27/05/2021 às 12h00min - Atualizada em 27/05/2021 às 11h58min

Trabalhar demais faz mal à saúde?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Em um mundo muito corrido, o fato de ser “workaholic”, um viciado em trabalho, pode ser visto como algo bom por muitos, mas a verdade é que trabalhar em excesso é uma maneira de se descuidar da saúde, prejudicando a capacidade mental e física a longo prazo.

Jornadas muito longas de trabalho, sem tempo para pausas, e sob pressão por resultados são o caminho para a perda de qualidade de vida. Não à toa, as empresas atualmente se preocupam cada vez mais com o bem-estar do funcionário, regulando o horário de trabalho e oferecendo benefícios flexíveis para que eles se sintam valorizados e engajados com a empresa.

Estudo mostra que trabalho excessivo não faz mal apenas à saúde, mas também para a carreira

Um estudo feito divulgado em 2018 pela City University, de Londres, mostra que o trabalhar demais não só diminui o bem-estar das pessoas como faz mal para a carreira. Os pesquisadores usaram dados de mais de 50 mil pessoas de 36 países da Europa e analisaram os efeitos do excesso de trabalho sob o bem-estar e os resultados na carreira.

Assim, a pesquisa buscou entender a relação entre diversos fatores importantes como a fadiga, o estresse, a satisfação profissional, estabilidade no emprego e expectativas de promoção, por exemplo.

Os resultados mostraram que o trabalho excessivo não só está associado a diminuição da qualidade de vida como também a resultados profissionais aquém das expectativas dos profissionais. Inclusive em trabalhadores que são bem pagos, os efeitos negativos superaram as questões de remuneração e esforço extra no trabalho.

Problemas de saúde podem se intensificar a longo prazo


Você pode não notar no início e até se acostumar com uma rotina de trabalho pesada, mas a longo prazo o excesso de trabalho irá, consequentemente, fazer mal a sua saúde. Fizemos uma lista com alguns dos problemas mais graves e facilmente perceptíveis em pessoas que se habituaram a trabalhar demais, confira abaixo:

Fadiga física e mental


O cansaço excessivo é um dos problemas que mais são aparentes na vida de quem trabalha muito. Longas jornadas de trabalho são prejudiciais para o nosso corpo e a nossa mente, isso faz com que o ambos fiquem cansados e isso seja uma constante.

A fadiga física e mental é algo notável já no curto prazo. Sabe quando você chega em casa e não consegue nem ficar vendo uma TV por 30 minutos, isso é sinal de que seu corpo e sua mente estão cansados. Por isso, é importante que você aproveite seus horários de descanso para descansar, diminua um pouco o ritmo e recarregar as energias.


Dores físicas


O excesso de trabalho também causa dores por todo o corpo. A intensidade do trabalho, mesmo que não seja uma atividade pesada, acaba nos promovendo uma série de dores por todo o corpo.

Como o ritmo de trabalho é intenso e a jornada é longa, nosso corpo sofre com a falta de descanso e pausas para “desconectar” um pouco do trabalho. Dores em diferentes regiões do corpo é um problema de saúde perceptível em que trabalha demais.

Estafa Mental


Além dos efeitos no corpo, o excesso de trabalho também prejudica bastante o funcionamento da nossa mente, causando o que chamamos de estafa mental. Pro dormir pouco, enfrentar longas jornadas de trabalho e estar sempre sob pressão, muitos trabalhadores têm dificuldade em “desligar” a mente.

Dessa forma, eles não conseguem aproveitar uma folga para descansar porque estão pensando em questões de trabalho. O problema é que quando a estafa mental se aprofunda, ela acaba destruindo a produtividade, causando bloqueios criativos e minando a autoestima do profissional. Isso impede o desenvolvimento de um trabalho de qualidade.

Queda de produtividade


Trabalhar demais acaba causando a queda na produtividade. Ao contrário do que muitos podem pensar, o trabalho excessivo não é a melhor maneira de tornar pessoas mais produtivas e nem formar profissionais melhores.

Com o passar do tempo e o aumento do estresse, das dores, dos bloqueios mentais, qualquer profissional tende a ter uma queda de produtividade. Isso significa que ele rende menos e que desempenha as atividades do dia a dia com menos qualidade.

Dessa maneira, fica perceptível que com o tempo vivendo numa rotina louca de trabalho, os profissionais acabam perdendo qualidade, energia e não conseguem entregar bons resultados.

Dificuldades nas relações sociais


Uma pessoa que trabalha demais vive sob forte estresse, tende a desenvolver a ansiedade e se tornarem o que chamamos de “pavio curto”. Isso gera muitas dificuldades nas relações sociais. A falta de paciência, empatia e a ansiedade deixam uma pessoa mais nervosa, grosseira e intolerante.

Com isso, o trabalho excessivo prejudica o bem-estar do profissional junto com amigos e familiares.

Como vimos durante todo o texto, o trabalho em excesso não traz nenhum benefício para os profissionais e nem para as empresas. É importante entender que o que vale mais é a qualidade e não a quantidade do trabalho. Então, se você é um workaholic, talvez seja a hora de repensar o seu estilo de trabalho e buscar melhorar a sua qualidade de vida.
 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp