30/09/2021 às 15h03min - Atualizada em 30/09/2021 às 15h02min

O QUE É BOM PARA AUXILIAR NO FUNCIONAMENTO DA IMUNIDADE?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Atualmente, em um cenário de pandemia, cuidar da imunidade é mais importante que nunca. É preciso seguir todas as recomendações para evitar ou minimizar o contágio: distanciamento social, utilizar álcool gel, máscaras, evitar aglomerações, porém, um dos itens mais importantes é buscar fortalecer e manter eficiente a própria imunidade.

 

Diversas atitudes benéficas podem ser aplicadas desde já em sua rotina para otimizar a sua imunidade, o que é importante não apenas  para este período crítico, mas para qualquer momento da vida.

Mas, antes de tudo, o que é a imunidade?

 

Tudo o que é vivo possui mecanismos de autopreservação e de proteção, pois existem muitas ameaças no ambiente.  

 

O nosso organismo é incrivelmente complexo e, para se manter saudável e protegido, precisou desenvolver um sistema de defesas altamente sofisticado, o sistema imune, ou imunológico, que inclui órgãos, tecidos, células especializadas, moléculas sinalizadoras e outros componentes.

 

Este sistema é essencial para neutralizar e manter as inúmeras ameaças em um nível que não cause prejuízos à saúde.

 

Em nosso organismo, é muito comum que células defeituosas no organismo, bactérias, fungos, parasitas e vírus apareçam com potencial de causar danos e, por isso, nossos sistemas de proteção os detectam e os eliminam sem que a gente nem perceba.

 

Quando o corpo se depara com eventos ou invasores mais agressivos, as respostas do sistema imune também precisam ser mais agressivas e acabamos sentindo os diversos desconfortos dessa batalha.

 

Ou seja, de um modo bem simples: podemos definir imunidade como a capacidade do organismo de combater elementos que o ameacem e possam causar desequilíbrios e doenças, e também corrigir os problemas decorrentes deste tipo de “invasão” e de outros motivos, como ferimentos.

 

O sistema imune começa a se desenvolver ainda na gestação. Sabemos que a dieta e a saúde da mãe afetam a saúde do bebê neste período e é por isso que o sistema imune é bastante influenciado pelos primeiros meses e anos de vida. O leite materno, por exemplo, fornece componentes importantes para o desenvolvimento da imunidade e também bactérias que vão colonizar os intestinos e influenciar nisso e em outros aspectos, como a saúde digestiva.

 

Desde criança, somos expostos a diversos agentes externos que estimulam o sistema imune a trabalhar e se expandir. Se expor a bactérias naturais do ambiente é, na verdade, indispensável para o desenvolvimento saudável do sistema imune. 

 

Esse é um dos motivos, hoje, que faz tantas crianças, que crescem em apartamentos com tudo bastante limpo e esterilizado, serem tão frágeis e até doentes. Isso acontece pois a criança não tem contato com bactérias, fungos e vírus que estão nas plantas, no solo, no ar, em animais… então, o sistema imune não recebe os estímulos e fica fraco e desequilibrado.

 

Atualmente, os cientistas sabem que o contato com diversos tipos de micro-organismo durante a infância é essencial para treinar o sistema imune e até para colonizar a flora intestinal de maneira saudável.

 

Na verdade, a grande maioria de microrganismos presentes em nosso ambiente e em nosso próprio corpo são inofensivos e até benéficos, necessários à saúde e metabolismo - mas algumas espécies podem nos prejudicar e causar problemas, desde leves desconfortos e, dependendo da resposta do organismo, até a morte.

 

Foi para nos proteger dessas e de outras ameaças que o sistema imune se desenvolveu. 

Como funciona?

 

A imunidade pode ser dividida em duas partes principais: 

 
  • Imunidade inata: é aquela com a qual nascemos. É a primeira linha de defesa do organismo. É bastante rápida e eficiente, com mecanismos de ação e destruição de invasores. Estes são sempre os mesmos, independentemente de qual é o tipo de contaminação. Muitas bactérias e vírus são neutralizados pela imunidade inata sem que a gente sinta qualquer sintoma. Os componentes da imunidade inata são os macrófagos, neutrófilos, células dendríticas e células Natural Killer (NK). Ela é chamada também de não específica, pois atua das mesmas maneiras para qualquer tipo de invasor. 

 
  • Imunidade adquirida ou adaptativa: é aquela que se desenvolve ao se expor a vários patógenos, quando a resposta inata não é suficiente. Essa resposta leva alguns dias para acontecer, já que o organismo necessita planejar a ação. Esse tipo ainda pode ser dividido na imunidade mediada por células T (são auxiliares e exterminadoras) e células B (produzem anticorpos) e imunidade humoral (que tem base em fluídos). São mecanismos de defesa específicos para cada tipo de invasor.

 

É muito comum ouvirmos falar sobre a importância da imunidade, informações da ciência são distribuídas com clareza e objetividade e praticamente todos nós conhecemos os inúmeros fatores que afetam o nosso sistema imune, tanto de maneira positiva, quanto negativa. 

 

Infelizmente, o ambiente e o estilo de vida modernos, com uma alimentação baseada em industrializados e processados, sedentarismo, excesso de estresse, sono ruim, pouca exposição ao sol, é repleto de elementos que influenciam negativamente o nosso sistema imune, nos deixando mais suscetíveis às doenças, infecções e suas complicações para a saúde. Portanto, no contexto atual é indispensável buscar conhecimento e soluções para corrigir esses fatores.

Saúde emocional e o sistema imune

 

Neste momento de pandemia, quarentena, em que muitas pessoas sofrem em decorrência do vírus e também das medidas tomadas para conter sua disseminação, como o isolamento social, falta de recursos e inúmeras outras preocupações, percebemos um aumento significativo em quadros de ansiedade, insônia e depressão. Tudo isso desregula o sistema imune.

 

Existe um campo de estudo chamado de psiconeuroimunologia que estuda justamente a relação entre o estado psicológico, o sistema nervoso e o sistema imunológico.  O estresse crônico e a ansiedade são terríveis para o sistema imune, pois são estados mentais e emocionais que podem suprimir o sistema imunológico e você vai ficar  mais suscetível aos vírus e aos problemas decorrentes de uma infecção.  É preciso buscar maneiras de combater isso. 

 

Ferramentas muito interessantes, como a meditação, a prática da gratidão, yoga, exercícios físicos e relaxamento, auxiliam nesse combate. É imprescindível não abrir mão de momentos de prazer, criativos, descontraídos e de afeto, que são especialmente benéficos. 

 

Mas, lembre-se de que não há uma separação concreta entre corpo e mente, ou seja, a depressão e a ansiedade não são apenas ocorrências psicológicas, possuem relação direta com o metabolismo e a saúde física, incluindo a alimentação. Sim, a carência de determinados nutrientes e a presença de toxinas ou elementos desnecessários podem ser fatores decisivos para gerar ou agravar desequilíbrios psicológicos e emocionais.

 

Portanto, além de adequar aspectos do estilo de vida, como aumentar a frequência da atividade física, melhorar a qualidade do sono, buscar maneiras de gerenciar o estresse, dentre outros, melhorar a alimentação é indispensável para o bom desempenho do sistema imune. 

Conhecer para cuidar

 

Quando sabemos mais sobre os nutrientes, compostos ativos e os suplementos fundamentais que fortalecem e harmonizam o sistema imunológico, ganhamos muito valor nas escolhas que fazemos no dia a dia. A imunidade é a sua principal defesa, não apenas agora, contra o coronavírus, mas também contra os milhares de parasitas, bactérias e vírus que circulam por todos os continentes e cidades.

 

Infelizmente, a maioria das pessoas só parece se lembrar da imunidade quando ela falha, recorrendo ao própolis, aos cuidados com a alimentação, buscar dormir melhor… mas, somente quando o problema saiu do controle, deixando de seguir a atemporal sabedoria de que é melhor prevenir do que remediar.

 

Não existe saúde sem imunidade eficiente. É preciso manter-se informado e fazer escolhas inteligentes e saudáveis para o próprio bem-estar e qualidade de vida.

 

Todas as dificuldades são também oportunidades para o aperfeiçoamento. Tempos de epidemia podem oferecer a chance para você evoluir o seu estilo de vida. 

 

Cuide bem de si. Foque em fazer aquilo que está ao seu alcance. Não se preocupe excessivamente, mas se prepare inteligentemente.

 

Esta é a mentalidade que devemos cultivar na vida, seja em tempos de calmaria ou de tempestade. 

Boas escolhas alimentares fortalecem o sistema imune

 

Não importa qual seja sua filosofia alimentar, é importante saber que existem dois pontos que você não pode deixar de observar. O primeiro diz respeito à densidade de nutrientes de sua alimentação.

 

O corpo requer uma série de nutrientes para se fortalecer. Proteínas, por exemplo, são cruciais para a imunidade. Ovos, Whey Protein, queijos bem curados (como o parmesão), carnes e feijões são exemplos de alimentos de alto teor nutritivo que fornecem aminoácidos essenciais para o fortalecimento das defesas do corpo.

 

É muito importante aumentar a dosagem de proteínas e de boas gorduras - como o azeite de oliva e a manteiga natural, evitando os óleos vegetais processados (como soja, milho, girassol, canola) que são pró-inflamatórios e causam um fardo para as defesas do corpo.

 

E, por falar em fardo, o açúcar cobra um preço alto pela imunidade, especialmente se você ingere comidas ou bebidas com alto teor de açúcar, em grande quantidade e frequentemente. De fato, um estudo publicado no The American Journal of Clinical Nutrition nos anos 70 demonstrou que o açúcar é um imunossupressor, diminuindo drasticamente a atividade dos fagócitos, células especializadas da primeira linha de defesa do sistema imune. Estes glóbulos brancos tiveram sua ação reduzida de modo substancial nas duas primeiras horas após a ingestão de açúcar, e essa baixa na imunidade durou até 5 horas.

 

Com certeza você preza por sua imunidade e se proteger de doenças é algo que faz sentido, não é? Por isso, é importante ter o discernimento e a disciplina necessários para evitar escolhas ruins, como refrigerantes, doces, bolachas, chocolates comuns, sorvetes... e também os amidos refinados, como as farinhas comuns, o polvilho, a maltodextrina, a maisena. Estes alimentos atuam no metabolismo de forma muito semelhante ao açúcar.

Conheça alguns suplementos para aumentar a imunidade

 

VITAMINA C - Nutriente essencial encontrado em frutinhas azedas como camu camu, acerola, limão, kiwi e também em vegetais frescos e pimentas, pode ser utilizado na forma de suplemento para dosagens mais efetivas e ideais. Segundo inúmeros estudos, a vitamina C é matéria-prima indispensável para a síntese do colágeno.

 

ZINCO - É um mineral indispensável para a saúde e faz parte de aproximadamente 300 reações químicas no organismo, contribuindo para várias funções no metabolismo celular, desenvolvimento cognitivo, defesa antioxidante e participação da divisão celular. Pesquisas mostram que o Zinco é capaz de auxiliar no funcionamento do sistema imune, principalmente quando tomado diariamente, de maneira preventiva. 

 

SELÊNIO - Mineral essencial, desempenha inúmeras funções importantes. O selênio combate o estresse oxidativo e ajuda a defender o organismo, estimulando o sistema imunológico.

 

PRÓPOLIS VERDE - própolis é uma resina coletada pelas abelhas na vegetação e utilizada na vedação de todas as frestas da colmeia para protegê-la contra bactérias, vírus e fungos capazes de colocar em risco suas vidas. É a mais eficiente variedade de própolis para efeito antiviral, contém compostos ativos exclusivos como a artepelina C e bacarina, além de ter excelente efeito antioxidante e anti-inflamatório. A Puravida produz Própolis Verde em uma versão totalmente natural, para ser tomada em cápsulas.

 

Para finalizar, é preciso mencionar a importância do uso de plantas, ervas e nutrientes, especialmente reconhecidos pela ciência como imuno fortalecedores. E isso não apenas quando começamos a ficar doentes, mas como parte de nossos hábitos.

 

Visando fortalecer a imunidade de uma maneira ampla e altamente efetiva, a Puravida desenvolveu, com médicos e especialistas, uma fórmula que agrupa todos esses elementos listados, que regulam o sistema imune e facilitam respostas mais precisas, somados à própolis e ainda à beta-glucanas, compostos ativos de leveduras. 

 

Um dos principais, é o IMMUNE, uma fórmula que reúne os elementos acima, com o que há de melhor na natureza, para fortalecer e modelar o funcionamento do sistema imunológico.

 

Este post foi escrito especialmente para XXXXX e é mais uma iniciativa da Puravida em seu propósito de apresentar os benefícios da prática de um estilo de vida saudável.


 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp