25/08/2021 às 10h18min - Atualizada em 25/08/2021 às 10h17min

Pediatria: 5 tipos de especialização para quem quer ingressar ou se atualizar na área

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Área da saúde responsável pelos cuidados às crianças, pré-adolescentes e adolescentes, a pediatria tem atuação que abrange desde aspectos curativos, preventivos e de pesquisa. Ou seja, o profissional pode, além de cuidar da saúde infantil, orientar as famílias sobre questões como alimentação, aleitamento materno, vacinação e prevenção de acidentes.

Por conta disso, quem escolhe fazer um curso de pediatria pode ingressar em diversos segmentos, que vão desde o atendimento do dia a dia aos pacientes, até tratamentos especializados ou procedimentos cirúrgicos e de UTI.

A seguir, listamos cinco cursos de especialização ou atualização para quem deseja atuar nessa área:

Vacinação em situações especiais

Principalmente neste momento de pandemia, o debate sobre a importância das vacinas se reacendeu e os profissionais precisam estar cada vez mais bem-preparados para aconselhar aos pais sobre os imunizantes na infância.
Fazer um curso sobre o tema pode trazer abordagens relevantes são só sobre a imunologia como um todo, mas também os quadros que podem demandar um reforço com imunobiológicos ou mesmo apresentar contraindicações ao uso. 

Prematuridade: abordagem e atualização dos principais problemas

A prematuridade também é um assunto de grande destaque no mundo da pediatria e, ao optar por esse curso, o profissional pode se aprofundar sobre principais problemas relacionados à situação, desde a prevenção dos riscos até a abordagem terapêutica das afecções e o seguimento em longo prazo do prematuro.

Atualização em UTI Pediátrica

Para quem já atua na área, mas deseja manter seus conhecimentos atualizados no diagnóstico e tratamento das doenças graves que acometem crianças e adolescentes, uma opção é o curso de Atualização em UTI Pediátrica, que conta, entre outras coisas, com discussão de casos clínicos e abordagem teórica de aplicabilidade prática.

Tratamento de insuficiências respiratórias pediátricas

Algumas doenças respiratórias são bastante prevalentes entre os pacientes pediátricos, como asma, bronquiolite viral aguda e pneumonias, portanto, o curso Tratamento de insuficiências respiratórias pediátricas apresenta uma visão completa sobre as fisiopatologias dos quadros de insuficiência respiratória aguda e crônica e as formas de administração de oxigênio para os casos de insuficiência respiratória, entre outras importantes análises.
 
Puericultura

Área pediátrica que trata, principalmente, do processo de desenvolvimento infantil, a puericultura pode, por exemplo, detectar distúrbios psicomotores, nutricionais ou de crescimento de forma precoce, evitando grandes problemas.
Portanto, um curso sobre o tema foca na orientação de uma atuação propositiva e voltada para o crescimento, além de abordar temas como aleitamento materno, puberdade, obesidade e suplementação vitamínica, entre outros.
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp