16/07/2021 às 11h45min - Atualizada em 16/07/2021 às 11h41min

Trabalhar em casa é saudável?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Nessa época de pandemia os trabalhos home office aumentaram cerca de 30%, pois as pessoas necessitam trabalhar e por conta de ser necessário manter o distanciamento social, muitas pessoas acabaram perdendo seus empregos, além disso, a pandemia do novo coronavírus afetou drasticamente a economia mundial. 

 

E trabalhar em casa vem trazendo cada vez mais benefícios para as pessoas, principalmente para os funcionários das empresas, pois estes não precisam mais enfrentar trânsitos, perder tempo se deslocando até o local de trabalho e alguns podem até fazer o seu próprio horário. 

 

Mas será que é saudável trabalhar em casa? Pois o fato de um emprego home office ter muitas vantagens e trazer muitos benefícios, ficando mais tempo em casa as pessoas também ficam mais acomodadas, ou seja, passam mais tempo sentadas, comem mais e se hidratam menos, e estes não são hábitos saudáveis. 

 

Mas claro, existem muitas dicas que você pode seguir para que seu emprego home office seja mais saudável, e nós do Plano de Saúde Samoc estamos aqui para te auxiliar com isso, e se segui-las corretamente você verá o quanto sua qualidade de vida e seu rendimento no trabalho irão melhorar. 

Dicas para ter um home office mais saudável

Abaixo estão oito dicas essenciais que você deve seguir se deseja manter uma rotina de home office saudável e não comprometer a sua saúde e nem a sua qualidade de vida. 

Crie um ambiente de trabalho 

Para obter o mesmo grau de desempenho do local de trabalho, crie um cantinho confortável e agradável na sua casa que não te traga distrações, para isso você precisa apenas de um ambiente calmo, com boa luminosidade, uma mesa e cadeira confortável. Criar este tipo de “estação de trabalho” faz com que tenha uma excelente produtividade.

Mantenha o foco e tenha disciplina

O fato de trabalhar em casa não significa que deve “relaxar” ou não focar inteiramente no que precisa ser feito. Colocar uma roupa confortável e ficar inteiramente disponível apenas para o trabalho, contribui grandemente para que todas suas tarefas do dia sejam concluídas de forma altamente exemplar.

Estabeleça uma rotina

Esta dica é indispensável para que você consiga otimizar seu tempo de serviço. Determine um horário para iniciar e para finalizar seu trabalho diário. Estar em casa fornece maior comodidade, por esse motivo fica mais difícil se desligar do trabalho no final do dia, mas saber quando iniciar e quando terminar é uma obrigação de todo e qualquer funcionário exemplar.

Controle os horários

Mantenha sempre o mesmo horário para iniciar e finalizar o expediente diário, isso é muito importante para que você fique sempre focado no trabalho mas também saiba a hora de encerrar o dia. Manter o mesmo horário de almoço todos os dias também é essencial para que não se prolongue a citada pausa e, assim, não interferir no seu progresso do dia.

Pratique exercícios

Mesmo que você esteja em casa, fazer exercícios é essencial, pois o sedentarismo não é um hábito saudável e pode trazer muitos malefícios à saúde, por isso crie uma rotina e faça alguns exercícios e alongamentos pelo menos três vezes na semana. 

Faça algumas pausas durante o horário de trabalho

Fazer algumas pausas de alguns minutinhos de hora em hora é muito importante para que você consiga manter o foco no trabalho, então levante-se, faça alongamentos, ande um pouco e depois retorne ao seu serviço, pois alguns estudos mostram que passar todos os dias sentado por mais de 3 horas, pode aumentar o risco de doenças cardíacas. 

Avise as outras pessoas da casa que você está trabalhando

Se você não mora sozinho, é imprescindível que os demais moradores da casa saibam que, apesar de estar em casa, você não está desocupado. Dessa forma, elas evitarão te interromper e fazer barulhos desnecessários ou que possam atrapalhar ou desrespeitar seu espaço de trabalho.

Mantenha se Hidratado

Comer no seu espaço de trabalho não é indicado, assim como ficar saindo dele a todo instante para pegar água pode atrapalhar seu desempenho e o foco, portanto manter uma ou mais garrafas d’água próximas a você dentro do seu ambiente de trabalho ajuda a não perder tempo e a manter o foco e qualidade em suas tarefas.

 

São algumas dicas básicas e simples de colocar em prática que, se seguidas de forma correta, você terá o melhor desempenho possível em todas suas tarefas diárias e conseguirá mostrar para seu gestor que é um funcionário focado, disciplinado e competente. 

 

Consequentemente, você terá uma qualidade de trabalho melhor e cumprirá com êxito todas as tarefas que forem dadas à você. Além de conseguir manter uma qualidade de vida muito melhor e mais saudável, o que tornará mais eficiente todas as suas atividades do dia a dia, tanto as relacionadas ao trabalho quanto as relacionadas a suas atividades pessoais.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp