23/08/2021 às 11h28min - Atualizada em 23/08/2021 às 11h27min

Dicas para fazer a gestão de rotas com excelência

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Quando falamos em rotas e tecnologia, associamos que um necessita do outro. E pois bem, não estamos errados. 

Ao mesmo tempo, existem pessoas que não sabem como associar as duas coisas, e por isso nesse artigo, nós do FleetDesk iremos dar algumas dicas sobre esse assunto!

Gestão de rotas

 Antes de começarmos a falar sobre as dicas, precisamos explicar o que é gestão de rotas.  

Gestão de rotas para você que está perdido nesse assunto, é o gerenciamento, roteirização é o termo utilizado para agrupar condutas e práticas que visam extrair a maior eficiência das rotas de entrega. Está incluído alguns tipos de serviços, tais como: 

  • Acompanhamento em tempo real 

  • Escolha de trajeto 

  • Alinhamento de prazos, percursos, disponibilidade dos clientes e fornecedores 

  • Monitoramento de motorista 

  • Verificação de rotas

Como você pode imaginar, o gerenciamento de rotas não é algo que possamos construir uma fórmula e reproduzi-la de forma escalonável. Portanto, é necessário customizar o roteamento para considerar todos os itens acima. Sejamos realistas, sem o apoio de boas ferramentas é quase impossível, não é?

Mas vendo de um outro lado, o sistema de gerenciamento de rotas não possui capacidade analítica e requer profissionais e gestores de alta qualidade para se alimentar de maneira adequada. Em outras palavras, a combinação de ideias e tecnologia é uma combinação perfeita de gerenciamento de rotas.

Iremos te mostrar formas eficientes para fazer a gestão de rotas com excelência.

 

1- Planejamento

Sem o planejamento de rotas, a eficiência da área de logística é inimaginável hoje. Afinal, esse é um departamento que exige muita atenção aos custos do processo, o que pode ter um impacto enorme na receita total.

Portanto, por meio do planejamento de rotas, podemos otimizar o processo de entrega e estabelecer a melhor rota por meio da utilização de CEP, gestão de riscos e indicadores de desempenho.

O objetivo é sempre otimizar o investimento em logística para reduzir custos desnecessários e aumentar o faturamento da empresa. Portanto, os dados de planejamento de rota são essenciais para um gerenciamento de rota eficaz.

2- Verificar restrições

Precisamos analisar todas as restrições conhecidas, todos nós sabemos que a maneira mais fácil de fazer isso é a tal análise em tempo real mas que muita gente não imagina é que além dessa opção também existem outros fatores que podem ser antecipados. Iremos citar alguns deles para vocês, acompanhe:

Restrições do cliente: Independentemente do tamanho da empresa e da base de clientes, todos sabemos que as restrições de local, horário e tipo de mercadoria podem variar muito. Por exemplo, os estabelecimentos comerciais devem cumprir os intervalos de carga e descarga.

Até recentemente, a empresa não se importava com esse fator, portanto, é de responsabilidade do cliente. Claro, isso vai causar atrasos, insatisfação e perda de tempo. Hoje, agrupar a entrega com base nessas restrições é uma grande vantagem.

É sempre recomendado ficar de olho nas recomendações:

 
  • Se o local de entrega for comercial;

  • Permitir tempo de carga e descarga;

  • Possíveis restrições no tamanho, peso ou tipo do produto.

  • Além desses fatores, também é importante analisar o fluxo dos locais de entrega

3-Trânsito 

Sem planejamento de rotas, a eficiência da área de logística é inimaginável hoje. Afinal, esse é um departamento que exige muita atenção aos custos do processo, o que pode ter um grande impacto na receita total.

 

Portanto, por meio do planejamento de rotas, podemos otimizar o processo de entrega e estabelecer a melhor rota por meio da utilização de CEP, gestão de riscos e indicadores de desempenho.

 

O objetivo é sempre otimizar o investimento em logística para reduzir custos desnecessários e aumentar o faturamento da empresa. Portanto, os dados de planejamento de rota são essenciais para o gerenciamento eficaz de rotas.

4- Tecnologia 

Não há dúvida de que o último truque de um bom gerenciamento de rotas é o uso correto da tecnologia. Os benefícios da automação do processo logístico não são discutidos, mas é muito importante entender a seleção correta das ferramentas. Sempre podemos estar baseados em grandes empresas, mas as soluções logísticas devem atender às necessidades específicas do seu setor. A escolha errada neste momento tornará o gerenciamento de rotas mais difícil do que fácil.

 

Neste artigo, te mostramos algumas dicas para fazer a gestão de rotas com excelência. Saber como administrar até a saída do que você está vendendo ou comprando é também bastante importante, assim faz com que o produto saia até um local e chegue em outro com segurança. 

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp