16/06/2021 às 17h49min - Atualizada em 16/06/2021 às 17h48min

Dicas para otimizar a cobrança de seus clientes

Nossa economia já não é das melhores, diria em estado de letargia. Com a pandemia, o quadro se acentua mais ainda, e na torcida de que as relações comerciais entre as grandes potências não gerem uma crise global impactando ainda mais a nossa situação.

O mercado varejista está passando por um processo de inadimplência, bastante abrangente, algo em torno de mais de 62 milhões de inadimplentes e em vários setores.

Devemos estar atentos a esses números e criarmos remédios que possibilitem melhorarmos nossa eficácia, com melhores estratégias de cobranças, bem como entendermos o atual estágio econômico do país e como isso influencia no bolso do cidadão, sendo pessoa física ou jurídica, ou melhor, nossos clientes.

Existem algumas dicas simples para otimizar na hora de cobrar clientes, vejam algumas delas:

FACILIDADES DE PAGAMENTO

Utilize novos meios de pagamento através de Pix, boletos, cartão de crédito, onde já venham definidos juros por dias de vencimento das faturas. A zoompay é uma saída para facilitar seus pagamentos, bastante acessível.

PRIORIZAR E ORGANIZAR COBRANÇAS

Há necessidade de estabelecermos certas regras de cobrança, ou seja, o quê priorizar: Evidentemente que os valores mais altos, terão um enfoque maior, para isso ocorrer, a organização da equipe de cobrança, será o diferencial, definindo as regras de procedimento e abordagem. Podendo até terceirizar cobranças de valores menores por empresas especializadas.

AUTOMATIZAÇÃO DAS EMPRESAS NA GESTÃO DE COBRANÇAS

A automatização do seu negócio, sua empresa, na gestão de cobranças, faz-se necessária, visto que, possibilita ter uma visão mais ampla da clientela, porque, terá mais informação do perfil do cliente, uma organização melhor e certamente esses dados darão mais eficácia no momento da cobrança.

Esse suporte de gestão na empresa, através de softwares(tipo E.R.P.) dá agilidade, para detectar atrasos nos pagamentos e consequentemente, acionar os meios de aviso de notificações dos mesmos, de uma forma imediata.

Os software permitem integrar todos os dados referentes a contas em uma única plataforma, otimizando todo o controle financeiro da tua empresa. Gerando e enviando e-mails, boletos de forma automatizada. Um bom exemplo é a ZoomPay, que fornece serviços que facilitam a vida de qualquer empreendimento,

ABORDAGEM AO CLIENTE DURANTE A COBRANÇA

Desenvolver métodos de abordagem aos clientes, quando das cobranças, evitando incompatibilidade com o mesmo.Manter um bom relacionamento para não quebrar o elo cliente-empresa.

 Em caso de desgaste com o cliente, acarretaria a perda do mesmo, bem como a difamação do nome da empresa, arranhando com isso sua imagem. Sabemos que haverão casos de ruptura, o cliente se negar a pagar depois de todas as tentativas e condições extras impostas pela empresa para o acerto, aí só resta os rigores da lei, porque a empresa cumpriu com seu papel, houve a prestação de serviço e precisa ser ressarcida.

VERIFICAÇÃO DA INADIMPLÊNCIA ANTES DA COBRANÇA

Verificar todas as situações de inadimplência, antes de cobrar o cliente, ter um padrão de checagem, para evitar constrangimentos.

  • Se o cliente usou outros meios de pagamentos, que não foram detectados pela empresa.

  • Se não foram enviados boletos pelo setor de cobranças da empresa.

  • Se o cliente mudou de endereço e não avisou a empresa.

  • O cliente realizou o pagamento, mas o Banco por algum motivo não comunicou a empresa. 

  • Renegociação das Faturas alterando as datas de pagamentos.

  • Até mesmo a suspensão de pagamentos por ordem superior que não tenham chegado ao conhecimento da equipe de cobrança. 

QUALIFICAÇÃO DA EQUIPE DE COBRANÇA

Qualifique sua equipe de cobrança, através de cursos, vídeos, maneiras de abordagem do cliente. É de vital importância verificar o histórico do cliente, às vezes pode ser um simples esquecimento e apenas um contato, através de um e-mail, chatbots, whattsap, resolve. A importância do contato, primeiro impessoal, caso contrário pessoal.

EMPRESAS DE COBRANÇA

Dar ênfase às dívidas de maior valor implica muitas vezes em terceirizar serviços contratando empresas especializadas em cobrança para as faturas de menor valor.

DELEGAR AUTONOMIA PARA A EQUIPE DE COBRANÇA

A gestão de cobrança implica em delegar funções e garantir que funcionem com autonomia dentro dos parâmetros estabelecidos pela sua administração.

Geralmente as empresas pequenas delegam a um funcionário o poder da cobrança e a um gestor o poder da negociação.o importante é ampliar o poder de autonomia junto as negociações com os clientes, com isso dando fluidez e eficiência para todo o processo.

Diante da situação momentânea que estamos vivendo, a situação econômica do país, e o crescimento da inadimplência, devemos sim, estar atentos e criarmos mecanismos de defesa eficazes, aparelhando as equipes de cobrança, otimizando, para minimizarmos o déficit de clientes inadimplentes.

Link
Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Relacionadas »
Comentários »