença tênue entre quem adota o estilo home office para os profissionais que praticam o trabalho remoto. 

O primeiro até se identifica, à primeira vista, como trabalho remoto, porém ele ocorre dentro da residência do profissional, durante todo o horário despendido na empresa e fluxos de trabalho.

Contudo, diferentemente do trabalho remoto, que pode ser feito na casa ou apartamento do próprio profissional, também está relacionado a visitas a clientes em um outro local, como uma cidade, ou até mesmo um estado ou outro país. 

São prestadores de serviço que ficam à disposição da empresa como um representante de uma marca, de um produto ou de um serviço, como instaladores de TV a cabo ou vendedores que visitam pontos de venda.

No caso de um escritório despachante que realiza laudo cautelar veicular Campinas, o profissional pode ser encaminhado até onde o cliente está, e assim se concretiza o trabalho remoto. 

Em ambos os casos, tanto o trabalho remoto quanto o home office possuem suas especificidades, e podem ser discernidas e ajustadas conforme as escolhas e propostas dos profissionais e o relacionamento que possuem com a empresa. 

Diferentes profissionais se adequam ao home office

A tecnologia é uma grande aliada quando se fala em trabalho remoto ou home office. Com isso, se torna ainda mais importante quando as tarefas são realizadas online, como reuniões, envio de tarefas e relatórios de produção.

Mesmo os serviços de envio de documentos de veículos, por exemplo, podem ser feitos por meio de programas digitais voltados para despachante online transferencia direta para o cliente, resumindo a burocracia a um nível aceitável. 

Dessa forma, é possível identificar diferentes profissões que podem ser realizadas seguindo o modelo de home office, entre os quais:

  • Assistente virtual;

  • Influenciadores digitais;

  • Produção de conteúdo;

  • Consultoria para empresas;

  • Cargos de gestão e liderança;

Por incrível que pareça, há secretárias executivas que atendem uma série de clientes como assistente virtual, promovendo reuniões, agendando encontros corporativos, atendendo telefonemas e anotando recados, entre outras tarefas relacionadas à profissão.

Tudo é feito de forma virtual, trabalhando com linha de telefone e acesso à internet, diretamente do home office. 

Caso o chefe tenha a necessidade de trocar bateria iphone preço pode ser pesquisado, e todo o trâmite de envio e retorno ser programado junto a serviços de entrega.

Os influenciadores digitais estão presentes nas redes sociais. Esse modelo de trabalho cresce exponencialmente, conforme as pessoas estão compartilhando o estilo de vida e, ao mesmo tempo, seguindo comportamentos e tendências da moda. 

As empresas que trabalham com esse tipo de profissional exige pesquisas frequentes sobre roupas, calçados, filmes em destaque, ou mesmo a chegada de novos equipamentos eletrônicos, e como isso impacta na sociedade.

A produção de conteúdo para a internet é importante para que as empresas ganhem destaque nas plataformas de busca. 

Dessa forma, muitos profissionais passaram a criar textos e artigos com informações importantes, empregando a prática de SEO (Search Engine Optimization) com palavras-chave que se destacam nos algoritmos das plataformas digitais.

O consultor de empresas pode trabalhar em home office desenvolvendo projetos administrativos para um escritório despachante Florianopolis para que possa crescer perante a concorrência e se tornar mais conhecido entre os clientes. 

De forma localizada ou há milhares de quilômetros em que a empresa está instalada, esse consultor pode atender os mais variados clientes, independentemente do público-alvo ou dos produtos e serviços oferecidos ao mercado consumidor.

Quem trabalha nessa área de consultoria de empresas pode trabalhar realizando tarefas em home office utilizando equipamentos eletrônicos para reuniões pontuais, como webcam, fone de ouvido e microfone adaptados para esse modelo de trabalho.

A equipe responsável pelo gerenciamento de equipes, ocupando um cargo de liderança, pode fazer o trabalho a partir do home office. Com a disponibilidade de diferentes aplicativos para reuniões virtuais, isso se torna cada vez mais comum no mundo corporativo.

Mesmo a instalação de equipamentos podem ser realizados por técnicos presenciais, e ser acompanhados de maneira remota por um profissional responsável. 

Hospitais que recebem a atualização de aparelhos de endoscopia modelo Epx 4450 podem recepcionar os técnicos e direcionar para a instalação. 

Enquanto isso, um líder pode acompanhar todo o processo do conforto do lar, apenas apontando o direcionamento necessário.

Esse processo pode ser empregado no campo da tecnologia da informação, pois muitas programações estão sendo realizadas apenas com o acesso à internet, sem a necessidade da presença física de um técnico ou profissional específico.

Características do profissional em home office

Uma pessoa que pensa em adotar o estilo home office na vida profissional precisa tomar alguns cuidados, pois nem tudo é tão fácil quanto parece. 

Assim, é preciso ter uma rotina adequada para a realização das tarefas, assim como um espaço adequado para que o trabalho seja bem feito.

A climatização do ambiente é muito importante, por isso a disposição de um pirômetro digital para verificar a temperatura dos equipamentos.

Com a indicação digital do equipamento, o profissional pode encontrar uma solução eficiente para direcionamento do ar condicionado, da abertura da janela, ou mesmo da necessidade em ligar um ventilador para refrescar. 

Apesar do horário de trabalho poder ser flexível, muitas empresas exigem que os profissionais estejam disponíveis no horário comercial, ou seja, conforme o funcionamento do escritório. 

A disciplina em relação ao horário permite que qualquer profissional tenha as pausas necessárias para descanso, para cuidar da alimentação e seguir uma rotina normal de trabalho. 

Quando se trata de distrações, é preciso dedicar uma área apropriada, longe de animais de estimação e crianças, por exemplo. 

Diferente de uma sala de raio-X que precisa de uma porta baritada para segurança dos radiologistas, basta uma sala, mesmo que pequena, mas confortável, com uma boa iluminação e climatização que possa ser regulada conforme a necessidade, isolando os barulhos externos que podem causar distrações.

Dicas para que se produza melhor

O profissional que opta pelo trabalho em home office pode seguir dicas diversas para melhorar a produtividade e o ambiente.

Apesar de ser um formato novo para muitas pessoas, trabalhar diretamente da residência se tornou a realidade de muitas pessoas e as adequações se mostram necessárias, principalmente tendo em vista as vantagens desse estabelecimento.

Os bombeiros, engenheiros e arquitetos que trabalham como autônomos desenvolvendo projetos de AVCB Minas Gerais podem fazer isso diretamente de um escritório domiciliar, utilizando o conhecimento técnico e as ferramentas adequadas.

Por isso, vale seguir algumas dicas que sempre são válidas para quem ainda está pensando em adotar esse modelo de trabalho remoto, diretamente do conforto do lar. 

  1. Mantenha comunicação constante com equipe

Trabalhar sozinho pode ser libertador, por um momento, mas uma pessoa acostumada a trocar ideias e solicitar sugestões pode sentir falta de um colega de trabalho, ou da opinião profissional de um líder. 

Por isso é necessário manter o telefone sempre à disposição, assim como outras ferramentas tecnológicas que permitem acesso direto com a equipe de trabalho.

  1. Siga uma disciplina de trabalho

Levantar da cama logo cedo, como se fosse sair para trabalhar, é imprescindível para que se mantenha a rotina de trabalho. Com a diferença que não precisa depender de transporte público ou tirar o carro ou moto da garagem.

Essa disciplina deve ser mantida durante todo o período do trabalho em home office, para que não caia na tentação de ficar até mais tarde na cama, ou fazer uma atividade que não esteja relacionada ao trabalho.

  1. Peça compreensão aos outros moradores

Se um profissional trabalha em casa, pode ser que o espaço seja compartilhado com familiares ou amigos. 

Portanto, é preciso pedir para que essas pessoas respeitem a área de trabalho, pois, apesar de estar dentro de casa, se está desempenhando o trabalho profissional, o que demanda atenção e concentração.

Por fim, com um planejamento adequado, é possível ter um home office que seja produtivo, eficiente e de qualidade. 

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp