07/10/2021 às 11h10min - Atualizada em 07/10/2021 às 11h09min

Redação para blog: como fazer do jeito certo?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Todo mundo que escreve redações para blog tem que ter em mente que produzir um conteúdo de qualidade é essencial! O blog de uma empresa é uma das estratégias de marketing mais importantes e fundamentais que existe, visto que através dele que muitos clientes são atraídos e fidelizados. 
 

Para você ter uma ideia do quanto é importante fazer uma boa redação para blog, pense no seguinte: o primeiro contato que muitas pessoas têm com empresas é através da internet, buscando no Google quem venda determinado produto ou preste algum serviço. 
 

Uma redação de blog bem feita de determinada empresa com certeza irá aparecer para quem procura, já que o Google sempre mostra para os usuários os melhores conteúdos referentes ao assunto que a pessoa está buscando. Entendeu agora porque é importante que uma redação de blog esteja bem feita e bem escrita? 
 

E se você está precisando de dicas e sugestões para aperfeiçoar seus métodos de escrita, acompanhe neste artigo algumas dicas de ouro para fazer uma redação para blog do jeito certo!

Seja criativo e estrategista

Quem escreve redações para blog deve estar diretamente ligado à criatividade, mas apenas criatividade não é o suficiente para produzir bons posts e um marketing de conteúdo que seja de qualidade.
 

Para fazer redações para blog que sejam realmente boas e atraentes aos olhos dos leitores, é preciso pesquisar informações em fontes confiáveis e organizar todas suas ideias na redação de forma clara, organizada e que seja de fácil entendimento para quem está lendo.
 

E quando falamos de ser estrategista para fazer uma boa redação de blog, é preciso se colocar no lugar do público para o qual está escrevendo e imaginar o que, como e quais informações seriam úteis para eles.

Planeje e organize uma estrutura para seu texto antes de escrever

Redatores de blogs geralmente recebem um “briefing”, o qual contém muitas informações e sugestões relevantes de textos, títulos, tópicos e questões interessantes que podem ser utilizados para direcionar melhor a redação. 
 

Além disso, o briefing também é um ótimo aliado na hora de organizar a estrutura do seu texto. Veja algumas vantagens de utilizá-lo e de formular uma estrutura antes de começar a redigir:
 

  • Reduz as chances de ficar sem ideias do que escrever;

  • Otimiza o tempo de produção;

  • Direciona a pesquisa sobre o tema que será escrito para o caminho certo;

  • Mantém o foco no tema;

  • Colabora para a produção de textos mais organizados e didáticos;

  • Evita a procrastinação.

Otimize todos os conteúdos dos seus artigos para SEO

O SEO é uma técnica de otimização de textos muito utilizada que serve para ajudar o seus posts a ocuparem a primeira página do Google quando uma pesquisa a respeito do tema que você escreveu for realizada. Veja algumas dicas de SEO que são essenciais para a produção de um bom conteúdo de blog.

Pesquise e saiba utilizar as principais palavras-chave

Com a utilização de algumas ferramentas você consegue encontrar quais palavras-chaves são as mais relevantes para o assunto que você está escrevendo. Essas palavras-chave são importantes porque é a partir delas que as pessoas geralmente buscam determinado conteúdo. 
 

Após encontrar a palavra-chave, ou as palavras-chave, existem alguns lugares estratégicos no texto que você deve colocá-las, os quais são:
 

  • Título do Post (Heading 1 ou H1);

  • Em qualquer um dos Títulos 2 (Heading 2 ou H2);

  • Deve aparecer, pelo menos, 5 vezes a cada 700 palavras de um post;

  • 1 vez no texto âncora (linkagem);

  • Na URL do artigo;

  • No texto ALT da imagem. 

Amplie a web semântica do seu artigo

Para que a palavra chave não fique muito repetitiva, utilize variações dela, como ela no plural, no masculino, no feminino, palavras chave de longa calda (long tails), sinônimos e outros termos que se relacionem com ela. 

Conclusão

Existem muitas outras dicas que você pode utilizar para produzir redações para blogs do jeito certo. Contudo, utilizar a otimização SEO é a mais essencial de todas, pois ela fará com que o seu texto se destaque entre os melhores e esteja sempre presente na primeira página de buscas do Google. 
 

Sendo assim, para fazer uma boa redação para blog basta que você seja criativo, tenha força de vontade e utilize o método SEO sempre!

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp