30/06/2021 às 14h52min - Atualizada em 30/06/2021 às 14h47min

Entenda a diferença em otimizar e automatizar

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Muitas pessoas confundem automação com otimização. Elas pensam que os dois são iguais, que melhorar a eficiência de suas tarefas é o mesmo que otimizar seus resultados. É importante que todos nós entendamos que o oposto é verdadeiro - essas duas coisas não são iguais e não devem ser confundidas uma com a outra.

 

Automatizar uma tarefa não a torna necessariamente mais eficaz do que ter alguém executando-a manualmente, pode torná-lo mais rápido, mas ainda é apenas uma réplica do que um ser humano é capaz de fazer.

 

Otimizar uma tarefa requer considerações mais delicadas do que simplesmente entregar tudo para um computador para garantir que tudo possa ser feito mais rápido e repetido. 

 

Para que as empresas realmente colham os benefícios da tecnologia, é importante entender as distinções entre automação e otimização.

 

Neste artigo você vai entender o que é a otimização e o que a automação. Além disso, vai ver as principais diferenças entre esses dois processos.

O que é otimização?

Otimização significa tirar o melhor proveito de uma situação ou dos recursos disponíveis para você. Ao otimizar algo, você visa maximizar seu potencial e torná-lo o mais útil possível. 

 

Um exemplo diário de otimização pode ser um representante de vendas planejando uma viagem ao exterior para se encontrar com um cliente importante. Antes de partir, eles poderiam combinar um encontro com outros clientes na mesma viagem, ou mesmo pesquisar novos clientes na área. Isso significa que eles estão aproveitando ao máximo seu tempo. Também reduz as despesas da empresa, que podem incluir passagem aérea, hospedagem e alimentação.

 

A otimização é um método que consiste no mapeamento dos processos realizados, a fim de reconhecer e excluir erros por meio da rotina padrão.

 

Dessa forma, atividades desnecessárias, falhas e gastos são reduzidos de forma considerável, aprimorando as formas de trabalho e levando a melhores resultados.

 

A otimização gera vários benefícios à empresa, demonstrando formas de aumentar a eficácia e o aprimoramento na administração do tempo..

Benefícios da otimização de processos

Entregas mais confiáveis

A otimização está relacionada a adotar processos de boas práticas em atividade de trabalho e formalização. Elas acontecem por meio de documentos que detalham como as atividades devem ser realizadas, o tempo que a atividade deve durar e os recursos que vão ser necessários para a realização da atividade

 

Com isso, reduz-se consideravelmente a ocorrência de erros e incertezas quanto ao processo, independente de quem execute a tarefa, o método é uniforme, proporcionando resultados confiáveis.

 

Dessa forma a produtividade aumenta e empresa não fica presa com tarefas desnecessárias e nem com o trabalho de corrigir erros.

Maior atividade integrada

Outro benefício da otimização de processos é a sequência de atividades. Isso se dá pela importância de saber de onde vem e onde vai uma tarefa - além de saber quais referências e materiais devem ser obtidos, e qual é o melhor resultado para o desempenho ideal da próxima atividade.

 

Consequentemente, além de definir claramente as responsabilidades de cada colaborador, as atividades tornam-se mais integradas e fluidas, com maior compartilhamento de informações e maior cooperação entre todos os envolvidos. O resultado é que problemas como atrasos são facilmente evitados.

O que é automação?

Automação de processos é a aplicação de tecnologia para modelar, executar, medir e melhorar formalmente os processos que suportam a operação de uma organização.

 

A automação é um ativo fundamental para alcançar a transformação digital. Na verdade, eles são usados ​​para aumentar a qualidade do serviço, melhorar a entrega do serviço e reduzir custos

Benefícios da automação de processos

Melhora a eficiência

Conclui tarefas rapidamente, sem qualquer interferência manual, economizando tempo e dinheiro. O que é algo essencial independente do porte da empresa, pois tempo e dinheiro são recursos muito valiosos.

Aprimora a experiência do cliente

Disponibiliza dados que permitem que a jornada do cliente seja contextualizada e ajuda as organizações a criar experiências mais personalizadas. 

 

Habilita a conectividade 

Integra sistemas e elimina silos para fornecer uma visão única dos dados de negócios para permitir uma tomada de decisão mais informada e mais eficiente.

Promove a conectividade

As equipes de negócios e de TI podem colaborar de forma mais eficaz por meio de uma única plataforma.

Promove a orquestração de negócios

Apoia a coordenação de pessoas, sistemas e informações em toda a organização para apoiar a estratégia de negócios.

Se você tem interesse em automatizar os processos da sua empresa e colher benefícios como esses conheça a AES SOLUTIONS.

Diferenças entre otimizar e automatizar

A diferença entre automação e otimização é que os otimizadores possuem alguma inteligência embutida, eles buscam ativamente boas soluções, enquanto a automação é questão de aplicar as mesmas etapas todas as vezes para obter um determinado resultado de planejamento.

 

No entanto, a otimização é principalmente um processo manual, que consome mais recursos de tempo, enquanto a automação é um processo imediato e mais eficiente.

 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp