29/07/2021 às 12h12min - Atualizada em 29/07/2021 às 11h40min

Quais são as principais técnicas para prospecção de leads?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Algumas pessoas acham que apenas o fato de criar site para a empresa é o suficiente para atrair leads, mas não é assim que funciona, na verdade, esse é apenas um dos passos para atrair potenciais clientes. 

 

Não importa o tipo de indústria, existem muitos tipos de prospecção para encontrar leads qualificados na internet. 

 

Aliás, vale dizer que a prospecção é uma das principais etapas do processo de vendas. E, no entanto, pode ser uma das mais difíceis. 

 

Mas, por que é tão desafiador assim fazer a prospecção de leads? 

 

A primeira coisa que temos que fazer é admitir que a prospecção não é algo tão empolgante quanto o fato de fechar uma venda. Portanto, muitas vezes essa etapa é "deixada de lado"  para dar prioridade às "coisas importantes".

 

Mas sem leads de boa qualidade, nenhuma outra nova venda acontecerá. É por isso que é fundamental entender que a prospecção dá o pontapé inicial em toda a venda e determina, em grande parte, se o negócio será fechado ou não.

 

A matemática é simples: quanto mais clientes em potencial você gera, mais chances você tem de fechar uma venda, já que cada cliente em potencial equivale a uma oportunidade.

 

Pensando nisso, neste artigo, falaremos sobre as principais técnicas para prospecção de leads e que realmente poderão te ajudar a gerar mais oportunidades de vendas para a sua empresa. 

 

Vamos lá?! 

 

Dicas de técnicas para fazer prospecção de leads

A prospecção de leads pode ser algo muito "fácil" de ser feito - claro, vai demandar muito trabalho e dedicação, mas não precisa ser o bicho de sete cabeças que algumas pessoas acreditam que seja. 

 

Para te ajudar a obter mais leads, aqui está a nossa lista com algumas dicas. 

 

1. Crie um perfil de potencial cliente ideal

Existem muitos tipos diferentes de pessoas, setores e tamanhos de empresas por aí. Como você sabe por onde começar?

 

Reserve algum tempo para descobrir como é o perfil de seu cliente ideal. Se você possui um escritório de advocacia, é interessante focar em marketing digital para advogados. Além disso, também realize as seguintes pesquisas em seu próprio banco de dados: 

 
  • Quais são seus cinco principais clientes? 

  • Quais são seus cinco piores clientes? 

  • Quais são seus clientes mais lucrativos? 

  • Quais são os menos lucrativos?

 

Depois de fazer isso, crie um perfil para cada um dos grupos citados acima. 

 

É fundamental também pensar na “forma de solução de problemas”, ou seja, identificar quais pontos fracos seus clientes ideais podem ter e como seu produto ou serviço os resolve.

 

Ao definir o perfil de potencial cliente ideal, você poderá direcionar muito melhor as suas ações para fazer a prospecção de leads qualificados. 

 

2. Envie e-mails personalizados

Não pense que o e-mail, como ferramenta de vendas, está morto. Muito pelo contrário - está vivo e sendo uma das principais ferramentas para geração de leads. 

 

Mas há uma coisa que está morrendo: e-mails em massa sem personalização. 

 

Portanto, certifique-se de que o conteúdo seja personalizado de acordo com as necessidades de cada cliente em potencial. 

 

Sua tarefa é impressioná-los com o quanto você sabe sobre eles. Garanta que o conteúdo seja específico e atenda às necessidades de um cliente potencial em particular.

 

Além disso, para que seus leads abram e leiam seu e-mail, certifique-se de que seu e-mail tenha uma boa aparência em dispositivos móveis, já que mais da metade de todos os e-mails são lidos em smartphone, por exemplo. 

 

Finalmente, para que seu e-mail de vendas seja bem-sucedido, você precisa saber o que e como escrever. 

 

Faça uma boa revisão - para evitar possíveis erros de gramática -, utilize gatilhos mentais, desenvolva uma boa copy e mantenha a linguagem adequada de acordo com o seu tipo de negócio e cliente. 

 

3. Construa sua presença nas mídias sociais

Se você ainda não descobriu, a mídia social veio para ficar. Twitter, Facebook, LinkedIn e YouTube são todos os canais que seus compradores em potencial visitam para encontrar informações. 

 

Então, se você não estiver lá, outra pessoa tomará seu lugar!

 

Se você está em dúvida sobre por onde começar, comece devagar. Crie um perfil em um dos canais de mídia social que você considera importante para o seu trabalho. Ou seja, onde você saiba que o seu potencial cliente está. 

 

Lembre-se de que a presença de uma mídia social adiciona ao seu arsenal de prospecção e não substitui suas outras atividades de prospecção.

 

4. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é a arte de se comunicar com seus clientes atuais e potenciais sem vender. 

 

Em vez de ofertar seus produtos ou serviços, você está entregando informações relevantes para os seus potenciais clientes. 

 

Ao fornecer informações valiosas e educacionais a eles, você cria um nível de confiança, o que faz com que, ao tomar a decisão de compra, eles se lembrem do seu negócio. 

 

Você pode entregar conteúdo relevante de diferentes maneiras, são algumas das principais: 

 
  • E-book;

  • Infográfico;

  • Aulas gratuitas;

  • Planilhas;

  • Guias. 

 

Conclusão

Agora que você já sabe quais são algumas das principais técnicas para prospecção de leads, comece a colocá-las em prática o mais rápido possível. 

 

Obter mais leads significa ter mais oportunidades de vendas. Porém, lembre-se sempre: é importante obter leads qualificados. Ou seja, que tenham interesse no seu produto ou serviço. 

 

Por esse motivo, uma das dicas que citamos é criar o perfil do seu potencial cliente ideal para direcionar e aplicar as suas ações e estratégias da maneira mais assertiva possível. 





 
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