03/08/2021 às 10h31min - Atualizada em 03/08/2021 às 10h30min

10 dicas para comprar o imóvel certo

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

De acordo com os dados da Secovi-SP (Sindicado da Habitação de São Paulo) os brasileiros compram, em média, somente dois imóveis ao longo da vida.

Com o número baixo é evidente a importância de uma escolha cuidadosa, sábia e paciente antes de assinar o contrato para a compra de uma casa.

O presidente da Secovi-SP, João Crestana, recomenda que potenciais compradores fiquem atentos nas cláusulas contratuais e às condições de financiamento e pagamento.

Antes de assinar o contrato, também é preciso visitar o lugar diversas vezes, em diferentes horários do dia.

Verifique abaixo 10 dicas que podem auxiliar o consumidor a fazer uma excelente escolha de imóvel.

1 – Organize-se

Determinar o quanto será gasto na compra é um ótimo primeiro passo, levando em consideração a relação entre o que realmente cabe no bolso e as necessidades da família.

2 – Determine que tipo imóvel procura

Você deseja ter um imóvel usado, novo ou na planta? É importante atentar-se a essas questões e anotar as características do tipo de imóvel que você está buscando. É apartamento ou é casa? Tem preferência de bairro? Quantas vagas na garagem são necessárias? Com ou sem área de lazer? Um apartamento de frente, de lado ou dos fundos? Caso escolha comprar um imóvel em condomínio, é necessário se atentar a despesas coletivas.

3 – Estabeleça como será realizado o pagamento

Verifique qual será a melhor alternativa de financiamento junto a um banco ou parcelamento feito diretamente com a construtora. É bom definir se o FGTS será utilizado na quitação de parte do preço. Quem possuir na conta uma considerável reserva financeira ou bens que podem ser revertidos em capital para a compra do imóvel devem anotar tudo e assim determinar qual a melhor forma de quitar a compra.

4 – Analise a região do imóvel

Quem já tem uma lista de bairros ou imóveis que lhe interessam deve se preparar e ir visitar a região, em diferentes horários do dia. Confira se a região do imóvel é barulhenta, quais os serviços disponíveis ao redor e a infraestrutura do bairro em questão. Outra sugestão do Secovi é visitar bairros vizinhos. A internet também pode ser um bom recurso na hora da busca: procure referências imobiliárias e construtoras, vale também buscar informações sobre a reputação do bairro escolhido.

5 – Compra de imóvel usado

Nesse caso é relevante listar quais as características buscadas num imóvel. Dê preferência para corretores que realmente conheçam o lugar e busque sanar dúvidas a respeito do imóvel e da região na qual se encontra. Uma sugestão: não busque um grande número de imobiliárias e profissionais, evite imóveis que sejam apresentados por um grande número de corretores.

6 – Estipulando a Comissão

Quando se adquire um imóvel novo, o custo da comissão do responsável pela aquisição é cobrado separadamente. Porém, no caso dos usados, a comissão é para quem vende o imóvel. Mas, cabe a quem compra acertar o pagamento do que é ajustado ao valor do imóvel. Por essa razão, é aconselhado deixar as emoções de lado e que o corretor combine o que será pago por ambas as partes.

7 – Arquitetando a proposta

No momento de planejar uma oferta, seja honesto e coloque-se no lugar do corretor. Não faça ofertas abusivas, com descontos altos. Caso o vendedor ceda e aceite um preço inadequado, desconfie. Pontue o que estiver estabelecido no contrato e que não está claro o suficiente. Solicite respostas claras e objetivas. E muita atenção com o documento do imóvel. Solicite que um advogado verifique a confiabilidade de todos os documentos envolvidos no acordo.

8 – Saiba com quem está fazendo negócio

Busque saber sobre a reputação da imobiliária em Volta Redonda, incorporadora ou construtora com a qual está negociando a aquisição de um imóvel. Se poder visitar um empreendimento já negociado por ela, melhor ainda. Solicite uma cópia do registro da incorporação ao vendedor antes de assinar qualquer documento. É importante consultar a Lei 4.591/64 (Incorporações e Condomínios) e caso fique alguma dúvida, peça para que um advogado analise toda a documentação. Acompanhe a obra em todas suas etapas, fazendo visitas frequentes. Algumas empresas oferecem até mesmo serviços de acompanhamento pela internet.

9 – Cuidado com as parcelas

Os valores das prestações pagas durante a construção de um imóvel podem distinguir-se do valor das parcelas do financiamento do saldo devedor. De acordo com a Secovi, até a entrega do imóvel, o saldo devedor é corrigido mensalmente pelo índice Nacional de Custo de Construção (INCC) ou do Custo Unitário Básico da Construção Civil (CUB). Após a entrega, é possível quitar a dívida, utilizar o FGTS para o abatimento de parte do valor, caso seja o primeiro imóvel, e financiar o restante com o auxílio de um banco. Porém, atente-se: é essencial que a parcela, independente se for definitiva ou reajustável, caiba no bolso de quem vai adquirir o imóvel.

Veja também: As melhores casas em Orlando para vender consideradas de alto padrão.

10 – Precauções pós-compra

Quando o financiamento estiver aprovado e a chave estiver na mão do novo proprietário, é necessário pagar o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) à Prefeitura local e todas as taxas de registro cartorário. De acordo com números fornecidos pelo Secovi-SP, tais taxas correspondem a 4% do valor de aquisição do imóvel. Por isso, planeje-se: reserve um valor para arcar com tais despesas. E não se esqueça de registrar a escritura, mesmo que tenha comprado o imóvel sem financiamento. Fique atento para o que preza o Manual do Proprietário, leia atentamente e confira todas as garantias e prazos legais para cada componente descrito.

 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp