14/10/2021 às 18h25min - Atualizada em 14/10/2021 às 18h24min

Os tipos de conteúdo que são sucesso em qualquer estratégia de inbound marketing

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

O conceito de Inbound Marketing se trata de um conjunto de estratégias que tem como objetivo atrair e converter clientes através de conteúdo rico e informações relevantes para ele. A grande diferença do marketing tradicional, é que no inbound a empresa não corre atrás de clientes, mas faz uso de técnicas para ser encontrada nos canais como mecanismos de busca, blogs e redes sociais. 

 

Desde 2009, o Inbound Marketing explodiu de vez e vem crescendo cada vez mais entre as empresas de diferentes portes, elas estão aderindo ao método para crescer em vendas e conquistar mais clientes e, principalmente, reforçar sua autoridade perante sua audiência para, dessa maneira, se tornar uma referência no ramo no qual trabalham. O motor principal dessa estratégia é a produção de conteúdo, que tem como principal objetivo atrair, engajar e converter clientes em vendas. 
 

Imagem: Freepik 

 

Principais tipos de conteúdo para Inbound Marketing

Para ter sucesso no fluxo de inbound marketing, se faz necessário diversificar as estratégias na hora de produzir o conteúdo. É de extrema importância que o produtor entenda que cada tipo de conteúdo tem características que se encaixam em diferentes etapas do funil de vendas. A seguir, confira alguns dos principais tipos de conteúdo usados nas estratégias de inbound. 

 

Blog post 

É o principal aliado quando se trata de ranquear um site nos mecanismos de busca. Esse tipo de estratégia é mais ampla e tem foco em atrair e reter leads na sua página. Através deles o produtor pode abordar os mais variados assuntos sendo conteúdos mais ou menos profundos de acordo com o assunto e direcionar o leitor para todo e qualquer parte do site, de acordo com a posição do cliente dentro do funil de vendas. 

 

Redes Sociais

Um próximo passo após produzir conteúdo no seu blog, é divulgá-lo e uma boa alternativa para fazer isso, são as redes sociais. Para fazer isso da forma correta e ganhar mais cliques na sua página, não é somente compartilhar o conteúdo, mas também usar a linguagem certa, de acordo com o seu público, para convencer o cliente através de argumentos que mostrem para ele as vantagens que ele terá ao consumir o seu conteúdo. Aqui os conteúdos podem ser artes ou vídeos, no caso dos vídeos você vai precisar se atentar a fazer boas edições. Para isso, busque formas de editar vídeo online, assim fica mais fácil de compartilhar nas redes sociais. 

E-mail Marketing 

Esse tipo de conteúdo se trata do disparo em massa de e-mail para uma lista selecionada de pessoas com uma finalidade específica. Esses leads podem ter sido gerados através de outras estratégias ou um mailing convencional. O inbound foi responsável por modificar o conceito de e-mail marketing e mostrar a força e poder dessa estratégia para criar um relacionamento com o consumidor. 

 

E-book 

Esse é um método eficaz na atração de potenciais clientes. Isso porque o download desse material, muitas das vezes, está vinculado ao preenchimento de um formulário no qual os usuários deixam seus e-mails e algumas outras informações pessoais. Em geral, o conteúdo abordado aqui é mais rico e denso do que nas outras estratégias de marketing e tem como finalidade consolidar a credibilidade da marca sobre determinado assunto. 

 
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