12/02/2012 às 00h06min - Atualizada em 06/05/2012 às 00h06min

Terceira idade merece programação especial na TV brasileira

Crianças e jovens, que possuem acesso à internet, já ficam mais tempo no computador do que ligados na TV.

Fabio Maksymczuk

Olá, internautas

O perfil da sociedade brasileira ganha nova feição. Antes dominada por crianças e jovens, a chamada “terceira idade” começa a ampliar seu percentual de participação na pirâmide etária. A Sinopse do Censo Demográfico demonstra tal fato. Em 2010, o país tinha 13,8 milhões de crianças de até 4 anos e 14 milhões de pessoas com mais de 65 anos. Idosos já superam crianças. Essa tendência deve se ampliar nos próximos anos.

Crianças e jovens, que possuem acesso à internet, já ficam mais tempo no computador do que ligados na TV. Apesar do novo quadro, a programação da TV brasileira ainda não se ajustou para a situação.

Os programas infantis, de fato, rarearam no “cardápio televisivo”. Porém, atrações específicas para telespectadores acima de 65 anos ainda não aparecem, pelo menos na TV aberta.

Pautas dirigidas a esse público entram esporadicamente em telejornais e revistas eletrônicas. Recentemente, o “Fantástico” exibiu uma série de reportagens com uma galera animada que viaja por todo o Brasil. A matéria focalizou as aventuras de um grupo com pessoas de mais de 60 anos em Bonito (MS) e Pantanal. Quando estive na cidade sul-mato-grossense no final do ano passado, soube que uma equipe da TV Globo planejava fazer alguma reportagem pelos pontos turísticos de Bonito. Era exatamente o “Fantástico”.

Seria muito interessante uma atração específica voltada a esse nicho. Um apresentador e/ou uma apresentadora sexagenário (ou septuagenário, octogenário, nonagenário!...), que passasse dicas e informações para os telespectadores da faixa etária, poderia comandar a atração. A identificação é fundamental para o sucesso do projeto. A segmentação é um caminho que deve ser trilhado por algumas emissoras, como TV Cultura, RedeTV!, TV Gazeta, TV Brasil e Band.  

Fabio Maksymczuk  

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp