03/05/2021 às 10h05min - Atualizada em 03/05/2021 às 10h04min

Dicas para turbinar o seu notebook com pouco dinheiro

Para ajudar a conter a propagação da Covid-19 - doença provocada pelo coronavírus -, pessoas em todo mundo foram incentivadas a ficarem em casa.

 

Para aqueles que podem fazer seu trabalho em casa, muitas empresas liberaram a opção de home office. 

 

Se você trabalha em casa, provavelmente foi orientado a carregar seu notebook do escritório para casa e como acessar o sistema de computador de sua empresa remotamente.

 

Estamos aqui para ajudá-lo a passar para o próximo nível se estiver tendo problemas para se concentrar em uma casa lotada ou cansaço visual devido à tela minúscula, ou precisando que seu notebook seja turbinado com pouco dinheiro. 

 

Como estamos falando de um notebook que não é seu, aqui, a questão de turbinar não está ligada à mudança de componentes internos. Uma boa base para notebook, por exemplo, pode fazer toda a diferença no seu dia a dia. 

 

Mesmo que o notebook seja seu, você também pode aplicar essas dicas para torná-lo mais eficiente, sem precisar gastar muito. 

 

Quer saber quais são essas dicas? Continue a leitura e confira! 


O que fazer para melhorar a performance de uso de um notebook?

Existem diversas maneiras de você turbinar o seu notebook, mas separamos algumas sugestões que são simples de serem aplicadas e que não exigirão que você gaste muito. Aqui estão elas: 

 

Obtenha vídeo e áudio em alta

Se você estiver preso em casa sem o computador oficial da empresa, descobrirá que a maioria dos aplicativos básicos - e-mail, navegação na web, processamento de texto - não exige muita força. 

Portanto, você provavelmente não precisará comprar nada novo, a menos que seu notebook seja muito antigo. 

 

Se ele não tiver uma webcam integrada para videoconferência, você pode solicitar uma externa que seja barata e se conecte a uma porta USB disponível. 

 

Outra opção de videoconferência é o seu smartphone, que provavelmente tem uma câmera.

 

Se você fala muito, um fone de ouvido com microfone viva-voz é recomendado para conforto, conveniência e qualidade de som. 

 

Próxima melhor opção: se você tiver fones de ouvido com um microfone que você usa com o telefone, eles também podem ser configurados para funcionar no seu computador, conectando-o ao conector do fone de ouvido ou conectando-o via Bluetooth, se forem um par sem fio.

 

Opções para atualizar

Como você estará quase sempre sozinho em casa, mantenha o que está acostumado ou descubra com seus chefes em qual plataforma eles preferem que você esteja. 

 

O software de que você precisa para trabalhar pode ditar o sistema operacional de que você precisa.

 

Um notebook é portátil, então você pode movê-lo facilmente pela casa. Eles já são os computadores mais populares do país, justamente por essa questão da mobilidade. 

 

Caso precise, você pode atualizar componentes do notebook, como uma placa de vídeo melhor ou mais armazenamento, com o tempo.

 

Adicione itens ao seu notebook

Você pode transformar um notebook em uma estação de trabalho completa.

Pode conectar um teclado mais confortável a um notebook, embora já tenha um. 

 

Um teclado separado terá teclas maiores e permitirá que você o posicione como quiser em uma escrivaninha ou mesa.

 

Um mouse externo em vez de usar o trackpad integrado do seu laptop é recomendado por razões ergonômicas. Alguns mouses são sem fio, enquanto outros precisam ser conectados a uma porta USB disponível.

 

Está ficando sem portas USB? Você pode comprar um hub (adaptador) em uma loja ou online que permite conectar vários dispositivos a uma porta USB do computador. 

 

Os hubs USB 3.0 são mais rápidos do que 2.0, mas ainda são compatíveis com dispositivos que foram desenvolvidos anteriormente.

 

Da mesma forma, você não deve ficar olhando para um monitor de 13 a 15 polegadas. Você pode adicionar um externo à porta HDMI do laptop ou, em PCs mais antigos, à porta VGA.

 

A parte mais difícil de tudo isso é estudar as portas integradas do seu computador para que você tenha o cabo correto para conectar o monitor ao notebook. 

 

Você pode precisar de um adaptador que converta, digamos, uma extremidade de cabo VGA em um conector USB. Pelo menos esses adaptadores não costumam ser caros.
 

Torne o Wi-Fi mais eficiente

Você desejará um Wi-Fi com alta velocidade e confiável ao trabalhar. Pode ser necessário aproximar-se um pouco mais do roteador ou instalar um sistema “mesh” para ampliar o alcance da internet sem fio em sua casa, especialmente para residências maiores. 

 

Se você estiver trabalhando perto do seu roteador, uma conexão com fio é ideal para melhorar a velocidade da sua internet em casa. Para isso, você precisará conectar um cabo Ethernet em seu notebook.

 

Faça backup de tudo

Realmente não importa onde você deseja fazer o backup do seu trabalho - um serviço de nuvem gratuito, disco rígido externo, pen drive USB ou o que você quiser. 

 

Mas você precisa ser proativo quanto ao backup regular de seus arquivos importantes para minimizar os danos se for atingido por um ataque cibernético, mau funcionamento do disco rígido, oscilação de energia ou outras ameaças.

 

Faça uma programação para fazer backup de documentos, fotos insubstituíveis e filmes caseiros - por precaução.

 

Conclusão 

Se você quer turbinar o seu notebook, mas sem gastar muito, as dicas que citamos neste artigo poderão te ajudar a alcançar o seu objetivo. 

 

Para finalizar, aqui vai uma dica extra: use algo para tampar a sua webcam quando não estiver conversando com vídeo. Você pode por exemplo colocar um post-it na lente do laptop. 

 

Além disso, instale um bom software de segurança cibernética e nunca clique em links ou anexos suspeitos de e-mail. A configuração da sua casa pode não ser tão segura quanto a do escritório, portanto, lembre-se de tomar precauções extras.

 

Esperamos que tenha gostado das dicas e que elas realmente te ajudem a turbinar o seu notebook! 



 
Link
Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Relacionadas »
Comentários »