06/07/2021 às 17h22min - Atualizada em 06/07/2021 às 17h16min

Qual é a importância de manter a cultura organizacional de uma empresa?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

A cultura organizacional é fundamental para o crescimento de qualquer empresa. Numa estratégia de retenção de talentos é importante ter um clima organizacional dentro do negócio para engajar a equipe e valorizar o potencial dos seus colaboradores.

Grandes empresas do mercado alcançaram o seu sucesso devido a uma forte cultura organizacional interna. Aqui, vamos mostrar quais são os principais benefícios e características de ter uma cultura organizacional bem estruturada dentro da empresa.

O que é cultura organizacional?

A cultura organizacional abrange práticas, princípios e valores aplicados pela empresa e por seus colaboradores. A intenção desse conceito é criar uma verdadeira cultura que é reproduzida pelos colaboradores, fazendo com que todos estejam alinhados e partilhem dos mesmos valores, dos mesmos objetivos e tenham um padrão para se comunicar e realizar as atividades.

Quando a empresa tem uma cultura organizacional forte, ela influencia no comportamento dos colaboradores e molda a imagem corporativa do negócio para o mercado e para o público. Isso reflete no consumo, aceitação e geração de autoridade da marca no segmento do negócio.

Qual é a importância da cultura organizacional?

A intenção da cultura organizacional é fundamental para que a empresa cresça no mercado. Separamos alguns dos principais benefícios da cultura organizacional para o seu negócio, confira abaixo:

Engajamento

O sucesso de uma empresa depende dos resultados gerados pelos seus colaboradores. A cultura organizacional ajuda a motivar e engajar os colaboradores na atuação do seu negócio. Dessa forma, os profissionais são estimulados e possuem um suporte para que desenvolvam todo o seu potencial de trabalho, gerando os melhores resultados possíveis para a empresa.

Com a implementação de uma cultura organizacional, a empresa pode criar um sistema justo e eficaz de avaliação dos colaboradores para que eles possam se desenvolver, e principalmente, que a empresa possa ajudar nesse crescimento. Com isso, os colaboradores trabalham com mais motivação e estão mais engajados com os ideais e objetivos do negócio.

Aumento de produtividade

O crescimento do negócio também depende da produtividade e este é um grande desafio. Nunca é fácil aumentar a produtividade, então a cultura organizacional é um dos fatores que ajudam a estruturar processos que eliminem erros, invistam em formação, criem um bom ambiente de trabalho e ajuste as estratégias para otimizar o crescimento da empresa.

A partir do momento que a empresa implementa e fortalece uma cultura organizacional, fica mais fácil construir ideias, missões, princípios e valores. Isso é fundamental para escalar a produtividade e assim otimizar os resultados do negócio.

Retenção de talentos

Ter a capacidade de atrair e reter os melhores talentos do mercado é essencial para que a empresa cresça. Fortalecer o negócio como uma boa marca empregadora passa por uma cultura organizacional forte. Dessa maneira, a empresa tende a ter muito mais sucesso em conquistar e manter em seu quadro de funcionários ótimos profissionais.

Os melhores profissionais do mercado são atraídos por uma empresa que tenha uma cultura organizacional que consiste em valorizar o desempenho e o potencial de seus colaboradores. Com tanta concorrência no mercado, ter uma cultura que valorize profissionais é uma ótima maneira de reter talentos.

Melhora o ambiente da empresa

A cultura organizacional também está associada a um ambiente de trabalho agradável. Afinal, ter um clima bom no dia a dia é o reflexo de uma boa cultura organizacional. A implementação de uma cultura organizacional passa por alinhar expectativas e criar um ambiente de respeito e colaboração entre os funcionários.

Os comportamentos positivos são influenciados pela cultura implementada na organização. Uma empresa com missão, valores e princípios claros que prezam pelo respeito e a colaboração entre as pessoas. A empresa que cresce com estes valores mantêm um ambiente de trabalho agradável e gera resultados para o negócio.

Processo seletivo mais assertivo

A cultura organizacional é fundamental para ter um processo seletivo mais ajustado. Encontrar os profissionais certos para a empresa é importante para que o negócio cresça no mercado. Com a cultura bem definida, fica muito mais fácil montar um processo seletivo que tenha as provas e dinâmicas certas para facilitar a escolha do candidato mais indicado para assumir o cargo.

Para isso, além de um processo seletivo bem ajustado, também é preciso implementar a cultura organizacional da empresa. Dessa maneira, os profissionais que vão se candidatar ao processo serão aqueles que se identificam com a cultura da empresa.

Como falamos acima, a cultura organizacional é uma das formas para reter talentos e criar a imagem de boa marca empregadora.

Estes são os principais benefícios da cultura organizacional para o negócio. Ter uma cultura forte dentro da empresa é importante tanto interna como externamente. A cultura organizacional é fundamental para engajar os colaboradores e também o público. Essa é a melhor forma de construir a autoridade da empresa em seu segmento.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp