14/05/2021 às 16h30min - Atualizada em 14/05/2021 às 16h24min

Renovação de certificados digitais pela internet: entenda como fazer!

Certificado digital vencido? Entenda o que fazer!

 

O número de pessoas físicas e jurídicas que estão adotando os certificados digitais para otimizar suas rotinas cresce a cada dia. Esses documentos trazem muitos benefícios ao dia a dia das pessoas e empresas. 

 

No mundo corporativo, os certificados digitais podem reduzir custos, trazer mais resultados, melhorar o fluxo de trabalho e manter os dados empresariais sempre atualizados e principalmente, seguros. 

 

Para pessoas físicas, o e-CPF, por exemplo, é uma ótima forma de identificar cada cidadão na internet e validar suas transações online. Então, além de buscar um contrato, assiná-lo e entregá-lo novamente, basta recebê-lo pela internet, assinar com o documento digital e enviá-lo.

 

Simples assim! Rápido, fácil e sem dores de cabeça. Os certificados digitais  têm muitos benefícios e, atualmente, são extremamente importantes. Isso porque, as operações pelo ambiente digital são cada vez mais frequentes e é preciso ter segurança nesses processos.

 

Os certificados digitais são extremamente importantes para garantir a segurança de pessoas físicas e jurídicas no ambiente digital. Mas, para ter essa proteção, é essencial que as certificações sejam renovadas na data correta. 

 

Muitas pessoas não sabem ou esquecem que os certificados digitais precisam ser renovados periodicamente. O processo é simples, rápido e evita uma série de transtornos. 

 

Afinal, sem a renovação, a segurança dos certificados digitais pode estar comprometida. Pior: seus dados ou da sua empresa podem estar menos protegidos. 

 

Além, é claro, que a certificação pode ficar inativa até que a situação seja regularizada - em transações com o governo, qualquer atraso pode ser um problema.

Entenda a seguir, como renovar seu certificado digital para manter sua segurança no ambiente online. Dica: não perca o prazo e comece o processo de renovação 45 dias antes da data de vencimento para evitar imprevistos. Acompanhe!

 

Qual o prazo de validade dos certificados digitais?

 

Antes de entender como fazer a renovação, é importante estar atento à data de vencimento do certificado. Cada certificação tem um tempo de validade diferente, variando entre 1 a 3 anos. 

 

Os certificados digitais do tipo A1  têm prazo de validade de 1 ano. Esse modelo é aquele que a certificação fica armazenada no navegador do computador da pessoa física ou jurídica. 

 

O A1 tem nível de segurança mais baixo, mas o usuário pode colocar senhas de acesso para aumentar essa proteção. É o modelo mais prático, dado que para acessá-lo basta a senha. 

 

Ainda pode ser usado em mais de um computador ao mesmo tempo. Ou seja, é bom para empresas que precisam emitir notas, por exemplo. O dono do negócio fica em um escritório e o colaborador responsável por essa tarefa fica em outra filial. 

 

Com o certificado digital A1, ambos podem trabalhar com a certificação ao mesmo tempo em locais diferentes. Basta ter a senha de acesso. Já o certificado digital A3 tem o prazo de validade mais longo, podendo ser renovado de 3 a 5 anos. 

 

O certificado A3 é armazenado em mídias criptografadas, em tokens ou cartões inteligentes. Esse tipo impede cópias e exportações, pode ser acessado apenas com senhas ou em diferentes computadores que tenham a senha e software adequado. 

 

É o certificado digital mais caro e mais seguro. Para acessá-lo, a pessoa precisa estar com o cartão ou token e a senha de acesso.

 

Como renovar seu certificado digital

 

Renovar o certificado digital é muito simples. Basicamente, é o mesmo do primeiro pedido. Então, cerca de 45 dias antes da data de validade do certificado, procure a empresa que emitiu a certificação e peça pela renovação. 

Em algumas certificadoras, a renovação de certificados digitais é online, podendo ser solicitada pela internet, tornando um processo ainda mais prático. A empresa entrará em contato para pedir os documentos do titular do certificado para analisar os dados.

Da mesma forma que no primeiro pedido! Então, é feita a validação desses documentos e informações. Após esse procedimento, o certificado digital será renovado e em pouco tempo, poderá usá-lo novamente normalmente.

Não é um processo burocrático. O indicado é começar esse processo com 30 dias de antecedência - no mínimo - para evitar imprevistos e dores de cabeça com a documentação. 

Então, confira a data de emissão do seu certificado, se for do tipo A1, precisará renová-lo após 1 ano, se for A3, pode fazer esse processo após 3 anos de uso. Não perca o prazo! 

Qual o risco de não renovar o certificado digital

Batemos muito na tecla de não perder o prazo e a data certa de validade. Isso porque, os riscos de ficar com um certificado digital vencido são diversos. O primeiro ponto a destacar é que esses documentos validam a comunicação de empresas com a Receita Federal e outros órgãos regulamentadores.

Com eles, é feito o envio das declarações, transações bancárias, assinatura de documentos, entre outras finalidades. Caso o certificado esteja vencido, esses procedimentos não poderão ser feitos no prazo e atrasar essas assinaturas, envios e declarações pode resultar até mesmo em multas para as empresas. 

 

O certificado digital NF-e fica completamente inativo caso não seja feita a renovação. Essas certificações também são indispensáveis para liberação do seguro desemprego e do FGTS para o empregado demitido. 

 

Então, sem esse documento regularizado, as empresas não podem demitir seus colaboradores de forma adequada. Esses são alguns dos riscos, por isso, renove seu certificado digital. Não deixe para depois! 

 

 

 

 

 

Link
Relacionadas »
Comentários »