05/08/2021 às 09h16min - Atualizada em 05/08/2021 às 09h00min

Confira agora: principais razões para se ter mais agilidade no marketing digital

A transformação digital trouxe profundas mudanças para o marketing e estratégias de
abordagem e atração. Com o acesso a novas tecnologias o comportamento dos consumidores
também mudou, assim como a forma de lidar com as marcas. Diante desse cenário, o
marketing precisa pensar em soluções que gerem engajamento, integrando os diferentes
canais por onde os consumidores transitam.

Os clientes ganharam mais voz e poder e as empresas precisam se adequar para oferecer um
relacionamento cada vez mais próximo e um atendimento cada vez mais ágil para suprir o
senso de urgência dos consumidores.

Então, mais do que pensar em inovação, é fundamental elaborar estratégias para impactar e
atrair um maior número de leads.

Vem entender como e porque você deve investir em formas de ter mais agilidade no marketing
digital.

Fundamentos essenciais da transformação digital


Para traçar as melhores estratégias é muito importante compreender o que o público do digital
está demandando e quais são os impactos dessa procura nos seus negócios.

Interação


É o primeiro requisito básico, mas de extrema importância para quem atua com marketing
digital. Interagir com clientes e prospects de forma constante e levar conhecimento e benefícios
através de diferentes meios de relacionamento é fundamental. Sem essa interação, existe o
risco de o consumidor esquecer e desconsiderar a marca.

Personalização


O engajamento está muito atrelado à personalização. Quanto mais o consumidor se sente
abraçado e compreendido, mais ele quer ter o contato com o seu negócio. A abordagem
personalizada, com atendimento mais humanizado, possibilita uma conexão emocional, que vai
além da relação comercial.

Velocidade


O senso de urgência é uma das características mais marcantes do relacionamento digital. A
agilidade no atendimento e nas respostas aos chamados são fatores que os consumidores
prezam. A velocidade deve estar também na oferta de conteúdo. Acompanhar relatórios e
métricas ajuda a prever tendências e antecipar-se às expectativas dos clientes.

Flexibilidade


Para ter resultados e eficiência é preciso ser flexível. O monitoramento das estratégias permite
reconhecer erros e falhas, dando a oportunidade de trabalhar para corrigi-las.

Recursos para dar mais agilidade e produtividade nas ações de
marketing digital

O marketing lida com muitos dados e exige agilidade para manter o negócio competitivo no
mercado. Por isso, não se pode mais pensar em gestão de estratégias digitais sem alguns
recursos que automatizam os processos e oferecem mais agilidade e personalização do
relacionamento.

Automação de marketing


Usar a tecnologia para automatizar ações e processos de marketing é reduzir o trabalho
manual, oferecendo agilidade no processo de estratégias e promoção de conteúdos mais
assertivos e direcionados para o interesse do público.

Processos automatizados ajudam a compreender como as pessoas interagem com o seu
negócio e ajudam a propor ações mais precisas e especializadas, dando aos leads informações
precisas no momento certo.


E-mail marketing


Atualmente é uma das ferramentas mais eficazes das estratégias digitais. Tem objetivo de
proporcionar um relacionamento mais íntimo com os clientes, oferecendo informações
adequadas nos momentos oportunos. Muito utilizado por Agência de Marketing Digital.

Chat bot


Inteligência artificial que oferece agilidade no atendimento aos consumidores interessados no
seu produto ou serviço. A tecnologia simula uma conversa humana, automatizando tarefas
repetidas e menos complicadas. Dessa forma responde perguntas de maneira rápida,
garantindo que um possível cliente não perca o interesse.

Técnica de SEO


Pequenas intervenções no site, muitas vezes despercebidas pelo público leigo, fazem com que
o buscador avalie a página como relevante, melhorando a posição dela na ordem de aparição
dos resultados de busca. Com bom suporte WordPress, as técnicas de otimização garantem:

● Maior visibilidade
● Maior número de conversões
● Aumento dos lucros
● Tráfego orgânico
● Melhor experiência do usuário

Técnica também aplicada na criação de conteúdo com a presença de palavras-chave, links
externos e outras estratégias que contribuem para melhor ranqueamento do conteúdo e do site.

Blog no site


Canal informativo que tende a ser um atrativo para que os visitantes do site tenham uma boa
experiência de acesso e voltem a visitá-lo.

Para garantir que os conteúdos sejam mais facilmente encontrados nos mecanismos de busca
é recomendado:

● Agilidade e rotina nas publicações;
● Utilizar uma ferramenta alinhada com as regras de SEO;
● Conteúdos adequados às regras de otimização;
● Estar atento à segurança e manutenção e contar com suporte WordPress. Um site que
passa boa parte do tempo fora do ar ou que tem muitos erros, perde visitantes!
● Personalizar o espaço com cores e elementos da marca para facilitar o reconhecimento.

Importância de se ter uma equipe de especialistas na
manutenção dos sites


Algumas pessoas negligenciam os sites, considerando que os portais eletrônicos já perderam
espaço para as redes sociais. Entretanto, o site é um canal de comunicação e relacionamento
muito importante para muitos desses fundamentos essenciais da transformação digital e para
as ações que trazem mais agilidade e resultados efetivos ao negócio.

A manutenção de sites prevê otimizações e ajustes de navegação, layout, software, conteúdo e
outros elementos relevantes. Isso garante mais segurança e auxilia a continuidade das ações
de marketing digital adotadas pela empresa.

Revisões periódicas são importantes para garantir:


● Manutenção de temas, plataformas, plug-ins;
● Atualização para funcionamento adequado das plataformas;
● Manutenção blog do site;
● Otimização, manutenção de links e promover melhorias em SEO;
● Atualizar o layout;
● Melhorar a experiência do usuário;
● Fazer backup e recuperação.

Além dos seus clientes, os mecanismos de busca também visitam sua página na web
periodicamente em busca de atualizações, links, imagens, textos e etc.

Portanto, a manutenção do site é de extrema importância nessa corrida pelas melhores
posições nas buscas.

O suporte wordpress e os ajustes técnicos devem andar de mãos dadas com a produção de
conteúdo, para garantir a atratividade e geração de valor para os visitantes.

Para garantir um bom suporte é recomendado investir em uma empresa especializada. A ajuda
profissional é importante para ter mais assertividade na análise de dados e relatórios mensais
do site, possibilitando promover melhorias significativas sob de quem tem experiência nesse
mercado.

Ter presença online ágil é uma ótima alternativa excelente para a empresa que deseja ganhar
autoridade no mercado e ser percebido pelo consumidor moderno. Mas para ter sucesso na
trajetória digital é fundamental pensar nos recursos mais eficientes de atração e promoção de
engajamento. Sem esquecer da manutenção do site com bom suporte WordPress.
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Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

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