17/06/2021 às 14h12min - Atualizada em 17/06/2021 às 14h09min

Como funciona a emissão de NF online

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Muitas vezes os empreendedores ficam na dúvida de como funciona a emissão de NF online. Neste artigo vou explicar mais o que são, como funcionam as notas fiscais online e como emiti-las.Afinal, as NF 's são uma ferramenta imprescindível à contabilidade da sua empresa.

Como funciona a emissão de NF online

O que é uma NF ?

Uma nota fiscal é o comprovante que o gestor de uma empresa tem de que prestou algum serviço ou realizou a venda de algum produto.

Este comprovante é tão importante para os clientes quanto para a empresa que prestou o serviço ou realizou a venda.

 

Com ela o cliente obtém garantia do produto/serviço adquirido o que lhe dá direito a uma assistência caso haja algum problema e para seus próprios registros de finanças.

E para a empresa, a nota fiscal é necessária para os registros financeiros da contabilidade, controle de vendas e apuração de impostos derivado da venda do produto/serviço.

Lembrando que a emissão da NF é obrigatória após a prestação do serviço ou da venda de um produto.

Tipos de Nota Fiscal 

O tipo de Nota Fiscal, assim como funciona a emissão de NF online, depende da atividade econômica de cada empresa, então nem sempre são todas iguais.

As notas fiscais mais utilizadas são as eletrônicas, mas ainda são permitidas e utilizadas, em alguns casos, as notas fiscais físicas.

Nota Fiscal eletrônica (NF-e)

A nota fiscal eletrônica é a que substitui a física (em papel) e todos os dados da operação como destinatário, emissor, impostos e tipo de serviço prestado ou produto vendido são transmitidos à Secretaria da Fazenda.

DANFe

A DANFe (Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica) nada mais é do que a representação gráfica da nota fiscal eletrônica, assim como seu próprio nome já diz.

Ela serve para o caso de não ser possível apresentar os dados da nota fiscal eletrônica, contudo, não apresenta valor fiscal, por esse motivo ter o arquivo eletrônico (XML) é essencial para a empresa e para o consumidor, pois esse sim tem valor fiscal.

Por que emitir notas fiscais

A emissão das notas fiscais é a garantia e o comprovante de que sua empresa paga ao governo todos os tributos devidos de forma correta. Isso transmite confiança aos seus colaboradores, fornecedores e clientes. 

Empresas que não cumprem a obrigação de emitir as notas fiscais de forma correta podem ser enquadradas pelo governo por crimes de ordem econômica e tributária.

 

Passo a passo de como funciona a emissão de NF online:

  • Adquirir um certificado digital: para que a nota fiscal eletrônica tenha validade a empresa precisa ter um certificado digital associado ao CNPJ da empresa, que equivale como uma assinatura digital.

  • Ser credenciado à Sefaz: este é um processo que varia de acordo com a legislação de cada local. Se sua empresa possui mais de uma filial, além da matriz, em variadas localidades, é necessário realizar o cadastro na Sefaz de cada uma das localidades. 

  • Contrate um Software: com um software contratado fica mais simples emitir suas notas fiscais eletrônicas com eficácia, segurança e excelência. A Otimizou é um ótimo exemplo de sistema de emissão de notas fiscais, pois é completo, interativo e ideal para ajudar a formalizar suas vendas dentro da legislação vigente. 

Por que contratar um Software

A contratação de um software para realizar a emissão das notas fiscais eletrônicas facilita a contabilidade, o controle de finanças, controle de gastos, elimina a necessidade de arquivos físicos e reduz custos.

 

Obtendo as notas fiscais eletrônicas você economiza espaço, pois não precisará ficar acomodando pastas de arquivos, consequentemente reduz seus gastos com papéis, plásticos e pastas para guardar todos os arquivos físicos. 

 

Ter tudo guardado em formato digital, arquivado em ambientes eletrônicos e na nuvem garantem a você, empreendedor, uma maior segurança e comodidade. 

Redução de erros e aumento da produtividade

Ao utilizar um software adequado para realizar a emissão das notas fiscais online, você consegue otimizar o tempo e reduzir os erros que poderiam vir a ser cometidos ao emitir uma nota fiscal online. 

 

Dessa forma teria muito mais tempo para a realização de outras tarefas e para se concentrar em outras atividades importantes dentro da empresa.

 

Ao aprender como funciona a emissão de NF online você consegue então uma maior produtividade, uma organização melhor das finanças e da contabilidade e também uma redução relativa de gastos desnecessários com papéis, pastas e um espaço mais abrangente dentro da sua empresa, assim como uma maior segurança para seus arquivos.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp