23/08/2021 às 10h43min - Atualizada em 23/08/2021 às 10h42min

Quais os principais sinais para identificar um dependente químico?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Conviver com um dependente químico na família não é nada fácil, para falar a verdade, não é nada fácil. Porém, é preciso termos paciência! A dependência química também é uma doença que precisa de tratamento físico e psicológico.

 

O dependente químico, na maioria dos casos está tão tomado por sua dependência que não reconhece que precisa de ajuda, e quando tenta lhe ajudar, age como se estivesse tudo normal e ele não estivesse fazendo nada prejudicial à sua saúde.

 

Fazer o dependente químico entender que situação é precária e incentivá-lo a buscar ajuda é uma situação extremamente difícil, afinal, na cabeça dele está tudo bem, então para que ele precisa de ajuda, não é mesmo? 

 

É uma situação muito desgastante, mas é necessário interferir, pois eles já estão entregues ao mundo das drogas e não vão conseguir se ajudar sozinhos. Alguns até reconhecem sua situação, mas a vergonha de sua situação e sua frustração pessoal se torna algo tão grande que eles mal conseguem olhar nos olhos de uma pessoa ao iniciar um diálogo. 

 

Nunca deve-se julgar o dependente químico. Olha a situação que ele se encontra, acha mesmo que alguém em plena consciência gostaria de viver essa vida? Julgamentos nunca devem ser feitos em situação alguma!! Nós não sabemos o que a pessoa passou para chegar nesse ponto, além disso, o que ganhamos ao julgar uma pessoa? Absolutamente nada! Portanto, se não for para ajudar aquela pessoa, o melhor a se fazer é ficar em silêncio. 


Mas como podemos ajudar um dependente químico? É uma tarefa desgastante, pois vão acontecer recaídas, mentiras e talvez discussões, mas a melhor forma de ajudar o dependente químico é chamando-o para uma conversa em que ele fique livre para falar tudo que precisa colocar para fora e entenda sua situação, mas não o force a dizer nada.

 

O diálogo precisa ser saudável, livre de discussões e ameaças do tipo “Se você não parar você vai ser colocado para fora de casa”, isso é totalmente errado! Uma pessoa que se encontra nessa situação, precisa saber que pode contar com sua família e que não está sozinho.

 

Nessas horas o apoio familiar é fundamental para que o dependente químico se sinta acolhido e saiba que nem tudo está perdido.

 

Faça o dependente químico entender que a felicidade não está apenas no momento em que ele está entorpecido, com a falsa e momentânea felicidade que a droga dispõe aos usuários. 

 

Mostre que ele pode colecionar momentos de felicidade que ficarão guardados com carinho em suas lembranças! Planeje viagens, conheça novos lugares, leve para fazer experiências que ele nunca sonhou em fazer, tenham conversas profundas sobre a vida e vençam isso juntos!

 

Mas se, infelizmente, somente a ajuda da família e o apoio terapêutico não forem suficientes, pode ser que seja o momento de internar o dependente químico em uma clínica de reabilitação, como a clínica Estrela de Davi

 

Essa é uma decisão muito difícil, que deve estar de acordo com toda a família. Explicar isso para o dependente químico é muito complexo, pois provavelmente ele não vai entender que isso é para seu bem e ficar insatisfeito com sua própria família, podendo iniciar uma briga.

 

Quais os principais sinais para identificar um dependente químico?

São vários sinais para identificar um dependente químico em sua família, portanto se você desconfia que na sua família alguém se encontra nessa situação, continue lendo este artigo!

 

Os principais sinais de um dependente químico são os seguintes:

 
  • Alterações em seu comportamento

O dependente químico começa a expor diferentes mudanças em seu comportamento, sendo a depressão uma delas

 
  • Descuido com higiene pessoal

O dependente químico passa a não ligar mais para sua aparência nem para sua higiene pessoal, muitas vezes acabam nem tomando banho.

 
  • Alterações no círculo de amizades

Por estarem tomados pelas drogas em sua vida, o dependente químico muda suas amizades, se aproximando de outros usuários para encontrar drogas mais fácil.

 
  • Passar dias fora de casa

O dependente químico não consegue ficar em sua própria casa, pois fica na rua atrás das drogas, muitas vezes aparece em sua casa apenas para comer ou tomar um banho.

 
  • Irresponsabilidade com seus compromissos

Ele começa a faltar de seus compromissos como trabalho e reuniões de família, pois já está tomado pela vergonha e vivendo pelas drogas.

 
  • Mentiras constantes

O dependente químico vai mentir demais por causa das drogas. São mentiras como onde esteve, com quem esteve e o que estava fazendo. 

 

Conclusão

Podemos concluir que um dependente químico é sim uma pessoa doente, que precisa muito da ajuda de pessoas próximas que tenham boas intenções e não desistam dele! Se identificar esses sintomas em alguém busque ajudá-la, nunca sabemos o dia de amanhã!

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp