14/06/2021 às 16h50min - Atualizada em 14/06/2021 às 16h43min

Principais equívocos que fazem todo negócio fracassar

Conheça quais são os erros que muitos empreendedores cometem e que podem levar qualquer negócio a decretar falência

O mundo das organizações se revela cada vez mais desafiador para os empreendedores. Para ganhar destaque e prosperar no mercado é necessário evitar alguns erros no dia a dia.  Por isso, elaboramos esse post que vai te mostrar quais são os principais equívocos que podem fazer qualquer negócio fracassar. Fique atento e evite-os ao máximo. Aproveite a leitura! 

 Não fazer um bom planejamento financeiro

Esse talvez seja o pior equívoco de muitos empreendedores. Quando vamos começar qualquer tipo de negócio, é preciso ter um bom planejamento financeiro. As despesas iniciais podem ser altas, e se o empresário não tiver feito um planejamento adequado em relação às suas finanças, tudo pode ir pelo ralo em pouco tempo.

 

O ideal é que o empreendedor tenha uma boa reserva financeira antes de dar o pontapé inicial em seu negócio. Estar preparado financeiramente para arcar com os gastos de uma empresa, principalmente no início das atividades, é crucial. Sem um planejamento financeiro nada vai para frente.  Um curso de coaching pode te ajudar com essa missão, pois essa técnica visa o seu desenvolvimento profissional. 

 
Não estudar o nicho de atuação antes

Diversos empreendedores, pela empolgação momentânea de abrir uma empresa ou pela falta de experiência, acabam não estudando com antecedência sobre o nicho que vão atuar. E é aí que tudo se complica. Quando vamos abrir qualquer negócio, é preciso estudar a fundo o mercado de atuação. Afinal de contas, é ele quem dita as regras do jogo, certo?

 E se o empresário não tem a mínima noção de quem é o seu público-alvo e não sabe nada sobre o seu nicho, as chances da empresa falir podem ser gigantescas. É preciso estar a par de todas as variáveis que tenham relação com os  seus clientes e o mercado, que não são poucas. Atenção quanto a isso, se quiser prosperar! 

 Não ter um plano de negócios

Esse é outro equívoco que pode colocar tudo a perder. Um bom plano de negócios é fundamental para qualquer empreendedor. Existem muitas armadilhas camufladas no mercado e essa estratégia pode evitar que você seja pego de surpresa e decrete falência. Por isso, investir em um bom plano de negócio é primordial para tudo dar certo.

 

Todas as suas ações no dia a dia serão baseadas nele, por isso, é necessário ter um plano de negócios que seja assertivo e meticulosamente elaborado. Se você achar que isso é perda de tempo ou desnecessário, é melhor repensar esse conceito, pois as chances da sua empresa fracassar podem ser enormes. 

 Não investir em marketing

Quem não é visto não é lembrado. Esse é um ditado popular que se encaixa muito bem nesse contexto. Muitos empreendedores ainda acreditam que o investimento em marketing é gasto de dinheiro sem necessidade. Isso é um erro crasso! O marketing é fundamental para qualquer negócio ganhar mais visibilidade, atrair mais clientes e se consolidar ainda mais. 

 Pense da seguinte forma: antes das pessoas comprarem da sua empresa, elas precisam saber que o seu negócio existe, certo? Por isso, o marketing é fundamental. Ou seja, é através dele que a sua empresa pode ganhar mais notoriedade e prosperar. A PNL pode te ajudar com essa tarefa, já que é uma eficaz técnica que aprimora a sua comunicação e deixa seus comportamentos mais assertivos no dia a dia.

 Não marcar presença nos meios digitais

Se você acredita que a sua empresa não precisa marcar presença nos meios digitais, ela pode ter pouco tempo de vida no mercado. Hoje em dia, é praticamente uma obrigação qualquer negócio estar presente na internet e nas redes sociais. Se a sua empresa ainda não tem um site e uma página ativa no Facebook e Instagram, é melhor repensar essa ideia.  

 Diariamente, milhares de pessoas estão conectadas com a internet. Por isso, se o seu negócio não está presente no mundo online, ele pode estar perdendo excelentes chances de vender muito mais e ganhar mais notoriedade. Dessa forma, crie um site que seja interativo, que ofereça boa navegabilidade e um conteúdo relevante para o seu público-alvo, além de marcar presença nas redes sociais. 

 Não analisar a concorrência

Abrir um negócio sem analisar previamente a concorrência é um outro equívoco de muitos empreendedores. Lembre-se de que os seus concorrentes têm o mesmo objetivo que o da sua empresa, por isso, é fundamental observar a qualidade dos seus produtos/serviços, bem como todas as suas estratégias de vendas no dia a dia.

 Isso pode te dar uma noção do que precisa ser mudado no seu plano de negócios. Em um mercado altamente competitivo, é fundamental que a sua empresa esteja no páreo com os seus principais concorrentes. Por isso, se faz necessário uma minuciosa análise de toda a sua concorrência, para que a sua empresa seja a preferência dos clientes na hora da compra. 

 Praticar preços abusivos

Tem muito empreendedor por aí que acha que seus produtos são os melhores do mundo e que por isso podem praticar preços abusivos no mercado. Isso não é o mais recomendado, principalmente quando a concorrência é acirrada. Saber quanto cobrar pelos seus produtos ou serviços é dever de todo empresário. 

 Em uma época de retração econômica, os preços praticados pela sua empresa devem estar dentro da média de mercado. Se forem altos demais, os consumidores vão optar pela concorrência. Da mesma forma, se forem baixos demais, podem gerar uma certa desconfiança a respeito da qualidade dos seus produtos. A hipnose pode te ajudar com essa questão, com a máxima assertividade. 

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