21/06/2021 às 13h33min - Atualizada em 21/06/2021 às 13h25min

5 Melhores livros que vão te ajudar a poupar dinheiro

A educação financeira é uma realidade que alcança, progressivamente, cada vez mais brasileiros, e se populariza na medida em que os baixos salários, a dificuldade em conseguir empregos e a crise econômica se acentuam - sem esquecer dos impactos provocados pela pandemia.

 

Em uma pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), este ano houve crescimento significativo no número de pessoas que querem ter algum tipo de reserva financeira. 6 a cada 10 brasileiros pretendem poupar e se preparar para possíveis eventualidades.

 

Em meio aos desafios financeiros e o orçamento apertado, economizar e poupar dinheiro se tornou imprescindível para não viver no sufoco, por isso, visando colaborar com um novo entendimento sobre suas finanças e novas formas de lidar com o seu dinheiro, elaboramos este artigo com sugestões de livros escritos por quem quem entende do assunto.

 

São livros que compartilham com os leitores, noções de planejamento, gestão, experiências e dicas que vão te ajudar a poupar, investir, organizar e cuidar melhor de seu dinheiro. 

 

Vamos conhecer?

1. Guia Prático Me Poupe! 33 dias para mudar sua vida financeira - Nathalia Arcuri

Nathalia Arcuri é jornalista, especialista em finanças e criadora de conteúdo no Me Poupe!, maior canal de finanças do Youtube, com mais de 6 milhões de inscritos. 

 

Com o canal ela fez fama e fortuna oferecendo ao público dicas, conselhos e conteúdo sobre educação financeira, e melhores formas de sair da inércia quando o assunto é dinheiro.

 

A proposta do livro é ajudar seus leitores a transformarem sua vida financeira em 33 dias, utilizando o método N.A. criado pela própria autora, e que foi testado e comprovado por quem utilizou.

 

Neste guia prático você aprenderá

 
  • Organizar sua vida financeira;

  • Consumir de forma inteligente sem comprometer sua renda e sem abrir mão do que realmente importa;

  • Criar estratégias para garantir uma renda extra e aumentar seus ganhos;

  • Renegociar dívidas e livrar-se delas;

  • Fazer investimentos;

  • Retomar o controle sobre seu dinheiro.

2. Pai rico, pai pobre - Robert T. Kiyosaki

Este livro de Robert T. Kiyosaki é um best seller no mundo inteiro. Seu autor é empresário, investidor e escritor com mais de 30 livros publicados, sendo Pai rico, pai pobre o mais conhecido entre eles.

 

Apesar de ser uma obra baseada na experiência e realidade dos Estados Unidos, seus ensinamentos continuam sendo válidos e adaptáveis para leitores de qualquer lugar no mundo, ela é uma das maiores referências em educação financeira.

 

Com este livro você aprenderá:

 
  • O básico sobre educação financeira - um livro ótimo para aquelas pessoas que estão dando seus primeiros passos no assunto;

  • Como pessoas ricas lidam com seu dinheiro, e de que forma ensinam seus filhos para que sua riqueza permaneça ao longo das gerações;

  • De que forma seu comportamento de consumo pode definir os rumos de sua vida financeira;

  • A importância do estudo e do conhecimento para melhor gerir suas finanças;

  • Ensinamentos e lições sobre investimentos;

3. A Riqueza da Vida Simples - Gustavo Cerbasi

Gustavo Cerbasi é consultor e administrador financeiro, professor, palestrante e escritor, com pelo menos 15 livros publicados, abordando assuntos como, finanças e negócios, planejamento familiar e economia doméstica, sendo seus livros mais conhecidos: Casais inteligentes enriquecem juntos, Como organizar sua vida financeira e Investimentos inteligentes.

 

Seu livro A riqueza da Vida Simples, é um convite para todos os leitores repensarem seus hábitos, comportamentos e estilo de vida, de forma a abandonarem práticas prejudiciais e comecem a incorporar hábitos financeiros que proporcionem tranquilidade e prosperidade.

 

Com este livro você aprenderá:

 
  • Como construir novos modelos de riqueza a partir de escolhas sustentáveis;

  • A importância da qualidade de vida;

  • Propostas de redução de custos, adoção de práticas minimalistas;

  • Fazer mudanças estruturais que tornarão sua vida financeira mais flexível; 

  • Novos caminhos em busca de equilíbrio e liberdade financeira;

  • Reavaliar seus planos e repensar seus investimentos.

4. Como organizar sua Vida financeira - Gustavo Cerbasi

Trazemos mais um livro deste autor, tamanha sua importância quando a questão publicação sobre finanças. 

 

Neste livro, o autor te ajudará a fazer um diagnóstico da situação financeira na qual você se encontra, levando em consideração fatores como idade, volume das dívidas, suas despesas, seus bens, investimentos e planejamento da aposentadoria.

 

Com estes dados, você aprenderá a avaliar seu orçamento, traçar seu perfil consumidor e investidor e perceber o que precisa mudar e melhorar para que você alcance de forma efetiva seus objetivos financeiros.

 

Com este livro você aprenderá:

 
  • O domínio de assuntos que são difíceis e complicados para a maior parte dos brasileiros, como declaração de impostos;

  • As melhores formas de gerenciar suas dívidas;

  • Como usar o crédito a seu favor e não cair em armadilhas financeiras;

  • As possibilidades mais interessantes de investimento.

5. O homem mais rico da Babilônia - George S. Clarson

Este é o livro mais antigo e famoso sobre finanças, escrito em 1926 por George S. Clarson, editor e escritor de temas voltados para economia e finanças.

 

Apesar de ser um livro com quase 100 anos de existência, é extremamente importante, pois nele, é reunida uma coleção de parábolas ambientadas na antiga Babilônia - que eram distribuídas sob forma de panfletos em bancos e seguradoras nos Estados Unidos pelo próprio Clarson.

 

Suas parábolas trazem ensinamentos sobre Planejamento financeiro, a importância de poupar, melhores formas de gerenciar e cuidar de seu dinheiro, empréstimos etc.

 

Com este livro você aprenderá:

 
  • Os segredos para o sucesso dos antigos babilônios;

  • Solucionar seus problemas financeiros e conquistar ganhos e riquezas;

  • Soluções para evitar a falta de dinheiro;

  • A importância da educação e do conhecimento para a manutenção e conquista de uma vida financeira saudável;

  • A melhor maneira de lidar com suas dívidas.

 

Estes são livros necessários para você que deseja transformar, de uma vez por todas, a sua vida financeira, sem esquecer do que é fundamental, usá-los como uma ferramenta para driblar os desafios e obstáculos para que você consiga alcançar suas metas e objetivos com determinação e foco.

Quais deles você já conhecia? Esperamos que nossa lista seja uma aliada para a mudança positiva que você precisa.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp