14/10/2021 às 17h21min - Atualizada em 14/10/2021 às 17h16min

Leads: Como classificar e os benefícios da classificação

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

A base de todo grande negócio para conseguir prosperar é você conhecer seu público. Se não souber quem são as pessoas que consomem seu produto, dificilmente você vai conseguir achar mais clientes compatíveis para continuar expandindo sua empresa, principalmente se ela operar por meio digital. 

 

Desta forma, obter os dados de cada lead é uma das estratégias mais importantes dentro do processo de marketing. Para isto, é necessário não só analisar os dados como um todo, e sim se aprofundar um pouco mais nos gostos e no padrão encontrado em cada cliente. 

 

Independente da área de atuação de sua empresa, seja ela voltada para montagem industrial ou para consultoria de musculação online, é imprescindível que você saiba exatamente qual é seu público alvo com maior potencial para compra. 

 

Classificando os leads

 

Mesmo a captação de leads sendo algo essencial para o seu negócio, existe algo ainda mais importante que é a classificação dos leads. Por mais que você tenha uma ampla lista de pessoas interessadas em seu produto, provavelmente, a maioria delas não irá se tornar um cliente de sua empresa. 

 

A maior parte dos seus leads está ali na sua lista apenas por curiosidade, e você pode acabar sendo prejudicado por investir tanto dinheiro em uma lista tão grande mas com poucos resultados. É aí que entra a classificação de leads ou também conhecido como Lead Scoring. 

 

Resumidamente essa técnica se baseia em encontrar leads que possam se tornar clientes potenciais de sua empresa. Ela funciona da seguinte forma: você observa qual é o fator comum entre os consumidores de seus serviços: qual o sexo, faixa etária, cidade em que reside, gostos pessoais, interações em redes sociais e etc. 

 

Com todos esses dados coletados, fica mais fácil de você conhecer melhor seu público e conseguir direcionar seus esforços dentro de um funil mais assertivo. Isso vale não só para serviços e produtos de ampla procura como por exemplo curso de inglês e vendas online até para nichos mais específicos como venda de queimadores industriais a gás ou elevadores de acessibilidade. 

 

Benefícios de classificar o lead

 

Depois de você classificar e conseguir identificar e separar potenciais clientes e leads “apenas curiosos”, sua empresa já possui dados suficientes para ter uma segmentação mais assertiva e procurar pessoas que se enquadram no perfil de venda dos seus negócios. 

 

Você consegue moldar diversas estratégias como nutrir os leads dentro do funil através de promoções e conteúdos gratuitos, ou atrair novos leads que se enquadram dentro do perfil ideal na sua empresa. Com a assertividade no perfil, a interação e a linguagem com o público alvo é facilitada e a chance de conversão aumenta exponencialmente. 

 

Ocorre uma economia de tempo e um ganho de dinheiro, já que o seu produto está sendo mostrado de forma mais objetiva para um padrão de leads propensos a comprarem e se tornarem clientes de seus serviços. 

 

A classificação e o conhecimento de leads é algo fundamental para qualquer empresa que quer manter sua marca em alta e obter sucesso nos negócios. Assim como o médico precisa do CRM para trabalhar ou uma edificação precisa da emissão de AVCB para funcionar de forma segura, o conhecimento do público da sua empresa é algo obrigatório para o sucesso de seu negócio. 

 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp