24/08/2021 às 10h05min - Atualizada em 24/08/2021 às 09h58min

Como fazer inbound marketing B2B?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Também conhecido como marketing de atração, o inbound marketing tem como objetivo chamar a atenção das pessoas com o propósito de atrair, impactar e transformá-las em clientes.

 

Sua principal diferença em relação às estratégias de marketing mais utilizadas é que no inbound marketing a intenção não é prospectar os clientes de forma ativa. 

 

Através da produção de conteúdos, por exemplo, o cliente é que vai encontrar as soluções que a empresa oferece.

 

Parece complexo, mas a seguir vamos mostrar que provavelmente você já aplica técnicas de inbound na sua empresa, mesmo sem conhecer o termo.

 

ATRAÇÃO

Seu primeiro objetivo deve ser atrair os possíveis clientes. Uma empresa física busca que as pessoas entrem no seu estabelecimento, no mundo digital não é diferente. Você precisa desenvolver conteúdos que sejam relevantes para seu público-alvo, as pessoas precisam não só encontrar sua empresa, mas também gostar do seu conteúdo.

 

CONVERSÃO

 

Atrair as pessoas não será suficiente, para a sustentabilidade do seu negócio você precisa de clientes e não seguidores apenas. Para converter esses seguidores em leads para sua empresa é necessário fazê-las compartilhar seus dados de contato.

 

Pode-se usar estratégias como oferecer benefícios exclusivos para quem optar entrar para uma lista VIP, por exemplo.

 

É importante que as pessoas estejam conscientes da solução ou produto que você oferece, caso contrário há o risco de ter pessoas querendo comprar bisnaga de plástico de uma empresa que trabalha exclusivamente com embalagens de papel craft.

RELACIONAMENTO

 

Uma maneira efetiva de qualificar seu público, ou seja, garantir que as pessoas que consomem seu conteúdo tenham potencial de compra do seu produto ou serviço, é através do relacionamento.

 

Neste ponto você já possui o contato de seus leads e através de estratégias como e-mail marketing você poderá ir aumentando o nível de consciência deles até identificar que estão prontos para a tomada de decisão de compra.

 

Pode-se criar uma sequência de e-mails falando sobre todas as particularidades do processo de demolição controlada. Através das métricas fornecidas pelas ferramentas de e-mail marketing, será possível identificar os leads mais interessados no assunto e propensos a contratar o serviço.

VENDA

 

Após disponibilizar conteúdo relevante, garantir que quem permaneceu saiba exatamente o que você tem para oferecer e criar relacionamento chegou o momento de vender

 

De modo geral, quanto maior o investimento que o comprador fará, maior será o tempo que ele levará para comprar efetivamente.

 

O tempo para a tomada de decisão não está ligado exclusivamente com o valor do produto ou serviço. Quanto mais complexo o produto, ou quanto maior for o impacto de sua compra, mais informações serão demandadas.

 

Um empresário que busca usinagem de precisão não escolherá um fornecedor de forma leviana, devido aos impactos que uma escolha equivocada causariam.

 

MANUTENÇÃO

 

Captar novos clientes é um processo trabalhoso, pode ser longo e algumas vezes caro, portanto manter um cliente deve demandar tanta energia quanto foi necessária para conquistá-lo. O relacionamento não deve acabar com a venda.

 

Aplicando técnicas conhecidas e muito utilizadas pelas empresas no mundo físico você vai conseguir conquistar, impactar e fidelizar clientes e potencializar seus negócios no digital.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp