18/10/2021 às 11h15min - Atualizada em 18/10/2021 às 10h33min

O que é atenção primária e como ela pode transformar a rotina dos seus colaboradores

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

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A atenção primária é um combo de ações de saúde voltadas para prevenir e favorecer a saúde do colaborador, transformando a sua rotina. 

 

Assim, descubra mais sobre atenção primária neste artigo.

 

O que é atenção primária 

A atenção primária à saúde (APS) é um combo de ações empregadas para evitar que doenças dos colaboradores se agravem. Assim, a atenção primária tem foco em zelar pela saúde e não em tratar doenças.

 

Sendo assim, contribui para diminuir as faltas por doenças. Portanto, a atenção primária promove a qualidade de vida e aumenta a produtividade do colaborador.

 

Quando implementado na empresa, este modelo atende até 90% dos problemas de saúde do colaborador. Além disso, ministra programas de prevenção de doenças e aumento da qualidade de vida.

 

Desta forma, quando a empresa investe em um atendimento de atenção primária no ambulatório da empresa, ela pode acompanhar a saúde do colaborador de perto.

 

Então, pode detectar doenças e tratá-las de forma a evitar que se compliquem. Fora que a necessidade de consultas a médicos fora da empresa tendem a diminuir.

 

Logo, um atendimento de atenção primária na empresa contribui para diminuir os custos com plano de saúde para a empresa e para funcionários.

 

Fundamentos da Atenção Primária

Os fundamentos determinam como a atenção primária funciona.

A atenção primária possui 4 fundamentos que determinam o seu funcionamento. Conheça cada um deles a seguir:

 
  1. Primeiro contato

O primeiro contato é o principal fundamento da atenção primária, ou seja, o primeiro cuidado com o paciente.

 

Assim, é através de uma primeira avaliação introdutória no contexto de atenção primária, que o paciente é encaminhado a um especialista, caso seja necessário.

 

Portanto, o primeiro contato funciona como uma triagem na qual um clínico geral identifica uma possível doença. E caso ela necessite de cuidados especiais, o paciente é direcionado a um especialista naquela doença.

 
  1. Continuidade do atendimento

A manutenção no tempo ou longitudinalidade está relacionada à continuação da relação entre médico e paciente ao longo do tempo. Isso quer dizer que quanto mais eles se conhecem, são próximos, maiores as probabilidades de êxito do atendimento.

 

Além disso, essa relação duradoura e contínua acelera as atividades preventivas. Por conta disto, o médico age no momento certo, o que reduz o uso de outros procedimentos.

 
  1. Integralidade da atenção

A integralidade da atenção mostra que o paciente precisa ser avaliado a partir de contexto global no qual está inserido.

 

No entanto, este é o momento de iniciar ou encaminhar o paciente para tratamento, se for necessário.

 
  1. Coordenação

O atendimento de atenção primária necessita de integração com vários níveis de atenção. Portanto, a atenção primária integra e organiza os cuidados subsequentes essenciais.

 

Os vários níveis de atenção

A gestão de saúde pública do Brasil adotou três níveis de atenção:

  • Primário

  • Secundário

  • Terciário

 

Assim, esse modelo atende a propostas do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Organização Mundial de Saúde (OMS).

 
  • Atenção Primária à Saúde (APS)

A atenção primária é o primeiro nível destinado a atendimentos simples. É voltado à prevenção e promoção da saúde, da segurança e do bem-estar em empresas.

  • Atenção Secundária à Saúde (ASS)

A Atenção Secundária entra em cena quando os casos que forma tratados pela Atenção Primária podem se agravar. 

 

Diante disso, a Atenção Secundária possui um sistema mais especializado de forma a atender necessidades de média complexidade.

  • Atenção Terciária à Saúde (ATS)

A Atenção terciária cuida dos casos mais complexos e aqueles que são essenciais para a preservação da vida.

 

Como a atenção primária pode transformar a rotina dos seus colaboradores

Manter um ambulatório médico na empresa proporciona mais segurança, comodidade e saúde aos colaboradores.

 

Assim, quando o colaborador apresenta um quadro  de dor de cabeça, alteração da pressão arterial ou mesmo febre, ele pode ser atendido no ambulatório e, a depender do quadro, retornar para suas funções.

 

Veja abaixo como a atenção primária pode transformar a rotina de seus colaboradores.

  1. Acompanhamento médico personalizado

A relação médico-paciente na empresa acaba sendo mais estreita quando comparada a consultórios e hospitais, graças ao acompanhamento periódico. 

 

Assim, o vínculo será maior, assim como a duração da consulta. Ou seja, o médico pode dar mais atenção ao paciente e ser mais cuidadoso nos procedimentos.

 
  1. Redução das faltas

Quando colaboradores faltam ao trabalho, isso impacta na eficiência e qualidade. Desta forma, adotando a atenção primária, você evita que o colaborador se afaste por muito tempo, pois o foco é na prevenção de doenças.

 
  1. Melhor utilização do plano de saúde

Como o colaborador faz acompanhamento com o médico na empresa, ele fará menos uso do plano de saúde. 

 

Ou seja, o plano será usado em situações que exijam um especialista ou exames mais complexos. 

 
  1. Rápido atendimento em casos de emergência

Como a empresa possui um médico no ambulatório, em casos de mal súbito ou mesmo acidente, o colaborador é atendido de imediato.

 

Além do mais, o médico já terá conhecimento do histórico do paciente, o que ajuda a entender os motivos da emergência.

 

Conclusão

A Atenção Primária pouco a pouco vai sendo implementada pelas empresas, juntamente com outros programas, como a saúde ocupacional.

 

Tudo isso com a finalidade de oferecer mais segurança, qualidade de vida e saúde para os colaboradores.

 

Assim, manter um ambulatório que oferece atenção primárias em suas instalações transforma a rotina de seus colaboradores, além de reduzir custos como os do plano de saúde.


Portanto, se você quer aumentar a produtividade de seus colaboradores e se preocupa com a saúde e bem-estar deles, invista em atendimento de atenção primária em seu negócio.
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