15/09/2021 às 14h22min - Atualizada em 15/09/2021 às 14h21min

Quais países mais consomem pizza no mundo?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Você sabe quais países mais consomem pizza no mundo? Vale citar qualquer variação desse prato tão versátil e popular no mundo inteiro. Será que o Brasil está dentro da lista ou fora? Ou será que, na verdade, o consumo desse prato é pequeno no mundo todo? Na verdade, aqui vai um spoiler: a pizza é um dos pratos mais consumidos do mundo. Não é à toa que grande parte dos melhores restaurantes com delivery vendem pizzas (e os primeiros que iniciaram esse mercado são justamente pizzarias).

Para se ter uma ideia, o primeiro prato vendido online, ou seja, com o pedido sendo recebido pela Internet, foi uma pizza nos EUA, vendida pela famosa Pizza Hut, uma das franquias de pizzarias mais famosas do planeta. Hoje em dia, nos acostumamos a pedir de tudo em aplicativos, desde supermercado até farmácia ou lojas de shopping, mas quem começou tudo isso foram as pizzarias.

E aí, dentro de todo esse frenesi, quais países que mais consomem pizza no mundo? Venha descobrir a seguir!

Quais países mais consomem pizza no mundo: Top 5

1. EUA

Não poderia ser diferente: os EUA são o país que mais consome pizza no planeta inteiro. Não só por causa da sua grande população (são mais de 300 milhões de pessoas vivendo lá), mas por causa do seu poder econômico e também pelos hábitos alimentares.

Ao contrário de países mais populosos, como a China ou a Índia, os EUA nunca desenvolveram uma “culinária própria”, algo típico de países colonizados. Na prática, a culinária local americana é o fast food e isso pode ser visto no seu alto consumo de pizzas.

Um dos locais que mais consome pizza nos EUA é a cidade de Nova York. Em praticamente cada rua há uma pizzaria, muitas com receitas antigas e tradicionais, bem adaptadas dentro do segmento e da cultura da cidade.

No entanto, outras regiões têm receitas próprias também. Uma das mais famosas é a pizza de Chicago, cujos pedaços tem uma formação muito específica e são bem altas.

2. Brasil

O Brasil pode não ter o topo da lista, mas está em segundo lugar, também se beneficiando de muitos dos fatores dos EUA: alta população e ter sido colonizado, especialmente por causa da influência dos colonos italianos no Sudeste do país.

Hoje em dia, são feitas mais de 1 milhão de pizzas por dia no Brasil, o que surpreende pela quantidade e escopo da produção. Grande parte delas são consumidas em São Paulo, estado com maior colônia italiana do país.

Um fato interessante é que o Brasil se destaca por ser muito inovador nas receitas de pizzas e inventar muitos sabores exóticos e diferentes. De fato, a pizza acaba sendo tão “brasileira” quanto de outros lugares, com tantas adaptações que são feitas.

3. França

Pode ser surpreendente, mas a França é o terceiro país que mais consome pizzas no mundo. A informação surpreende porque, além de não ter uma população gigantesca, o país ainda é conhecido por ter uma culinária muito sofisticada e com identidade própria, o que não combina com o consumo de pizzas. No entanto, isso não impede que os franceses sejam apaixonados pela mistura.

4. Itália

Segundo historiadores, não foram os italianos que inventaram a pizza. Existem registros históricos de pratos parecidos no Egito Antigo, por exemplo. No entanto, a pizza “moderna”, como conhecemos hoje, é criação da Itália. E, como não poderia deixar de ser, eles estão entre os maiores consumidores do prato no mundo.
A grande diferença da pizza da Itália para aquela vendida no Brasil ou nos EUA é que as receitas são muito mais tradicionais, com menos recheio em cada pizza e menos opções também. Nada de pizza de abacaxi, por exemplo.

5. Austrália

A Austrália fecha o nosso Top 5 de países que mais consomem pizza compartilhando características com o Brasil e os EUA: país grande, com muita população e história de colônia, além de ter sabores exóticos e modificações no prato.

Um dos sabores mais exóticos das pizzas na Austrália é a de carne de canguru. Esse animal só é localizado lá, o que faz com que seja uma iguaria muito típica do local, embora seja de consumo raro. Para quem não é vegano ou vegetariano, pode ser uma experiência única comer uma pizza de canguru, já que é algo que não é comum em nenhum outro lugar do planeta.

Pronto! Agora que você já viu quais países mais consomem pizza no mundo, já sabe para onde viajar caso você seja apaixonado pelo prato. É importante ter em mente que pizzas existem em todos os lugares do planeta, mas alguns territórios costumam se destacar um pouco mais em recheios exóticos ou na qualidade dos pratos. Por isso, vale experimentar as variações locais sempre que viajar.

E aí, conte para a gente: qual o sabor de pizza mais exótico que você já encontrou em suas viagens? Comente abaixo!
 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp