23/08/2021 às 11h01min - Atualizada em 23/08/2021 às 11h00min

Como a velocidade da internet interfere na qualidade das aulas virtuais

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Com a chegada dessa pandemia, as escolas encontraram oferecer aulas virtuais aos alunos por meio de plataformas de estudo, como o Google Classroom e plataformas para chamadas de vídeos como o Google Meet, Zoom Meeting e Microsoft Teams.

 

Para os alunos que escolheram não comparecer às escolas para buscar suas atividades e realizá-las em casa, mas optaram por realizar suas atividades de forma online, é necessário ter uma boa conexão com a internet em sua casa, para que as aulas sejam exibidas sem problemas. Porém a internet da escola também precisa ser boa. O streaming precisa ser fluído para não atrapalhar as aulas dos professores.

 

Porém apenas uma boa conexão à internet não é suficiente para conseguir assistir às aulas. Também é necessário ter em mãos um bom computador ou notebook, fones de ouvido ou caixinha de som, caso o volume de seu pc seja baixo e o material escolar. 

 

A internet - Internet nas escolas

A internet surgiu no ano de 1969 para auxiliar os soldados militares que enfrentavam uma guerra fria na época, sendo uma boa alternativa para manter contato com os cientistas durante esse período de guerra. O foco era garantir maior segurança e sigilo na comunicação.

 

Tudo isso porque os EUA estavam com medo de um grande ataque russo, que ameaçava expor informações totalmente confidenciais do governo americano. 

 

Antes de se chamar “Internet”, seu nome era “Arpanet”, que em português significava “Agência de Projetos e Pesquisas Avançadas”, mas logo depois esse nome foi substituído por “Internet” devido a junção das palavras “Interconnected network”, que em português é traduzida para “rede interconectada”.

 

O mundo todo começou a usar essa ferramenta quando outros países como a Holanda, Dinamarca e Suécia começaram a usá-la. Em 1987, a internet passou a ser livre e sua utilização foi liberada por todo os Estados Unidos. Alguns anos depois, a internet já estava mais popular, tendo o surgimento de empresas provedoras que davam acesso a rede.

 

Em nosso território, a internet começou a ser usada somente para conectar centros de pesquisa brasileiras com os norte-americanos. Apenas em 1999, os ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia assinaram a autorização para que a internet fosse permitida por todo território brasileiro. Atitude que segue nos auxiliando até os dias de hoje. 

 

As primeiras faculdades que fizeram o uso de internet foram a Unicamp, PUC e USP, sendo possível apenas porque a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa fez os testes iniciais de conexão dessa rede.

 

Atualmente a maioria das escolas, institutos e universidades contam com internet ativa para os alunos e professores conseguirem navegar e realizar suas pesquisas. Mais um ótimo avanço da tecnologia! 

 

A internet ideal para estudar em casa seria de 30MB, pois assim, os alunos conseguem acessar as aulas e entregar as atividades sem problemas de má conexão.

Curiosidades sobre a internet

  • O país com melhor internet banda larga é o Singapura, com velocidade de 170,99 Mbps

  • A internet possui guardiões, chamado de ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers)

  • Um pouco menos da metade da população mundial ainda não conta com os recursos da internet

  • O primeiro site da história da internet ainda está ao ar

  • Se você pesar um morango, verá o peso da internet

  • A internet móvel mais rápida do mundo é a da Noruega, com 62,70 Mbps

  • Os Spams dominam a internet

  • A webcam foi desenvolvida para vigiar se ainda havia café dentro da cafeteira, para que os universitários do laboratório de Computação da Universidade de Cambridge pudessem verificar se ainda havia café na jarra sem a necessidade de se deslocar até a jarra à toa. 

  • Existem 7 chaves que trabalham protegendo a internet

  • O termo surfar foi criado por uma bibliotecária na internet

  • O Gmail era do Garfield, por isso o G no início da palavra

  • O Twitter é uma plataforma que já teve outro nome (Twttr)

  • A internet possui apenas 52 anos de existência

 

Conclusão

Podemos concluir que para uma boa aula, é necessário possuir os equipamentos corretos como mouse e notebook ou computador e boa internet. Se possível no mínimo de 30 MB. 

 

Espero que tenha gostado desse artigo e absorvido as informações inseridas, já que nos dias atuais muitas pessoas quase não vivem mais sem os privilégios que a internet disponibiliza! 

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp