18/11/2014 às 15h21min - Atualizada em 18/11/2014 às 15h21min

Berlim: Parte 1

* na foto Torre da TV


por Maíra Nardo / Dários de Férias

 

Berlim é uma das capitais europeias que vêm ganhando cada vez mais a atenção dos turistas. A cidade é cheia de história nas ruas e moderna ao mesmo tempo. Durante o verão, ainda ganha um charme extra: vários biergartens (“jardins de cerveja”) são montados e os restaurantes colocam suas mesas nas calçadas.

 

Uma boa opção é começar um dos dias de turismo na Alexander Platz, nervo central do transporte público na cidade, para ver a Fonte da Amizade Entre os Povos e o Relógio Universal. Ao lado da praça está a Fernsehturm, torre de televisão construída pelos socialistas em 1969 e símbolo de poder da Alemanha Oriental. É possível subir na torre para avistar Berlim de sua plataforma panorâmica. Vale a pena comprar o ingresso antecipadamente no site, porque as filas podem ser grandes. Ali em cima há também um restaurante giratório que fica na esfera de aço e pode ser cenário de um belo jantar.

 

Torre de Televisão

Descendo-se à pé a Avenida Karl-Liebknecht, não demora muito para chegar-se ao Rio Spree e à Museum Island (Museumsinsel). O nome de “ilha dos museus” deve-se ao fato daquele pedaço de terra abrigar cinco dos principais museus da cidade: Bodemuseum, Pergamonmuseum, Alte Nationalgalerie, Neus Meseum e Altes Museum. Todos são interessantes, mas o mais famoso deles é o Pergamon, que tem seu acervo organizado em três partes: Antiguidades Clássicas, Antigo Oriente Médio e Arte Islâmica. A coleção de antiguidades clássicas traz como destaque o Altar de Pérgamo, estrutura do século II a.C., construída para Zeus na antiga cidade grega de Pérgamo. O local está completamente reconstruído dentro do museu e o tamanho é de impressionar. Já a parte do antigo Oriente Médio traz o que leva muitos turistas ao museu: a Porta de Ishtar, uma das oito portas da muralha que cercava a antiga Babilônia. Outra estrutura de tamanho impressionante e estar de frente a um dos portões de entrada para uma das cidades mais famosas da história é de fazer cair o queixo dos visitantes apaixonados por história.

Ainda na ilha, está a linda Berliner Dom, uma das maiores catedrais protestantes da Europa, que tem uma arquitetura lindíssima, inspirada no Vaticano. Em frente à catedral, há uma praça gramada e uma fonte que, no verão, ficam tomadas de berlinenses e turistas aproveitando o sol.

Jardins da Museumsinsel

Atravessando o rio, a Avenida Karl-Liebknecht passa a se chamar Unter den Linden. O nome em português (embaixo das árvores tílias) logo se explica. A via é toda arborizada e tem um calçadão de pedestres entre as pistas. De qualquer forma, a maioria dos visitantes prefere andar pelas calçadas, principalmente se for homem: a avenida tem muitas lojas de carros, inclusive uma loja conceito da Mercedes.

 

A Unter den Linden termina no Bradenburg Tor, símbolo da cidade, que testemunhou diversos acontecimentos, como o nascimento do Reich e o hasteamento da bandeira soviética em 1945.

 

Bradenburg Tor

Do portão, há três opções de caminho para seguir (e a continuidade do passeio depende muito da estação, das horas de sol disponíveis e da disposição de cada um). Logo atrás do Bradenburg Tor está o Parque Tiergarten. À diagonal direta está o Parlamento Alemão e à esquerda está o Holocaust Mahnmal e a Postdamer Platz.

Monumento do Holocausto (Holocaust Mahnmal) foi construído em homenagem às vítimas da política de Hitler. As formas geométricas abstratas dão espaço a várias interpretações e é interessante perceber quantos significados elas podem adquirir, dependendo da pessoa.

Monumento ao Holocausto

 

Postdamer Platz está um pouco mais à frente. A praça toda moderna, coberta por um teto de vidro, abriga vários restaurantes, além do famoso Sony Center, que virou símbolo da Berlim moderna. Na frente da praça, há alguns fragmentos do Muro de Berlim, que servem como suporte para uma exposição de como era a região antes da guerra e como está atualmente.

 

Fragmentos do Muro em Frente à Postdamer Platz

Quem decidir seguir pela direta e visitar o Reichstag (parlamento alemão) verá que, ao prédio original, foi adicionada uma moderna cúpula de vidro, simbolizando um governo democrático aberto. É possível subir à cúpula (que é belíssima por dentro), mas, por procedimentos de segurança, é obrigatório realizar reserva antecipada pelo site.

 

Reichtag

Além da “visit to the dome” (visita à cúpula), há também a opção de visita à cúpula combinada com um tour guiado pelo parlamento.

Interior da Cúpula do Parlamento

A última (e não menos interessante) opção seria seguir reto em direção ao Tiergarten, parque mais famoso da cidade. Uma vez lá dentro, não há roteiro a ser seguido, mas uma das atrações principais do local é a Siegessaule, coluna que abriga o Anjo Dourado e celebra vitórias militares da Prússia.

O leitor mais ansioso pode estranhar essa coluna não ter tratado da atração mais famosa da cidade: o Muro de Berlim. O motivo é simples. O espaço é curto e há vários programas a ele relacionados que podem ser realizados. Fiquem atentos à próxima coluna, que trará três maneiras diversas de conhecer o muro que por tantos anos dividiu a cidade em duas, além de dicas de biergartens e de tours pouco conhecidos pelos bunkers da II Guerra Mundial. Até semana que vem!

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp