20/07/2021 às 16h44min - Atualizada em 20/07/2021 às 16h24min

Dicas para fazer boas campanhas de e-mail marketing

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

O e-mail marketing é uma excelente estratégia para aumentar o tráfego do seu site e alavancar vendas. É uma tática super importante para diferentes setores que necessita de atenção para garantir ótimos resultados. Afinal, ele possui características específicas durante sua produção para atingir seu público-alvo. Na hora de montar um negócio, estas informações são preciosas.

 

Neste conteúdo vamos te explicar como elaborar um e-mail marketing de maneira correta e apresentaremos qual a importância dessa estratégia para as vendas do seu negócio. Continue conosco!

Por que utilizar a estratégia de e-mail marketing?

Desde os primórdios da internet, o e-mail se tornou uma das plataformas de comunicação mais usadas. A partir disso, é normal pensarmos que, com o crescimento das redes sociais, essa ferramenta se tornou irrelevante.

 

Entretanto, essa informação é completamente contrária. Isso porque as redes sociais se tornaram ambientes onde a comunicação ocorre de maneira descontraída, enquanto os e-mails nos possibilitam diferentes tipos de vocabulário, do mais formal ao casual.

 

A partir disso, focando em estratégias de marketing, vemos que os e-mails podem ser criados em diferentes formatos. Conheça alguns deles a seguir.

Newsletter

Os e-mails com newsletters atualizam os assinantes do seu site com informações relevantes sobre o seu negócio. Sendo assim, podem ser adicionadas agendas e promoções dos produtos e serviços que sua empresa oferece.

Proposta de venda

Ao enviar uma proposta de venda por e-mail para seu público-alvo, seu foco será persuadir possíveis compradores e apresentar seus produtos de uma forma mais eficiente.

 

Ou seja, ao divulgar o processo de usinagem de precisão realizado pela sua empresa, por exemplo, é importante explicar todas as suas etapas e diferenciais em relação aos concorrentes. Além disso, não deixe de apresentar as vantagens do seu serviço.

Pesquisas

Não há forma melhor de agradar seus clientes do que entender quais são suas opiniões e necessidades, certo? Portanto, você pode aproveitar a tática do e-mail marketing para enviar pesquisas para seus compradores.

 

Assim, você pode descobrir como foi sua experiência com o produto, qual sua opinião sobre a empresa e como ocorreu o processo de entrega do serviço, além de outras questões mais específicas, de acordo com as respostas do seu público.

Anúncios

Todas as alterações em relação às informações do seu negócio devem ocorrer de maneira clara e transparente. Portanto, você pode utilizar a estratégia de e-mail marketing para comunicar seu público.

 

Lembre-se de que os anúncios não devem ser relacionados a venda, afinal, já apresentamos a tática de proposta, mas sim comunicados que irão auxiliar na melhora da imagem da sua empresa.

Dicas para excelentes campanhas de e-mail marketing

Agora que você já conhece os diferentes tipos de e-mail marketing, chegou o momento de entender como melhorar suas campanhas e alavancar as vendas e acessos em sua página da web.

A jornada do cliente

Independentemente da estratégia de marketing, é importantíssimo conhecer a jornada do seu cliente. Sendo assim, ela é dividida em quatro etapas. Conheça um pouco mais sobre elas:

Aprendizado e descoberta

Durante a primeira etapa, as pessoas acabaram de descobrir que estão com um problema específico e necessitam de uma solução para ele. Dessa forma, é importante enviar comunicados de boas vindas, evitando o incentivo de compra, mas sim introduzindo o que você pode oferecer para o cliente e os principais valores do seu negócio.

Análise da solução

Após conhecer seus serviços, o possível cliente ainda necessita de mais informações para decidir qual a melhor opção para solucionar seu problema. Portanto, valorize seus diferenciais na comunicação. Informações de preço, reviews, qualidade e desempenho são excelentes opções.

 

Essa etapa é muito importante para empresas que possuem uma alta concorrência. Sendo assim, busque sempre mostrar que seu item é o melhor do mercado. A partir disso, crie estratégias de comunicação que mostram como seu produto básico, como uma bisnaga de plástico por exemplo, possui vantagens em relação às demais do mercado.

Decisão de compra

Na etapa final, o comprador já optou pelo seu produto. Portanto, vale investir em comunicação que garanta uma ótima experiência do cliente. Uma das táticas essenciais para gerar a probabilidade de fidelização, é enviar tutoriais de “como utilizar sua manta asfaltica para telhado”, por exemplo, truques de uso, dicas e mais!

A criação da campanha

Ao entender mais sobre a jornada do cliente, chegou a hora de elaborar seu roteiro da campanha do seu produto através da estratégia de e-mail marketing. Ele pode ser criado a partir da seguinte sequência:

 
  • Boas-vindas: e-mails que contam a história do seu negócio, a cultura e os valores;

  • Impulsionamento: aumente a confiança em relação a sua empresa com webinars, palestras e materiais ricos;

  • Nutrição de inscrição: ofereça conteúdos personalizados para pessoas inscritas em sua página, focando nas necessidades deles;

  • Re-engajamento: crie campanhas voltadas para o público que não está mais tão ativo em sua página.

Monitoramento

A partir das informações anteriores, é possível monitorar os resultados das campanhas de e-mail marketing, visando gerar estratégias mais assertivas. A partir das informações obtidas, você pode segregar o público que pretende atingir com as infos do Google Analytics, por exemplo.

 

Sendo assim, você pode criar estratégias específicas para uma certa localização geográfica, idade e até mesmo tipo de persona. Lembre-se de sempre adequar seus e-mails com designs focados em cada tipo de público, além de um vocabulário atraente.

 

Com essas informações, chegou a hora de criar excelentes campanhas de e-mail marketing e trazer ótimos resultados para seus negócios. Assim, você será reconhecido como um especialista em relação aos produtos e serviços que oferece!

 

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.



 
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