16/08/2021 às 11h41min - Atualizada em 16/08/2021 às 11h40min

Nômade digital: o que é e do que se trata?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Você tem alguma ideia sobre o que se trata o nômade digital e quais são os aspectos positivos e negativos dele para o atual mercado de trabalho? Existem vários aspectos dos quais podemos observar, principalmente que estão permitindo uma maior flexibilidade.  Por exemplo, ao ser um nômade, pode-se viajar e trabalhar ao mesmo tempo. Os limites geográficos deixam de ser uma limitação. 

E o melhor de tudo é que, por muitas vezes se tratar de um Microempreendedor Individual, MEI, você pode até mesmo escolher o horário de trabalho, quando começar e quando deseja parar de atuar. Isso porque não se trabalha na modalidade e categoria de CLT em que se faz necessário possuir horários fixos para atuar e "bater cartão". 

Neste artigo, iremos citar algumas profissões que podem atuar com o nômade digital e dicas para começar. Portanto, continue a leitura conosco para saber mais sobre o assunto!

1- Redator

O redator pode focar em várias áreas, seja no marketing digital ou até mesmo na criação de artigos e TCCs científicos. Portanto, o primeiro passo é se profissionalizar. Além disso, é importante que você saiba como cobrar pelo serviço de forma mais acessível ao público. 

Por exemplo, supondo que o seu objetivo seja ganhar cerca de R$ 5 mil ao mês e produzir 4 mil palavras por dia. Dessa forma, você poderá cobrar esse valor através das quantidades produzidas no dia. 

Além disso, por estar na modalidade de pessoa jurídica, você não tem como querer exigir que o seu cliente pague seus benefícios como o INSS e até mesmo o FGTS, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. 

Logo, é possível que faça essa adição de benefícios também nos seus preços finais para que não saia prejudicado, principalmente se trabalhar apenas para uma empresa. 

2- Tradutor

Trabalhar como tradutor é uma ótima alternativa para quem sabe falar fluentemente uma língua. No entanto, é importante ressaltar que é necessário ir além do Google Tradutor. Algumas pessoas querem começar na área sem saber a língua e acham que poderão prosperar apenas com o uso de aplicativos. 

A língua não é um robô. Em suma, é importante que nós saibamos quais são as figuras de linguagem e até mesmo as metáforas, algo que os logaritmos nem sempre conseguem identificar. 

Por exemplo, se no meio do texto ocorre um óbito e o outro indivíduo fala que "Im blue" não quer dizer necessariamente que ele esteja azul e sim, refere-se a uma gíria de adolescentes nos Estados Unidos que usam BLUE para determinar tristeza. 

3. Programador 

Citamos o termo de programador no título mas neste ramo podemos colocar até mesmo os desenvolvedores e administradores de banco de dados. Em suma, eles costumam atuar através do computador e com acesso à internet.  Cada uma das áreas de TI contam com características diferentes e é necessário se profissionalizar. 

Algumas empresas, apesar de não aceitarem necessariamente o termo de nômade digital e sim de "home Office", o que é um pouco diferente, aceitam que essas pessoas trabalhem em casa, como é o caso da Havan e até mesmo da Locaweb. 

Nômade digital X home office

Na atualidade, estão surgindo uma série de profissões que aceitam o nômade digital ou, se preferir, o Home Office. Mas, cuidado, não são coisas iguais. 

No Home Office ainda existem horários para cumprir, chegar e sair do sistema, por exemplo. Já no caso do nômade digital, é o profissional que faz toda a escolha do seu cronograma. E isso é ainda mais fácil para manter a flexibilidade e acessibilidade. 

E então, tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Comente aqui com a gente para que possamos te ajudar. 

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp