01/09/2021 às 14h54min - Atualizada em 01/09/2021 às 14h54min

Por que um empreendedor tem que ser bom com números?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Você sabia que até um empreendedor precisa ser bom com números e ter boas noções de matemática? Pois é, se durante o período de escola você afirmava que “não vou usar isso para nada na minha vida”, já deve ter percebido que essa afirmação não é tão verdadeira assim.

Muitas pessoas precisam quebrar o trauma da época de estudantes de não se dar bem com contas e fórmulas quando se deparam com alguma etapa da vida pessoal e, principalmente, profissional. Para quem quer montar o próprio negócio, a matemática é uma realidade constante e estará presente ao longo de toda a jornada.

Muito diferente dos exercícios de matemática resolvidos no colégio, que costumavam ser abstratos demais para os alunos, os números na vida de um empreendedor aparecerão de forma prática no dia a dia. Saber lidar com isso pode ser o fator diferencial entre uma empresa crescer ou estagnar nos negócios e até fechar as portas.

A seguir, listamos algumas razões que provam como a matemática é fundamental para os negócios de um empreendedor. Confira!

Planejar o negócio

O planejamento é um momento antes de abrir qualquer negócio que exige muito estudo, pesquisas e, é claro, muitos cálculos para saber o que precisa ser investido e onde os recursos financeiros serão aplicados. Aqui os primeiros passos serão dados na melhor direção se o empreendedor fizer uma boa estratégia e tiver com a matemática em dia. Um começo organizado e bem planejado facilita muito o desenvolvimento das empresas e os passos iniciais em direção ao crescimento.

Otimizar as despesas

Controlar gastos é uma forma eficiente e necessária para que uma empresa otimize as suas despesas. Assim, consequentemente, o resultado dessa otimização será refletido em um lucro ainda maior. Para fazer esse controle, contudo, é preciso certificar que as contas estão sendo bem feitas e que nenhum dinheiro esteja sendo retirado de algum setor que agregue valor ao produto, serviço ou aos resultados finais do negócio.

Estipular preço de vendas

Um dos passos importantes para a construção de um negócio é a indicação de quanto vale aquele produto ou serviço no mercado. Para estipular esse preço, é necessário considerar muitos pontos, não apenas achar que um produto vale X ou um serviço vale Y. O empreendedor precisa entender como está o mercado naquele setor em que o seu negócio está inserido e criar um preço de acordo com essa realidade de mercado. Se o preço estiver abaixo, a empresa não vai conseguir se sustentar nesse negócio. Se estiver acima, é provável que o negócio não prospere por falta de interessados.

Avaliar riscos

Você investiria um alto valor para abrir uma loja em um local onde não há muito movimento durante a semana? É muito improvável que isso aconteça, a não ser  que as vendas de fim de semana compensassem os demais dias. Esse é um exemplo simples e básico que mostra como o empreendedor deve calcular os riscos antes de tomar decisões importantes. Além dos números do negócio, é importante considerar outras variáveis nessas contas antes de decidir. A matemática é um recurso que otimiza a tomada de decisões corretas.

Estudar resultados

Você já se deparou com tabelas enormes que mostram como foram os resultados de vendas nos últimos meses? Elas são fundamentais para o planejamento dos negócios, e não devem ser encaradas como muito complexas. As tabelas, os gráficos e as planilhas servem justamente para facilitar a visualização de números e dados muito complexos. Por isso, esses recursos visuais servem para facilitar a vida de muita gente e são aliados dos empreendedores.

Calcular lucro

Fazer o cálculo do lucro de uma empresa é uma conta bem básica. Basta somar tudo o que entrou de receita e diminuir por todas as despesas que aconteceram no período, como aluguel, salários, matéria-prima e marketing. Mesmo não passando de adições e subtrações simples, é preciso cuidado na hora de organizar todos esses números para que não aconteça nenhuma surpresa com dados errados ou números faltando. Bons resultados vão indicar mais dinheiro e novos investimentos. Números ruins indicarão que uma nova estratégia precisa ser pensada a partir de então.

Estar por dentro do mercado

Saber como é o mercado e como a economia do país é movimentada é uma forma interessante de começar a estudar para abrir uma empresa. A matemática financeira é a base de praticamente qualquer negócio, já que há conceitos básicos que são essenciais para o funcionamento. Entre eles, é possível citar os juros simples e compostos, amortização, impostos e, claro, lucro. Entender como cada um desses conceitos funciona e impacta a vida do empreendedor é fundamental para a empresa.

 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp