27/04/2021 às 15h09min - Atualizada em 27/04/2021 às 15h08min

A evolução do design gráfico

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Com a evolução da tecnologia, todos os dias surgem novas ferramentas, programas e ideias que nos ajudam a trabalhar de forma mais ágil e produtiva. Principalmente na área do design gráfico essa evolução é muito acentuada, cada dia surgem uma nova ferramenta para ajudar na criação de peças gráficas, comunicação visual e principal artes para as redes sociais.

Essa é uma área que tem crescido muito, e há cada vez mais pessoas interessadas, pois é uma ótima forma de conciliar tecnologia e criatividade. Como a maior parte do trabalho é feita em um computador, isso permite que o profissional trabalhe em uma empresa formal, ou se dedique a trabalhar por conta própria, tentando conquistar e fidelizar clientes do conforto do seu lar.
 
 
O Design Gráfico ao longo do tempo

Mesmo antes do domínio das tecnologias digitais, o trabalho de um Designer gráfico era muito importante, e ele era responsável por trabalhos como:
  • Criação de embalagens
  • Desenho de logotipos
  • Criação de panfletos
  • Cartazes
  • Revistas
  • Adesivos
Ou seja, esse profissional é indispensável quando se fala de comunicação visual. Mas imagine desenvolver todo esse trabalho antes dos computadores, da internet e de todas as facilidades que ela proporciona?

O Designer precisava fazer o trabalho de uma forma muito mais manual. Para criar um cartaz, por exemplo, era preciso fazer recortes e colá-los. Uma tarefa que exigia muita paciência e precisava ser à prova de erros, pois repetir o processo seria um gasto de tempo desastroso.

Para piorar a situação, quando um produto iria ser apresentado, só era possível saber se agradaria ou funcionaria quando tudo estivesse pronto. E, às vezes, é muito difícil acertar a versão ideal de um produto na primeira tentativa, então, ainda na fase de apresentação, era gasto muito tempo e dinheiro.

Felizmente, o computador e a internet revolucionaram o Design Gráfico. Hoje, diante de uma tela, é possível recriar qualquer ideia ou conteúdo gráfico. E quando falamos sobre desenvolver um produto, como uma mochila, uma garrafa, um cartão de visitas, uma roupa ou qualquer outra coisa, podemos contar com mockups.
Essa maravilhosa ferramenta permite a criação de modelos realistas do produto a ser apresentado. E se algo no resultado final não agradar, basta alguns cliques para corrigir o problema.

Vantagens da utilização de mockups no Design Gráfico

No mundo atual, para não ficarmos para trás, precisamos ser ágeis e usar a tecnologia ao nosso favor. Pensando nisso, mockups estão se tornando indispensáveis nos trabalhos gráficos, pelos seguintes motivos:
  • Tenha uma apresentação realista sem precisar de fotografias ou trabalho com 3D.
  • Mostre todos os detalhes de um produto antes mesmo que ele exista fisicamente. Com um bom mockup é possível simular diversas características, como cor, tamanho, textura, forma, etc.
  • Poupe tempo: os modelos realistas podem ser editados sem tanto esforço, e com alguns cliques a imagem final do produto já começa a se formar.
  • Essa tecnologia é muito acessível. Em uma busca rápida, podemos encontrar vários mockups à venda, às vezes temos pacotes com dezenas de opções e por um preço acessível. E os arquivos podem ser abertos e editados em um programa como o Photoshop.
  • É mais fácil de vender um produto, pois mesmo em sua versão digital, todos os seus detalhes se tornam palpáveis.
A criatividade é muito importante para o Design Gráfico

Quando nos deparamos com todas essas facilidades tecnológicas, podemos ter a ideia errada de que o trabalho ficou extremamente fácil e há pouco a ser feito. Mas não é bem assim.

Para trabalhar com Design gráfico é preciso ser uma pessoa criativa e inovadora. A tecnologia vai facilitar sua vida, mas não fará o trabalho por você. Então, para ser um profissional que se destaca nessa área, é preciso estudar muito e estar sempre atento às tendências de mercado.

A agilidade e praticidade da utilização de mockups é inegável, mas mesmo assim, um resultado final que agrade aos clientes vai depender de uma boa dose de criatividade, para que seja criada uma identidade visual bem construída e atrativa.

O Futuro do Design Gráfico

Quando pensamos em toda a evolução do trabalho de comunicação visual ao longo do tempo, nos deparamos com diversas dificuldades que foram aos poucos sendo solucionadas através de ideias criativas e do uso da tecnologia.
Esse panorama permite que tenhamos boas perspectivas para o futuro. A tendência é que surjam novos programas e ferramentas que revolucionem o mercado, tornando o trabalho cada vez mais eficiente.
Até mesmo mockups podem passar por evoluções e melhorias, ganhando novas funções e formas de edição, fazendo com que a apresentação de produtos seja ainda mais precisa.
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp