14/10/2021 às 17h27min - Atualizada em 14/10/2021 às 17h23min

A importância do Inbound Marketing no setor industrial

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Você certamente já deve ter ouvido falar ou lido em algum lugar sobre a estratégia de Inbound marketing, certo? Porém você sabe o que ela significa e quais as relevâncias que ela possui principalmente para o setor industrial? 

 

O que é Inbound Marketing?

 

O Inbound Marketing é um conceito criado em 2006 e que tem como funcionalidade atrair e ganhar o interesse do público através de conteúdos ou serviços de maneira gratuita e orgânica. Ou seja, a empresa fornece ao consumidor, atrações para que ele percorra todas as etapas do funil de vendas até que se torne um cliente de seu negócio. 

 

Essa estratégia se popularizou nos últimos anos e vem sendo uma das mais adotadas por aqueles que trabalham com o marketing digital. Você se mantém próximo do seu público e cria um vínculo desde cedo, ganhando confiança e potencializando suas vendas de forma mais segura.

 

Essa estratégia não se baseia apenas dentro do nicho digital, independente de sua área de atuação, vale a pena a utilização deste conceito, por mais que o seu serviço seja voltado mais para uma área física, um e-book sobre ensaio de calibração ou instalação de câmeras,por exemplo, também pode agregar muito valor ao seu público alvo.

 

Muitas vezes, o consumidor ainda não tem a certeza de que ele deve efetuar uma compra de seu produto e serviço, e através de conteúdos atrativos ele possa ser convencido. Por conta disso é fundamental esse conceito orgânico, que gera leads e conversões de forma mais fácil. 

 

Relevância do Inbound Marketing para a indústria

 

Se falamos sobre todo o conceito e importância do Inbound Marketing para qualquer empresa, agora podemos abordar quais são seus fundamentos dentro do mercado industrial. 

 

O marketing industrial, incluindo o Inbound marketing atua de uma forma um pouco diferente do convencional. Geralmente, quando é utilizado o conceito do inbound, a empresa busca conteúdo que possa agradar o cliente de forma que supra suas necessidades de uma maneira mais básica. 

 

Porém ao falarmos da parte industrial, temos que pensar também em um conteúdo e formas de atração diferentes, afinal, muitas vezes a pessoa que vai comprar, por exemplo, queimadores industriais a gás, não vai pensar somente no preço ou na necessidade instantânea, e sim vai balancear a qualidade do equipamento e quanto aquele produto pode agregar dentro de seu negócio. 

 

Sendo assim, o inbound marketing é ainda mais fundamental dentro da área industrial, já que a produção de conteúdos, como textos em blogs, e-books, webinars e outras técnicas podem ser utilizadas para mostrar e interagir com o seu consumidor de maneira gratuita e explicativa. 

 

Com isso, muitas pessoas que possuem dificuldade dentro da área industrial, podem ter uma amostragem de produtos, máquinas e serviços de uma maneira mais fácil e simplificada, fazendo com que a interação da indústria com o seu consumidor seja de forma mais transparente e robusta, oferecendo um leque de opções até alcançar o objetivo final da venda. 

 

Sanando as dúvidas do seu consumidor, como por exemplo como funciona a Instalação de sistema de sprinklers, criando ofertas e informando mais sobre o mercado industrial, o seu negócio começar a ganhar fidelidade, praticidade e conteúdo para agradar todos os tipos de leads que possam vir a se tornar clientes de sua empresa.

 
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