O conceito de Inbound Marketing se trata de um conjunto de estratégias que tem como objetivo atrair e converter clientes através de conteúdo rico e informações relevantes para ele. A grande diferença do marketing tradicional, é que no inbound a empresa não corre atrás de clientes, mas faz uso de técnicas para ser encontrada nos canais como mecanismos de busca, blogs e redes sociais.
Desde 2009, o Inbound Marketing explodiu de vez e vem crescendo cada vez mais entre as empresas de diferentes portes, elas estão aderindo ao método para crescer em vendas e conquistar mais clientes e, principalmente, reforçar sua autoridade perante sua audiência para, dessa maneira, se tornar uma referência no ramo no qual trabalham. O motor principal dessa estratégia é a produção de conteúdo, que tem como principal objetivo atrair, engajar e converter clientes em vendas.
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Para ter sucesso no fluxo de inbound marketing, se faz necessário diversificar as estratégias na hora de produzir o conteúdo. É de extrema importância que o produtor entenda que cada tipo de conteúdo tem características que se encaixam em diferentes etapas do funil de vendas. A seguir, confira alguns dos principais tipos de conteúdo usados nas estratégias de inbound.
É o principal aliado quando se trata de ranquear um site nos mecanismos de busca. Esse tipo de estratégia é mais ampla e tem foco em atrair e reter leads na sua página. Através deles o produtor pode abordar os mais variados assuntos sendo conteúdos mais ou menos profundos de acordo com o assunto e direcionar o leitor para todo e qualquer parte do site, de acordo com a posição do cliente dentro do funil de vendas.
Um próximo passo após produzir conteúdo no seu blog, é divulgá-lo e uma boa alternativa para fazer isso, são as redes sociais. Para fazer isso da forma correta e ganhar mais cliques na sua página, não é somente compartilhar o conteúdo, mas também usar a linguagem certa, de acordo com o seu público, para convencer o cliente através de argumentos que mostrem para ele as vantagens que ele terá ao consumir o seu conteúdo. Aqui os conteúdos podem ser artes ou vídeos, no caso dos vídeos você vai precisar se atentar a fazer boas edições. Para isso, busque formas de editar vídeo online, assim fica mais fácil de compartilhar nas redes sociais.
Esse tipo de conteúdo se trata do disparo em massa de e-mail para uma lista selecionada de pessoas com uma finalidade específica. Esses leads podem ter sido gerados através de outras estratégias ou um mailing convencional. O inbound foi responsável por modificar o conceito de e-mail marketing e mostrar a força e poder dessa estratégia para criar um relacionamento com o consumidor.
Esse é um método eficaz na atração de potenciais clientes. Isso porque o download desse material, muitas das vezes, está vinculado ao preenchimento de um formulário no qual os usuários deixam seus e-mails e algumas outras informações pessoais. Em geral, o conteúdo abordado aqui é mais rico e denso do que nas outras estratégias de marketing e tem como finalidade consolidar a credibilidade da marca sobre determinado assunto.