30/07/2021 às 17h26min - Atualizada em 30/07/2021 às 17h25min

Como o posicionamento orgânico pode ajudar um e-commerce?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Manter um e-commerce competitivo está cada dia mais difícil. Afinal, em decorrência da crise sanitária, muitas empresas entraram de vez no mercado digital. Isso significa mais concorrência - e menos brechas para erros.

Nos dias de hoje, é complicado encontrar boas palavras-chave (KW). Entende-se por “boas” as KW com alto volume e baixa concorrência. Ao contrário de alguns anos atrás, precisamos fazer pesquisas aprofundadas para encontrá-las.

Neste post, vamos explicar tudo sobre posicionamento orgânico, o porquê de ser importante para as lojas virtuais, e até vamos passar algumas técnicas para você se dar bem.

Boa leitura!

O que é posicionamento orgânico?

Antes de mais nada, vamos explicar o que é posicionamento orgânico. 

Em resumo, se trata do lugar no ranking de seu site nos mecanismos de busca, quando você não investe em anúncios.

Ou seja, por meio de estratégias de SEO, seu site aparece naturalmente na lista do Google, por causa de diversos fatores.

Já o posicionamento pago é aquele que conquistamos ao pagar pela posição. Ele serve para novas marcas que querem resultados rápidos - dado que SEO leva tempo para surtir efeito.

Por que investir em tráfego orgânico para e-commerce?

O tráfego orgânico, advindo de um ótimo posicionamento nos mecanismos, é vantajoso porque se trata, muitas vezes, de um público interessado em seus produtos e serviços, além de ser um método “passivo” de atrair clientes.

Além disso, o tráfego orgânico também tem um efeito cumulativo ao longo do tempo - se o site for bem administrado e otimizado. De fato, quanto mais material otimizado, mais tráfego orgânico será gerado.

Após um certo período, a depender da produção de conteúdo de qualidade, o e-commerce vai atrair muitas visitas de forma orgânica.

Essa estratégia é aplicada principalmente por agências de marketing digital, como a Planejador Web. Elas aproveitam o efeito cumulativo para maximizar seus resultados.

Como melhorar a posição de sua loja no Google?

Vale lembrar que não é fácil conseguir um bom posicionamento orgânico para seu e-commerce. Todavia, existem alguns métodos simples que podem te ajudar bastante nessa tarefa. São alguns deles:

  • Melhorar os tempos de seu e-commerce. 

  • Focar em palavras-chave longas. 

  • Usar imagens informativas. 

  • Estabelecer um design simples. 

  • Caprichar na descrição.

Está um pouco perdido? Fique tranquilo: vamos comentar um pouco sobre cada um dos tópicos listados. Confira:

Melhorar os tempos de seu e-commerce

O Google ama sites que carregam rápido. Aliás, isso é tão importante para ele que acabou virando uma métrica de SEO. 

Atualmente, o mecanismo apresentou suas Web Vitals - um conjunto de regras para melhorar o posicionamento de conteúdos. Em resumo, todas estão relacionadas a tempo de carregamento.

Tenha cuidado com as imagens. Embora sejam fundamentais, elas podem atrasar demais o loading do e-commerce. Use compressores para trabalhar este problema.

Da mesma forma, evite usar muito JavaScript em sua loja virtual. Está certo que o resultado final é maravilhoso, mas os efeitos visuais podem diminuir os tempos de carregamento. 

Focar em palavras-chave longas

Uma palavra-chave longa tende a ser mais específica. Dessa forma, é natural que tenha menos volume de buscas, mas que, ao mesmo tempo, seja fácil para ranquear no Google.

Ao invés de trabalhar a KW “tênis”, por exemplo, opte por “tênis masculino para corrida”. Isso vai trazer um público qualificado sem grandes problemas.

Use ferramentas de SEO para encontrar essas palavras. O Google Keyword Planner é a melhor que existe, entre as opções gratuitas.

Outra opção é usar o próprio Google para isso. Inicie escrevendo “tênis” e veja o que o mecanismo sugere para você. Essas sugestões costumam ter bom volume mensal de buscas.

Use imagens informativas

Feito o trabalho de compressão de imagens, o segundo cuidado é usar apenas o essencial. Uma boa imagem, para o Google, é aquela que transmite informação, ajudando o usuário.

Dessa forma, três imagens por produto estão de bom tamanho. Duas do produto, em ângulos diferentes, e uma com especificações técnicas.

Se estiver vendendo suplementos ou demais produtos de consumo, lembre-se de colocar os valores nutricionais. 

Preze pela qualidade das imagens, pois os mecanismos também mensuram isso.

Estabelecer um design simples

O melhor design que existe, quando falamos em SEO, costuma ser o mais simples. Nada de muitos efeitos visuais: seu site precisa fornecer o que o usuário deseja, e não apresentar um espetáculo.

Tenha atenção redobrada nos menus. Eles precisam ser simples e intuitivos, não levando mais de 2 cliques para direcionar o usuário até onde ele pretende chegar.

Após atualizações no design de seu e-commerce, tenha certeza de que todos os botões estejam operantes.

Caprichar na descrição

Por fim, a descrição dos produtos é uma oportunidade extra para melhorar o posicionamento orgânico de seu site. Afinal, você pode produzir conteúdos relevantes nessa região, trabalhando a KW alvo.

É sempre uma boa ideia trabalhar com FAQ’s na descrição. Isso ajuda o consumidor, e ainda agrada os mecanismos de busca.

Pronto, agora você sabe como otimizar seu e-commerce. Com certeza seus resultados vão aumentar bastante.

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