16/09/2021 às 09h06min - Atualizada em 16/09/2021 às 09h03min

7 dicas sobre como a sua empresa pode sobreviver às crises

Conheça 7 dicas de ouro sobre como o seu negócio pode superar os períodos de crise no mercado e não decretar falência

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Não restam dúvidas de que a pandemia da COVID-19 trouxe uma retração econômica para todo o mundo. O número de empresas que fecharam suas portas definitivamente é assustador. Se você é um empreendedor e não deseja que isso aconteça com o seu negócio, vamos te dar 7 dicas de ouro sobre como a sua empresa pode sobreviver às crises financeiras. Pode acreditar, é possível. Leia até o final e fique por dentro do assunto. 

 

Reduza algumas despesas

Essa talvez seja a dica mais importante de todas. Quando o assunto é crise econômica, reduzir as despesas mensais é fundamental para o empreendedor. Em um cenário em que milhares de pessoas estão com o poder de compra bem menor, é importante que o seu negócio tenha menos gastos, já que a receita diminuiu. Investir em um curso de PNL pode deixar os seus comportamentos mais assertivos.

 

Dessa forma, pense em todos os gastos supérfluos que podem ser cortados nesse momento de crise. Serviços ou assinaturas que não agregam valor ao negócio ou que não estejam sendo usados, devem ser cortados. Essa é a hora de apertar os cintos e cortar despesas. Afinal, quanto menos contas você tiver para pagar, mais aliviado poderá respirar. 

 

Crie um plano de contingência

Muitos empreendedores se desesperam perante as crises e acabam se esquecendo de criar um bom plano de contingência para curto, médio e longo prazo. Dessa forma, você consegue prever cenários diferentes e se precaver em todos eles, já que instabilidade econômica reina absoluto. Mas é importante criar situações de mercado que sejam otimistas e, sobretudo, pessimistas. 

 

Sendo assim, o seu negócio vai conseguir lidar melhor em contextos diferentes, mesmo que sejam hipotéticos. Estar precavido para enfrentar situações adversas no futuro, é sempre de grande valia. O empreendedor precisa saber onde está pisando e o que fazer em caso de imprevistos. 

 

Conte com a tecnologia

Com o isolamento social obrigatório por causa da pandemia, muitos empreendedores acabaram investindo ainda mais em tecnologia. Mesmo perante uma crise financeira, você não deve deixar de modernizar o seu negócio. Existem diversas ferramentas que permitem o trabalho remoto de todos os seus colaboradores, que manterão o mesmo nível de produtividade de antes. 

 

Fazendo bom uso dos novos recursos tecnológicos e com os seus funcionários trabalhando à distância, a sua empresa pode adotar novas estratégias para captar mais clientes e ganhar mais notoriedade no  mercado. São diversos aplicativos e softwares que podem te ajudar com essa missão, que não é impossível. Conheça a surpreendente história de Chris Gardner.

 

Fortaleça a sua marca ainda mais

Durante os períodos de crise financeira, como a que estamos vivenciando, a tendência é que boa parte das empresas vendam menos produtos ou serviços. Por isso, cabe ao empreendedor fortalecer ainda mais a sua marca na mente dos consumidores em geral. Use a sua criatividade e não deixe as pessoas se esquecerem dela. 

 

Por exemplo, você pode apostar nas plataformas de comércio eletrônico ou até mesmo criar um site de uma loja virtual para o seu negócio, caso ainda não tenha. Durante a pandemia, as vendas online praticamente triplicaram, por isso, é importante estar presente na internet com um site responsivo e nas redes sociais. 

 

Foque nos diferenciais competitivos do seu negócio

O empreendedor deve se concentrar nos pontos fortes da sua empresa, em especial, em períodos críticos como as crises. Quando se mantém o foco nos diferenciais competitivos que podem trazer chances reais de mais vendas, os resultados concretos costumam aparecer. Por isso, mantenha 100% do seu foco nos produtos ou serviços que podem render bons lucros para o seu negócio. 

 

Afinal de contas, são eles que vão manter a sua empresa funcionando durante a crise, evitando que ela decrete falência. Concentre-se nos produtos que podem trazer um maior retorno financeiro e evidencie os pontos fortes deles. Nas crises, qualquer empresa que oferecer diferenciais que sejam competitivos pode sair no lucro. Pense nisso e mãos à obra! 

 

Reinvente-se

Apesar das dificuldades financeiras provocadas por uma crise, o empreendedor precisa se reinventar. A inovação no mercado é a principal responsável pelo sucesso de várias empresas. Se você perceber que as estratégias usadas não estão trazendo o retorno esperado, é preciso reinventar o seu modelo de negócio para prosperar. Conheça os ensinamentos do livro Quem pensa enriquece.

 

Em suma, é preciso encontrar novas formas de atrair ou chegar até os seus clientes. Para isso, é preciso abrir mão de processos engessados e arcaicas estratégias, para investir em inovação. Lembre-se: em momentos de crise econômica em que o dinheiro anda curto, a empresa que se reinventar, aproveitando as oportunidades, seguramente vai prosperar. 

 

Deixe a sua marca mais humanizada

A maioria dos clientes gosta e até faz questão de receber um tratamento diferenciado e humanizado. Afinal, ninguém gosta de ser tratado apenas como mais um comprador de um negócio, mas sim como ser humano. Por isso, que tal deixar a sua marca mais humanizada, aproximando-a ainda mais dos seus clientes? Essa é uma estratégia que não costuma falhar. 

 

E uma excelente maneira de se fazer isso é interagindo com os consumidores nas redes sociais, através dos conteúdos postados no blog e até em vídeos interativos no YouTube. Ou seja, vale tudo para que a sua marca esteja cada vez mais humanizada e mantenha uma saudável e estreita relação com seus clientes.

 

Agora é seguir as nossas dicas dadas acima e deixar o seu negócio cada vez mais próspero, mesmo diante das crises financeiras. Boa sorte! 

 

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