14/05/2021 às 15h09min - Atualizada em 14/05/2021 às 15h08min

Montar uma Loja Virtual para Alavancar Seu Negócio: Vale a Pena?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Você está pensando em montar uma loja virtual para alavancar seu negócio, mas ainda está em dúvida se realmente vale a pena?

A primeira coisa que você precisa pensar é que a maoria dos consumidores faz hoje suas compras na Internet e a empresa que não marca a sua presença na web é como se fosse invisível.

E se você já tem uma loja física, provavelmente deve ter sentido uma diminuição muito grande nas vendas por conta do isolamento social.
Por isso, a melhor saída para impulsionar as suas vendas é criando uma loja virtual e as vantagens são muitas, mesmo se você não tem uma loja física.
Vamos mostrar aqui alguns motivos por que vale a pena ter um e-commerce hoje.

Você avalia cada uma das vantagens e depois decide se vai ou não abrir uma loja virtual.

Vantagens de montar uma loja virtual

Alguns empreendedores ainda têm um certo receio se devem ou não se lançar nesse mundo digital, mais especificamente ter uma loja virtual.
As vantagens do e-commerce são inúmeras e vamos mostrar aqui apenas algumas:

1.Uma vitrine para vender seus produtos

Um site é como se fosse a vitrine de uma loja, o que traz muito mais visibilidade aos seus produtos e serviços.
Isso permite aos internautas que te conhecem fazer suas compras e aqueles que não te conhecem descobrir sua marca simplesmente fazendo uma pesquisa no Google.

Existem técnicas para posicionar um site nas primeiras páginas do Google, o que vai atrair mais clientes para a sua loja.
E uma dessas técnicas que tem mostrado ótimos resultados é através dos backlinks grátis, o que traz mais visibilidade e gera mais tráfego.

2.Vendas 24h/24 e 7 dias por semana

Criar sua loja virtual possibilita oferecer seus produtos não importa qual hora do dia ou da noite, inclusive finais de semana e feriados.
Além disso, seus clientes não precisam se deslocar para comprar e podem fazer isso do lugar que quiserem.

E você também pode trabalhar de qualquer lugar do mundo, sem precisar estar presencialmente no local.

3.Atrair novos clientes

Ter um site e-commerce abre fronteiras, podendo levar sua loja para qualquer lugar do mundo, e assim, atrair novos clientes.
É importante deixar bem claro a área onde você atua, e vale a pena fazer uma parceria com uma transportadora mais barata que os correios, pois essa é a garantia que os produtos sejam entregues em todo o país.

4.Diversificar seu negócio

Outra vantagem da loja virtual é que você pode diversificar seu negócio, oferecendo outros tipos de produtos e/ou serviços.
O único limite aqui é sua capacidade de estocar os produtos.

5.Redução de custos

Ao contrário de uma loja física, onde você precisa pagar aluguel, condomínio, funcionários, na loja física você não tem esses encargos.
E assim, o seu retorno sobre o investimento é bem maior.

Isso porque os custos envolvidos são significantemente menores, e assim, você pode oferecer preços mais atrativos.

6.Conhecer mais seus clientes

No site da sua loja virtual, você pode obter informações sobre os clientes, seja através de e-mail, número de telefone, comentários, etc.
Esses dados ajudam a traçar ações mais direcionadas, em função da jornada de compra do cliente ou dos produtos comprados.

7.Divulgar sua loja nas redes sociais

Você também pode divulgar sua loja virtual nas redes sociais, o que vai trazer mais visibilidade e alcançar um público maior.
Mas é importante traçar estratégias voltadas para cada rede social, pois cada uma tem regras próprias.

8.Uma solução muito prática

Basta uma conexão com a internet, um computador ou smartphone, os clientes podem fazer seus pedidos não importa de onde.
Além disso, ter uma loja virtual permite aos clientes que moram mais afastados aproveitar seus produtos e serviços.

9.Ser seu próprio chefe

Quem nunca sonhou ser seu próprio chefe?

Isso é possível ao montar uma loja virtual, onde você vai ter total liberdade, inclusive de trabalhar em uma pousada home office.
No entanto, isso não significa trabalhar menos, principalmente no início.

Além disso, seus horários de trabalho serão mais flexíveis, você poderá ficar mais tempo com a família e ter uma melhor qualidade de vida.
Com base em todas essas vantagens, já deu para perceber que ter uma loja virtual hoje é algo quase que obrigatório, seja para você que quer impulsionar um negócio que já tem ou se é o seu primeiro negócio.

A seguir, confira algumas dicas para montar uma loja virtual.

Dicas para montar uma loja virtual

Existem várias etapas que são fundamentais para o sucesso da sua loja na Internet:

1º Encontre um bom produto para vender

Isso parece meio óbvio, mas você deve encontrar um produto que deseja vender.
Agora, não é porque você pensa que as pessoas se mostram interessadas que seu produto é necessariamente bom.
No Google, você encontra vários artigos que explicam como encontrar um nicho.

2º Fazer uma pesquisa de mercado

É preciso se certificar que as pessoas irão se interessar pelo seu produto.
Por isso que fazer uma pesquisa de mercado pode ajudar para saber se o produto que você escolheu tem chance de vender ou não.

3º Encontre seu cliente ideal

O cliente ideal é aquele que está pronto para comprar sem comparar o preço com a concorrência, gosta dos seus produtos, compartilha suas publicações, etc.
É essencial saber quem será seu cliente ideal, para que você possa definir seu estilo de escrita, o conteúdo dos artigos, o tipo de fotos que vai utilizar, o preço dos seus produtos.

4º Definir por que devem comprar de você

É preciso definir porque devem comprar de você. E para isso, responda a pergunta:
“Por que os prospects irão preferir comprar de mim e não nos meus concorrentes?”
Como você já fez uma pesquisa de mercado, sabe quem são seus concorrentes, e chegou a hora de mostrar onde você pode fazer a diferença.

5º Como atrair seus clientes

Você sabe agora quem é seu cliente ideal, e com essas informações, você vai aplicar estratégias para atraí-los para sua loja ou site.
Por exemplo, saber quais canais acessam, quais sites visitam, quais palavras-chave digitam no Google, etc.
Divulgue sua loja nas redes sociais, em blogs, e sempre oferecendo um conteúdo que agregue valor de alguma forma.

6º Criar uma logo para que os clientes se lembrem de você

É importante ter uma logo e um design próprios que mostrem que seu site é sério, pois isso traz mais credibilidade e por sua vez, vai vender mais.
Talvez seria interessante contratar um web designer para criar algo diferente e inovador para a sua marca.

6º Definir seu orçamento

Um erro comum é achar que não precisa definir orçamento na criação de um site.
Na verdade, existem três gastos: marketing, criação do site e compra do estoque.
No entanto, é importante determinar quanto você tem para investir, e como já foi dito, comparando com os gastos de uma loja física, os custos são bem menores.
Essas são as etapas básicas para montar uma loja virtual, mas se você ainda achar muito complicado, uma sugestão seria contratar especialistas em marketing digital.
Pois sabem exatamente todos os passos a seguir e quais estratégias aplicar para impulsionar seu negócio.
 
 
 
 
 
 
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